Mecânico Automação Oficina

A nova oficina: saiba tudo sobre a automação dos serviços de mecânico

O mundo está em constante evolução, com novas tecnologias, desde aparatos eletrônicos pessoais até tecnologias embarcadas em veículos. Não diferente desse cenário, a tecnologia das máquinas agrícolas também está em constante evolução. Com isso, se faz necessário que a equipe técnica, comumente chamados mecânicos, acompanhe todas as mudanças e transformações, sempre buscando adquirir mais conhecimento e gestão do próprio tempo, para que seja possível uma preparação em resolver os mais variados problemas que ocorrerem em campo. Sendo assim, é de extrema importância que o técnico de oficinas faça o uso de ferramentas tecnológicas em campo, o que irá facilitar o seu atendimento.

No nosso artigo sobre automação de vendedores, falamos sobre como é importante que os profissionais da área comercial conheçam os produtos que estão vendendo para terem sucesso em seu trabalho. Já no artigo de hoje, vamos focar na importância do uso de ferramentas específicas que irão auxiliar os mecânicos em seus serviços.

Continue a leitura do texto para conhecer algumas ferramentas de automação que vão transformar a maneira de trabalho dentro da sua oficina!

 

Os mecânicos e a mobilidade de serviços

A ferramenta Campos Dealer trabalha integrada ao ERP da sua empresa, oferecendo diversas facilidades para as oficinas, em geral. A ferramenta permite a mobilidade de tarefas, pois possibilita que os profissionais utilizem smartphones para prestar o atendimento tanto dentro, como fora da oficina:

  • apontamento de horas;
  • relatório preciso do atendimento;
  • fotos, vídeos e documentos que podem ser anexados na ordem de serviço;
  • checklists que podem ser realizados no campo;
  • abertura de atendimento no campo;
  • assinatura no próprio smartphone.
  • modo de funcionamento offline (o técnico não precisa ter acesso à internet em todos os momentos);
  • um histórico completo que contém as últimas conversas e serviços com o cliente, mostrando o que já foi realizado com esse consumidor.

Além de todos os benefícios citados anteriormente, a Campos Dealer também realiza o cálculo de medidas de produtividade, auxiliando, e muito, na supervisão do trabalho dos técnicos e dos gestores. Mas como funciona a medida de produtividade? Explicaremos melhor em seguida. 

 

Medida de produtividade para mecânicos

A seguir, daremos um exemplo para que você entenda com bastante facilidade como funciona essa forma de medida de produtividade. 

Digamos que o João é um mecânico que acabou de receber uma solicitação de atendimento para ser realizada em campo. Neste momento inicia-se o apontamento de deslocamento até o local, onde é realizado todo o serviço, uma captura de imagens, de assinaturas do cliente e, então, a finalização do atendimento. Com todas essas informações adquiridas, no final do mês, é possível verificar exatamente quanto tempo João gastou em cada etapa do processo. O tempo gasto com deslocamento e atendimento, se comparado com o tempo disponível que João tinha naquele mesmo mês, permite uma análise de produtividade e verificação de possíveis problemas que levem a um gasto excessivo do tempo dos técnicos.

Toda essa praticidade oferecida pela Campos Dealer facilita a prestação de serviços, até para que possa haver um maior controle, por parte da oficina, sobre a produtividade de cada funcionário em específico. 

 

Inteligência artificial na oficina

O Business Inteligence (BI) é uma ferramenta oferecida pela Solution e a sua principal funcionalidade é realizar o cruzamento de dados, gerando informações úteis para a empresa, por meio da inteligência artificial

Essa ferramenta faz uma análise completa de históricos de serviços, funcionários, problemas, produtos e diversas outras situações que irão facilitar, e muito, o trabalho dentro da sua oficina, permitindo que você realize cobranças necessárias como gestor. 

Uma das facilidades que ela apresenta podemos explicar utilizando o mesmo exemplo citado anteriormente. 

Quando o mecânico João recebeu o trator na oficina onde trabalha, ficou na dúvida sobre o que poderia estar causando todos os defeitos que o cliente relatou. Sendo assim, no seu próprio smartphone, João consegue lançar o caso dentro da ferramenta BI e obter respostas que vão lhe ajudar a realizar o serviço por completo. Nesse caso, o sistema comunica ao mecânico algumas informações úteis como, por exemplo, que normalmente a peça X deste modelo de trator apresenta um defeito específico.  

Além disso, o Business Inteligence também faz análises de cenários, permitindo que você saiba quais são os serviços mais ou menos utilizados, quais mecânicos trabalham mais ou menos, entre muitas outras informações que irão lhe permitir construir relatórios riquíssimos ao fim de cada período desejado. 

 

A integração das funções de automatização

Ambas as facilidades citadas anteriormente devem trabalhar integradas ao seu ERP (ou sistema de gestão, como alguns preferem chamar), para simplificar ainda mais a administração da oficina e todo o trabalho da equipe técnica. 

A integração faz com que os envolvidos não precisem importar e/ou exportar dados do ERP para o Campos Dealer ou BI e vice-versa. Com a integração, tudo o que for registrado irá automaticamente para o sistema de gestão da empresa, fazendo uma conexão de todos os dados obtidos. 

Além disso, serão realizadas, de maneira automática, diversas questões burocráticas que teriam que ser feitas de maneira manual, caso não houvesse a integração. Essa questão facilita ainda mais o trabalho de toda a equipe, automatizando todos os processos sem, jamais, reduzir a importância do trabalho dos técnicos. 

Ficou curioso para conhecer todas as possibilidades de automação da Solution? Converse com a nossa equipe, será um prazer te apresentar as nossas soluções.

 

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