Sobre a Aliare

Burocracia: o monstro que assusta os empreendedores estaria com os dias contados?

Tempo de leitura: 2 minutos

A facilidade na hora de abrir uma empresa é uma realidade com a qual o brasileiro não está acostumado. O brasil é um dos piores países do mundo para se montar um negócio.

Na contramão disso está a Nova Zelândia, por lá os empreendedores são capazes de abrir uma empresa em horas, de acordo com o relatório “Doing Business 2014“.

O empreendedor brasileiro costuma ter obstáculos a mais do que a média mundial. Desafios como dificuldade na obtenção de crédito, carga de juros e taxas tributárias altas tornam o percurso entre o projeto e a concretização, mais longo e difícil.

Segundo um estudo feito pela Endeavor, em 2017 pelo menos 86% das empresas brasileiras possuiam algum pagamento de tributo federal pendente ou alguma exigência que ainda não foi cumprida.

Essa burocracia que trava o desenvolvimento de novas empresas também é responsável por atrasar o desenvolvimento do país.

É para tornar o caminho do empreendedor menos íngreme e dar os primeiros passos para que o desenvolvimento econômico do País se torne uma realidade que um grupo de gestores lançou a campanha Burocracia para Tudo.

A campanha traz um abaixo-assinado a fim de que autoridades de diversas esferas sejam pressionadas a agirem em prol da desburocratização do empreendedorismo no país.

Alguns dos objetivos são:

  •  Integrar órgãos e secretarias para melhorar a gestão dos projetos de desburocratização;
  •  Padronizar e melhorar o fluxo de informações na abertura ou fechamento da empresa;
  • Inverter a lógica de regulação e fiscalização sob os servidores públicos, priorizando a confiança na autodeclaração do empreendedor;
  • Acabar com processos em papel, por meio de sistemas online e softwares integrados.

Para Lucas Mation, pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), se o Brasil conseguisse simplificar seus processos e chegasse ao nível de países como o Chile, teria um ganho de produtividade de 11%.

Atualmente, o Senado vem analisando projetos de lei que simplificam processos de registro de patentes, emissão de alvarás e licenciamento, um desses projetos permite ao empreendedor abrir, modificar ou fechar uma empresa pela internet.

De acordo com o Senado, simplificar o processo abertura ou fechamento de empresas é uma prioridade para o País. O cenário agora é de esperança para os empreendedores que passam a ver uma luz no fim do túnel em meio a um caminho tão burocrático e lento rumo à regularização do seu negócio.

A Solution entende o quanto a burocracia pode atrapalhar seus negócios, por isso, oferece sistemas ágeis e simples, sem processos burocráticos. Tudo isso contribui para aumentar a produtividade do seu time, além de tornar o processo de atendimento ao seu cliente mais rápido.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados