Sobre a Aliare

Business Intelligence: tudo o que você precisa saber sobre o software de inteligência

Tempo de leitura: 4 minutos

Seguimos na nossa série de artigos para apresentar e explicar para você os nossos produtos e suas funcionalidades. Começamos pelo ERP e agora é a hora do BI (Business Intelligence). Role a tela e tire todas as suas dúvidas sobre esse software.

O mercado cresce em ritmo acelerado, aumentando cada vez mais a competitividade e exigindo diferenciais dos empresários que pretendem sobreviver a disputa. Diante dessas novas demandas e modelos de gestão, o BI aparece como uma forma sagaz de otimizar falhas e manter o negócio em destaque.

Não há muito mais tempo de se trabalhar com a tentativa e erro para promover a sua empresa. Agora há ainda mais exigências, necessidade de conhecer bem os clientes e atraí-los da melhor forma para novos negócios. O que antes era visto como diferencial, como ferramentas de análise de dados, modelos estatísticos, dados históricos do mercado, pesquisas junto ao público, hoje são itens fundamentais e contribuem para tomadas de decisões com foco na eficiência dos resultados.

Como já comentamos aqui no blog, o BI é uma sigla que significa Inteligência de Negócios (Business Intelligence). Ele é basicamente um conjunto de metodologias, teorias, tecnologias, processos, e estruturas  que abrangem uma ampla variedade de ferramentas e aplicativos que possibilitam transformar grandes quantidades de dados que sozinhos, não significam muito, em informações essenciais para uma boa gestão.

Frente a essa dificuldade de assimilar e processar a grande quantidade de dados que são gerados todos os dias em diversas ações online, o BI aparece como destaque na compreensão dessa geração de consumidores que está sempre conectada. Conversamos com o diretor da empresa parceira da Solution, BIS Analytics, Renato Santos, para esclarecer as possíveis dúvidas a respeito desse software.

O que é o BI?

O BI (Business Inteligence) é um software de inteligência empresarial que consolida, produz comparativos e ao mesmo tempo detalha em vários níveis os dados da empresa, ou seja, com o BI o gestor ou empresário pode acompanhar e avaliar indicadores de negócio com agilidade e, o mais importante, com muita facilidade. Bastam apenas alguns clicks no mouse ou toques na tela.

Como ele funciona?

Ele faz a conexão com uma, ou várias bases de dados da empresa com total segurança e, através de programas de extração e carga, traz os dados para o ambiente seguro – no caso a nuvem Microsoft – e a partir daí irá gerar os indicadores e análises conforme o perfil de acesso do usuário, sempre respeitando os padrões de segurança da empresa.

Com o BI Solution não é necessário investir em servidores de dados e licenças de software, uma vez que a aplicação roda em nuvem e todas as licenças estão embarcadas no software.

Por que eu precisaria de um BI na minha empresa?

O BI é fundamental em qualquer porte de empresa porque além de simplificar o acesso a informação, ele permite que o empresário adote uma gestão baseada em indicadores de performance. Dessa forma, com apenas um click, o empresário pode entender melhor o volume de resultados que o vendedor traz para a empresa ao invés de faturamento (ações de retenção), quais são os clientes que mais contribuem com o resultado da empresa (ações de fidelização), ou até mesmo saber quais produtos estão trazendo maior rentabilidade (ações de marketing). O BI traz modernidade e otimiza a gestão da empresa.

O BI e o ERP trabalham juntos? Por quê?

O BI complementa e potencializa o sistema de gestão ERP, e sabe por quê? Porque através dos indicadores e análises que o BI fornece, o empresário foca em áreas e números que merecem atenção com maior agilidade e eficiência.

O ERP é quem faz a roda girar, que trata o dia a dia operacional da sua empresa e que gera dados transacionais que estão armazenados em várias tabelas e arquivos digitais e os relatórios gerados por ele normalmente atendem um setor específico, o financeiro, peças, serviços etc.

Já com o BI as informações são geradas e comparadas entre si e entre as várias filiais e departamentos do negócio.  As empresas possuem números dispersos em suas várias bases de dados e com o BI tudo isso gera informação. E, se os dados produzem informação, eles produzem também vantagem competitiva.

Por que eu devo realizar a integração dos sistemas?

A integração entre o ERP e o BI é fundamental no mercado competitivo de hoje, pois elimina retrabalhos e controles paralelos que muitas vezes são caros e ineficientes. Com o BI Solution o empresário vai poder eliminar boa parte das planilhas, que são onerosas, para manter e que não tem a agilidade e exatidão que o nosso software proporciona.

Quais são as vantagens de utilizar um BI?

As maiores vantagens proporcionadas pelo BI Solution são: agilidade na obtenção de informações para auxiliar na tomada de decisão, melhor eficiência na gestão com base em indicadores de performance, gestão com base em metas – lembrando que o que não é medido não pode ser gerenciado -, análise de tendência e cenários com base em projeção de informações e o foco em áreas de negócio que merecem atenção.

Ficou mais fácil de entender agora, né ?!

Através de ações mais eficientes e dos resultados mais significativos da gestão de dados para tomadas de decisões, as empresas começaram a investir em meios digitais e ações de BI para alcançar, de forma mais fácil e controlada, as suas metas.

Tudo isso é possível graças aos meios de integração entre os diferentes sistemas de uma organização, porque o Business Intelligence concentra as informações em um único local, e dessa forma os dados, mesmo vindo de fontes diferentes como sistemas ERP, CRM ou planilhas podem ser visualizadas em grupo, ajudando na criação de indicadores empresariais muito mais eficientes.

As ferramentas de Business Intelligence são capazes de acessar e examinar conjuntos de dados apresentando seus resultados em relatórios analíticos, resumos, painéis gráficos e mapas, a fim de fornecer aos utilizadores informações detalhadas sobre o estado do negócio. Há ainda quem chame o BI de inteligência empresarial porque ele tem a capacidade de abranger todos os setores da empresa, desde o financeiro, operacional, comercial, até o marketing.

A Solution, além de desenvolver software para gestão de empresas comerciais com funcionalidades especializadas, disponibiliza também a solução de Business Intelligence em seu ERP. Gostou? Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores!

#implantação #ERP #BI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados