Sobre a Aliare

A inspiração que faltava para empreender: histórias que vão te impulsionar a começar uma carreira

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre como começou a Solution, entender os desafios e ganhar alguns conselhos através de uma entrevista com o nosso diretor executivo Anderson Romero.

Quando começamos a empreender somos surpreendidos por incontáveis dúvidas, dilemas e preocupações. Gestão de pessoas, delegação de tarefas, marketing, tudo que parecia simples chega até você com um turbilhão de novas informações a cada dia e, em alguns momentos, fica difícil saber como agir. Estamos aqui para lhe dizer: tenha calma, isso não acontece só com você!

Nós sabemos que abrir uma empresa e mantê-la funcionando, e mais do que isso crescendo, é um desafio que acontece desde os primórdios do mundo do empreendedorismo. Entre os argumentos que empacam os empreendedores na hora de começar estão a burocracia e as cargas tributárias no país. Mas esse cenário já não assusta tanto quanto antes e os empreendedores por oportunidade já representam o dobro daqueles que empreendem por necessidade.

E, se você chegou até aqui é porque sabe que nós somos a maior empresa de gestão para maquinário agrícola e nascemos para facilitar sua rotina através da tecnologia, buscando entender o seu negócio e desenvolvendo uma relação de lealdade e segurança.

São mais de 25 anos de experiência com escritórios em todo o país e em todo esse tempo, muitas pessoas passaram pela Solution. Mas você sabe como tudo isso começou? Apresentamos a vocês histórias que irão inspirar sua carreira e vamos começar com o fundador e diretor executivo, Anderson Romero.

Como surgiu a ideia de criar uma empresa de gestão e por que maquinários agrícolas?

Anderson: A Solution nasceu da visão empreendedora do Sérgio Wendt – fundador da empresa – e do Carlos Pippi – sócio da Redemaq – que há 30 anos entenderam que para uma empresa se diferenciar no mercado precisava do suporte de um sistema de gestão.

A Redemaq foi a primeira concessionária Massey Ferguson do Brasil. Hoje ela tem mais de  60 anos de história e a Solution já fez parte do grupo. Nós visualizamos neste mercado uma grande oportunidade de desenvolver um conjunto de ferramentas para gestão e controle neste ramo de atividade. Atualmente, devido ao aprendizado deste mercado, a nossa empresa pode se expandir também para fora do agro.

Quais foram os maiores desafios enfrentados durante todo o percurso?

Anderson: No início, convencer os empresários de que investir num sistema era estratégico. Formar pessoas foi e continua sendo o maior dos desafios que enfrentamos, pois apostamos naqueles que acreditam no nosso sonho.

Manter o foco também foi difícil, pois a medida que a informática virou tecnologia da informação (TI) muitas oportunidades chegaram à nossa porta, e para várias tivemos que dizer não.

Vocês encontraram dificuldades em mudar o mindset da empresa ao longo dos anos?

Anderson: Muitas dificuldades ocorreram neste sentido, pois não é fácil manter a equipe alinhada e preparada para receber, e perceber, que o mundo mudou rapidamente e que precisamos nos adaptar. Se o seu mindset é progressivo, principalmente na diretoria, a dificuldade ocorre, mas sempre conseguimos ultrapassar e mudar quando preciso.

Quais foram as maiores transformações que vocês enfrentaram no mercado?

Anderson: Como fornecedor de ERP com certeza a questão fiscal no Brasil foi a maior transformação. Alguns anos atrás uma das poucas obrigações “digitais” era o Sintegra. Hoje com o SPED, o número de siglas que atendem o governo em todas as suas esferas é absurdo e todos os dias tem novidades.

Com certeza a visão dos executivos de que software não é mais um mal necessário também transformou esse mercado. Sistema é estratégico, é obrigatório, é o diferencial para um empresa crescer. O conflito das gerações X e Y também tem causado impacto pois temos usuários dos 18 aos 60 anos com visões bem diferentes de mundo e claro de sistemas para gestão.

Que dicas vocês dariam aos seus clientes para desenvolverem suas empresas com excelência?

Anderson: Nossos clientes têm excelência tanto quanto nós. Somos seres humanos falhos e humildes para reconhecer que excelência é uma busca constante e não tem uma receita pronta, se tivesse daria para ganhar muito dinheiro (risos).

Em nossa missão destacamos a excelência, procuramos melhorar diariamente a comunicação, externa e interna. Trabalhar a razão e a emoção das pessoas, não somente da nossa equipe, mas também de nossos usuários, pois se você faz uma pergunta de forma errada tens uma resposta no mesmo formato.

Estabelecer um clima de respeito e profissionalismo creio que também definem excelência. Trabalhamos na Solution avaliando conhecimento técnico e comportamento acreditando que os pesos são idênticas. No curso que realizei na Disney descobri que esse peso é visto diferente e que eles avaliam em 70% a questão comportamental.

Quem sabe a dica esteja relacionada a trabalharmos o comportamento das pessoas para atingir a excelência. Na Solution estamos focando os esforços neste sentido, reforçando que somos humanos e que nem sempre o resultado é o esperado.

E aí, gostou da entrevista?

O que vamos falar agora pode parecer redundante, mas nós sabemos que empreender é um desafio atrás do outro. A grande questão é a persistência. Aceitar os erros e o mais importante, aprender com eles.  Nenhum negócio começa 100% perfeito, são necessários ajustes, adaptações, e muitas vezes até mudanças radicais.

Grandes oportunidades também vêm, na maioria das vezes, com alta concorrência. Outras marcas podem deter o monopólio do seu tipo de serviço, mas você precisa conhecer quem vai enfrentar, reduzir seus anseios e não se deixar intimidar.

A grande questão é: não é sobre crescer ou não, é quando e como crescer, uma vez que a expansão é o processo natural de qualquer organização bem estruturada que tenha uma boa oferta de valor a oferecer.

Esperamos que essa entrevista tenha ajudado a perceber que você não está sozinho, que as suas dúvidas não são vazias e que para quem tem vontade de empreender, sempre existem possibilidades.

E não se esqueça

Está começando e precisa de ajuda? Nós temos o sistema de gestão que você precisa e estamos sempre disponíveis para conversar e esclarecer seus questionamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados