Sobre a Aliare

A dança das cadeiras do Job Rotation: já ouviu falar?

Tempo de leitura: 2 minutos

A ideia é simples: fazer com que o funcionário vivencie e conheça todos os processos em cada área da empresa. Como? A gente explica! Hoje, nós vamos contar tudo sobre a prática de Job Rotation.

 

Vem com a gente!

 

Afinal, o que é Job Rotation?

 

Essa tática é para quem deseja potencializar o aproveitamento e aprendizado de cada funcionário dentro da empresa. Com o objetivo de conhecer todos os processos, atividades e especificidades de cada área, o funcionário vive uma imersão e passa por diversas áreas da empresa durante um determinado período de tempo.

 

Imagine um funcionário novo. Por ter acabado de entrar na empresa, ele pode passar um tempo em áreas como financeiro, produção, depois no setor de compras, marketing e assim sucessivamente. Desta forma, ele passa a conhecer mais sobre cada área e, consequentemente, se torna um profissional mais capacitado e com alto conhecimento sobre as atividades da empresa.

 

Por que adotar o job rotation?

Sem dúvida, é uma maneira de tornar o profissional completo, afinal, ele aprende na prática como funciona cada setor da empresa. Assim, quando retornar ao seu departamento definitivo, poderá desempenhar suas funções de maneira mais efetiva por saber como funcionam as atividades em cada setor.

Além do benefício para o funcionário, a tática traz vantagens para a empresa. Isso porque, com o Job Rotation, os treinamentos passam a ser opcionais. Afinal, o funcionário passa pelo processo durante o expediente. Ele trabalha e aprende simultaneamente em áreas da empresa e não em cursos separados. Assim, a empresa economiza tempo e dinheiro.

Saia da zona de conforto

Não há dúvida: a técnica de Job Rotation tira o funcionário da sua zona de conforto. É preciso buscar mais informações sobre a empresa, conhecer procedimentos diferentes, exercitar sua liderança, entre outros desafios. É uma maneira de fazer com ele pense fora da caixa e esteja sempre em movimento. Este processo prepara o seu profissional de maneira completa para a sua empresa.

Agora que você já conhece as vantagens do Job Rotation, já sabe que é uma excelente maneira de treinar os funcionários de forma eficaz e econômica, certo? E lembre-se: é um modo de preparar os seus colaboradores para ocupar cargos de liderança na empresa. Vale a pena tentar, não?

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados