Sobre a Aliare

Importância de uma equipe capacitada: rentabilidade também está ligada à educação

Tempo de leitura: 4 minutos

Estamos vivendo o boom da educação on-line. Principalmente agora, com o isolamento social forçado pela pandemia do Covid-19, a educação à distância, que há anos já vinha crescendo, tem ganhado bastante destaque. O ponto-chave é que ela é adaptável às nossas rotinas cada vez mais corridas e às nossas novas necessidades. Assim, podemos adquirir conhecimento de qualquer lugar, a qualquer momento. 

Um dos pilares dessa nova era da educação, que acompanha o ritmo de vida que levamos, são as Universidades Corporativas que também se adaptaram ao mundo digital. Elas são responsáveis por disponibilizar capacitação para suas equipes. Nós até já falamos sobre isso por aqui, afinal, temos a Universidade Corporativa Solution. 

Mas você já parou para se perguntar qual a importância das chamadas UCs? Por que tantas empresas, inclusive nós, têm investido tanto nesse segmento? Bem, esse é o assunto do nosso blog post de hoje!

Por que é importante ter uma equipe capacitada?

Todo tipo de educação, seja ela qual for, tem o objetivo de proporcionar o pensamento crítico para as pessoas, fazendo com que elas se envolvam com os assuntos abordados. Assim também é nas Universidades Corporativas, porque, além de humanizar a empresa, elas geram um exercício de responsabilidade social, capacitando profissionais mais éticos e conscientes, tanto sobre o espaço organizacional quanto sobre a sociedade. 

O treinamento de equipe é ainda mais importante quando entendemos que profissionais envolvidos na gestão de negócios são participantes ativos e estão diretamente associados à saúde no negócio e ao seu crescimento. Esse também é um dos motivos para que o investimento no segmento seja maior a cada dia que passa, pois ocasionam resultados positivos na prática corporativa. 

Independente de onde esteja, tanto no mundo digital quanto no presencial, as Universidades Corporativas são essenciais para as empresas que querem se destacar no mercado. Pensando no assunto, separamos cinco benefícios para elucidar a importância de ter uma equipe capacitada e a sua ligação direta com a rentabilidade da empresa. Confira:

Maior produtividade

Por meio da Universidade Corporativa os profissionais têm a oportunidade de melhorar habilidades e até desenvolver novas competências que são fundamentais para o trabalho dentro da empresa e também para o seu desenvolvimento pessoal. É inevitável, quando se tem mais subsídios para auxiliar na produção dentro da área de atuação, automaticamente o profissional irá desempenhar suas atividades com mais afinco. Isso aumenta a sua produtividade dentro do ambiente de trabalho. 

Satisfação profissional  

Diretamente relacionado à maior produtividade, a satisfação profissional é uma consequência da capacitação de equipe. Quando a empresa disponibiliza meios de aprimoramento teórico e prático, os seus colaboradores tendem a se sentir mais satisfeitos com o papel que desempenham, sentem-se mais capazes de cumprir suas funções. Entendem que auxiliam na engrenagem da empresa como um todo e se sentem mais felizes em fazer parte da organização. 

Aumento da qualidade 

Quando falamos em aumento da qualidade, nos referimos tanto à qualificação profissional, o grande pilar das Universidades Corporativas, quanto à melhora das relações interpessoais. A partir do momento que as empresas investem nos seus funcionários, reconhecem o seu valor, todo o contexto vai melhorando junto. 

O sucesso de uma organização depende diretamente das habilidades de cada colaborador e das relações que eles desenvolvem entre si. Além de ser mais saudável para o indivíduo, isso melhora pontos como o trabalho em equipe, por exemplo, tornando-os muito mais eficientes. 

Bem-estar organizacional

A capacitação de equipes, além de ser favorável ao desempenho da empresa como um todo, promove o bem-estar de cada um dentro da organização. Assim, os profissionais se sentem valorizados, pois fazem parte e contribuem para que tudo continue funcionando, deixando de ser apenas mais um número, principalmente em grandes empreendimentos. Esse é um dos fatores que contribuem para o aumento da produtividade, da satisfação e da qualidade do trabalho desenvolvido. 

Retenção de talentos

Como todo ecossistema, é essencial que outros fatores positivos da empresa caminhem juntos com as boas práticas que estamos listando. Sendo assim, ter um ambiente agradável, que oportuniza a qualificação dos profissionais, garante que o colaborador tenha interesse em permanecer na empresa. Ele se sente realmente parte do todo e entende que é importante para sua performance. Afinal, a capacitação da equipe também diz respeito a valorização dos talentos que nela existem, para que possam continuar crescendo juntos.

Você percebeu que todos os itens estão conectados entre si? Isso acontece porque a Universidade Corporativa e a capacitação de equipe em geral funciona como uma cadeia. A ideia é simples: 

  1. O treinamento desenvolve diferentes habilidades e competências singulares a cada um dos colaboradores
  2. Devido à maior capacitação deles, ao aumento da produtividade e da satisfação profissional e à melhora nas relações interpessoais, a empresa continua se desenvolvendo e crescendo dentro de um bem-estar geral
  3. O resultado é o aumento do alcance de metas internas e da rentabilidade do empreendimento em geral. 

É claro que, para que o ecossistema se mantenha saudável e gere retorno financeiro, muitas outras pontas precisam estar conectadas. Dentro delas podemos incluir uma boa gestão de empresa e de pessoal e boas condições de trabalho. Mas, se a sua empresa tem bons exemplos, a UC só irá agregar.

Foi justamente por isso, visando proporcionar melhores condições de trabalho, incentivando seus colaboradores a explorarem suas habilidades que a Solution desenvolveu a sua própria Universidade Corporativa. Isso porque nós valorizamos aqueles que trabalham junto conosco e buscam melhorar para si e para a empresa.

E então, gostou do nosso conteúdo? Tem interesse em saber mais sobre o que temos a oferecer? Entre no link para conversar conosco, estamos disponíveis para tirar suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados