Sobre a Aliare

4 tecnologias que estão mudando a forma de fazer agronegócio

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Já falamos em alguns posts do blog de como a revolução tecnológica tem afetado todas as esferas da sociedade incluindo as empresas. Neste post vamos falar de como a tecnologia tem alterado e contribuído com a evolução do agronegócio.

Sabemos que o que está acontecendo não é novidade, mas cada vez mais é preciso nos atualizarmos para sabermos como estão os processos tecnológicos dos nossos empreendimentos. Isso contribui não apenas com a gestão do agronegócio, mas com todo o funcionamento da produção.

Para quem não sabe, o Brasil é um dos países que tem o maior potencial produtivo do mundo, tanto em área plantada quanto em fronteira agrícola. Porém, ainda assim perdemos bastante por conta de investimentos na área de tecnologia, causadas por má gestão e por falta de mais informações sobre a produção. Isso se dá pelo motivo histórico de que a agricultura brasileira é baseada na intuição e na experiência.

Mas isso tem mudado!

Há alguns anos, dentro e fora do campo, a tecnologia tem impulsionado o agronegócio brasileiro. Inclusive os dados mostram como o investimento na área tecnologia tem alterado o funcionamento das propriedades agrícolas.

Em 2017, a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) apontou que cerca de 67% das propriedades agrícolas no Brasil já adotam algum tipo de tecnologia.

O mais legal dessa informação da CBAP é que esta tecnologia tem sido para auxiliar tanto nas atividades de cultivo e colheita quanto na realização da gestão dos negócios.

Selecionamos para vocês alguns produtos da área de tecnologia de informação que tem facilitado o desenvolvimento do agronegócio do país.

Equipamentos do campo conectados

Você sabia que é possível, através da telemetria, o sistema se conectar aos equipamentos que estão no campo? Ou seja, o sistema de apontamento de mecânicos não só permite total gestão de produtividade como o acesso ao histórico de manutenções dos equipamentos.

Além disso, todo o sistema permite a integração das ferramentas, conectando assim o campo com a concessionária e vice-versa.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão é uma das alternativas para gerenciar o campo metro a metro, levando em conta que cada pedaço de terra tem propriedades diferentes. Através da tecnologia, os insumos são aplicados no local certo, na hora adequada e na quantidade necessária. Isso contribui não só com o meio ambiente quanto o restante da colheita.

Consulta de produtos em estoque

Quem trabalha no campo sabe que a estocagem de insumos e defensivos agrícolas precisam de um controle minucioso. Sem contar que a falta de registro adequado de todas as informações da sua empresa dificulta a análise dos resultados e por consequência o planejamento. Você sabia que existe tecnologia para facilitar e simplificar este controle? Já é possível, através de um sistema, monitorar operações realizadas no estoque.

Georreferenciamento para vendas

Já é possível sincronizar o campo com o sistema. Existem tecnologias que, através do smartphone, permitem ao consultor de vendas ter controle de georeferenciamento com apontamento de visitas, cadastro do parque de máquinas, cadastro de oportunidades de negócios.

Estes exemplos são só alguns da infinidade de facilidades que a tecnologia pode favorecer o sua empresa. Levando em conta que o agronegócio tem 23% de participação no PIB brasileiro, pode-se afirmar que investir em tecnologia de informação no campo tem contribuído para a lucratividade e o desenvolvimento crescente da área no país.

E sua empresa, o que tem feito para acompanhar essa tendência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados