Sobre a Aliare

AI como Colega de Trabalho: o que esperar do futuro?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar que a Inteligência Artificial é seu novo colega de trabalho? A pandemia do Covid-9 foi, e está sendo, devastadora para muitos setores, mas, em contrapartida, ela acelerou o uso de Inteligência Artificial (IA) na economia.

De maneira concisa, a Inteligência Artificial diz respeito ao desenvolvimento de sistemas de computadores que são capazes de simular a inteligência humana. Assim, as máquinas seriam programadas e educadas com conhecimentos básicos para então conseguir ir evoluindo sozinha, usando uma inteligência artificial.

Com todos os avanços nas pesquisas, estamos fortalecendo cada vez mais a nossa relação humano- tecnologia, por isso as situações acabam passando por nós sem que nos dêmos conta. Ela é perceptível em nosso dia a dia quando nos ajuda na escolha do próximo filme a assistir ou da nossa próxima leitura. As interações com assistentes virtuais, como Siri, Google, Alexa e Cortana, também são evidências do uso de IA em nossa rotina.

Mas, e no mundo corporativo? A IA tem ganhado destaque? Diante de tudo que temos vivenciado nos últimos tempos, conseguimos entender que o desenvolvimento tecnológico está atrelado ao progresso econômico. Esse é um dos motivos que leva a Inteligência Artificial estar sendo inserida no universo das empresas.

Inteligência Artificial no trabalho

Mudanças sempre existiram e vão continuar acontecendo, principalmente as tecnológicas. Antigamente os meios de transporte utilizados também como fonte de renda eram principalmente os que tinham a ajuda de animais.

Além disso, o acesso à informação também sofreu modificações radicais, primeiro sendo exclusivamente de forma escrita, depois indo para o rádio e a televisão. Agora, com a internet tudo é muito mais simples do que era antes. As informações estão à nossa disposição, a apenas alguns cliques de distância.

Com o avanço do uso da Inteligência Artificial em nosso dia a dia, mas principalmente no ambiente corporativo, surgiram novas soluções que facilitam o trabalho humano. E são muitas as aplicações que permeiam diferentes setores do negócio.

– Antecipar a necessidade de manutenção de um equipamento;
– Verificar a qualidade de um produto com mínima intervenção humana;
– Automatizar atividades manuais simples que são repetitivas;
– Auxiliar na seleção do profissional mais adequado para uma posição na empresa.

E quanto ao futuro?

Dessa mesma forma, muitas profissões foram sendo substituídas pela tecnologia, mas ao mesmo tempo outras profissões foram criadas ao longo do tempo. As telefonistas são um bom exemplo, afinal a profissão que fazia a ponte manual entre as chamadas cedeu lugar às redes de telefonias que fazem isso sozinhas. E é este caminho que a IA tende a tomar nos próximos tempos.

Nesse contexto, a Amazon trouxe uma solução de logística que tem tudo para ser adotada nos próximos anos. A ideia consiste em usar drones para realizar as entregas de pequenos objetos, substituindo assim as funções tradicionais de carteiro e entregador.

Na área da educação, que tem o uso da tecnologia de forma cada vez mais incisiva, a empresa do segmento Mail.ru declarou que tem a pretensão de investir em estudos que teriam como base robôs na função de professores de matemática em escolas.

Na comunicação, muitas notícias, em específico as que têm grande presença de dados, como nas editorias de política, economia e trânsito, já estão sendo produzidas completamente através da Inteligência Artificial, substituindo o papel do jornalista nas redações.

O Agronegócio também faz parte das transformações, com veículos e maquinários sendo automatizados. Além disso, a tecnologia em geral já está sendo aplicada nas lavouras mais modernas, com o uso de sistemas que otimizam tempo e evitam despesas e perdas.

Quanto ao campo da fabricação, muitas empresas, principalmente as de grande porte, já adotaram o sistema. Na América do Norte, as startups Osari, Kindred e Vicarious já fazem parte deste grupo. A marca de roupas GAP é um exemplo. Ela usou a tecnologia da Kindred para automatizar peças de distribuição.

Isso está acontecendo, dentre outros motivos, porque toda empresa tem o desejo de melhorar a experiência do cliente e uma das formas de fazer isso é modernizando processos com a ajuda da Inteligência Artificial.

Em suma, teremos que lidar com a Inteligência Artificial em nosso dia a dia e na rotina do trabalho. Como já está acontecendo em alguns setores, muitas vezes será preciso trabalhar lado a lado. A situação revela a necessidade de aprimoração de conhecimentos por parte dos funcionários, tanto sobre o que diz respeito à tecnologia, quanto às novas formas de trabalho que são afins com as funções atuais.

Tendo inteligência de mercado e capacidade de adaptação, outros modelos de negócio surgirão. É apenas uma questão de tempo até o mercado tradicional e os trabalhadores se adaptarem e estarem atentos à velocidade das mudanças.

E a sua empresa, já está preparada para incorporar a Inteligência Artificial em seus processos? É claro que as mudanças tendem a vir aos poucos, mas quanto antes você estiver inserido na tecnologia, melhor se sairá em comparação aos seus concorrentes!

O que acha de entrar em contato conosco para saber como podemos te ajudar? Clique aqui se tiver interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados