Ame-a ou deixa-a: um guia básico sobre como investir na sua equipe pode ser a solução para reduzir o turnover

As pessoas são o capital mais importante da sua empresa. Esta é uma frase que, provavelmente, você e seus funcionários já devem ter ouvido diversas vezes e que, de fato, carrega muita verdade.

Vejamos: se a sua empresa é constituída fundamentalmente da inteligência de seus colaboradores, logo conclui-se que se houverem estímulos, essas inteligências serão ampliadas, o que consequentemente trará crescimento para a organização, correto?

Investir em seu time muito mais do que garantir o crescimento da sua empresa, produz colaboradores mais satisfeitos e isso reflete também na diminuição do turnover.

Mas por onde começar?

Comece perdendo o medo de investir no seu funcionário. Muitos gestores acabam deixando os investimentos no colaborador em segundo plano, pois temem sua saída. Mas acredite: a probabilidade de ele sair se sentir desinteresse por parte da empresa em seu crescimento profissional é muito maior.

Treinar o funcionário é uma atividade estratégica básica para o bom andamento de toda a organização e quando você investe nele está afirmando que acredita em seu potencial.

Como devo investir?

  • Faça um plano de carreira junto com seu colaborador. Descubra o que ele pretende fazer pelos próximos anos. Baseado nisso, ofereça cursos, especializações, workshops e eventos relacionados aos objetivos traçados neste plano. Essas ações trarão motivação ao funcionário, afinal você estará fornecendo a ele meios para avançar em seus objetivos profissionais.

  • Trabalhe com a possibilidade de recebimentos de bônus, promoções e aumentos salariais. Além de aumentar o comprometimento do time, você oferece a oportunidade de crescimento dentro da sua empresa.

  • Ofereça treinamento aos seus novos colaboradores. Quando a empresa fornece ferramentas e suporte para que o empregado absorva conhecimento e desenvolva seu potencial para o cargo através de uma preparação, os resultados são positivos. Pois a empresa passa a cultivar o sentimento de valorização no colaborador desde cedo.

  • Ofereça aos seus funcionários a liberdade de participar de alguns processos de decisão da empresa. Isso irá despertar nele o sentimento de pertencimento maior dentro da organização.

  • Observe aquele funcionário que está sempre buscando aprimorar suas habilidades investindo na própria carreira e ofereça a ele o auxílio da empresa. Estes são os mais engajados e leais.

  • Promova treinamentos dinâmicos para a sua equipe. Envolva pessoas de fora, traga novas experiências, novos olhares sobre a área.

Lembre-se: as pessoas têm o desejo de ficar em lugares que verdadeiramente acreditam em seu potencial. Por isso, considerar um investimento maior no treinamento do seu colaborador é investir em um time engajado, proativo, comprometido e leal a sua empresa.

Deixe um comentário