Como a comunicação interna ajuda no crescimento da sua empresa

A maioria das campanhas de comunicação e marketing que as empresas realizam são feitas pensando no público externo, clientes, fornecedores e prospects, certo? Mas você sabia que a comunicação interna é tão importante quanto nesse percurso e que os funcionários e colaboradores devem ser estimulados para que a roda gire sem trancar?

Tudo o que o seu negócio mostra para o mundo deve estar de acordo com aquilo que você faz dentro de casa, visto que os seus colaboradores são basicamente os seus representantes e podem contribuir tanto de forma positiva, quanto negativa, para a imagem da sua empresa.

Sem uma boa comunicação interna, vai ser muito difícil alcançar os resultados que você deseja. Não dá para esperar que um funcionário sem muita informação do que vende e sem motivação vai ser 100% produtivo, né. Mas não há nada que não possa ser resolvido. Ajustando isso a sua empresa terá profissionais engajados e prontos para atingir as suas metas e dessa forma eles estarão alinhados ao discurso oficial da sua empresa, bem como suas crenças e valores.

Vamos te dar um exemplo: você decidiu fazer algumas economias e investir em produtos e instalações sustentáveis, então criou uma campanha e divulgou isso para o público externo. Porém, os seus colaboradores pouco sabem sobre o assunto, e, quando alguém pergunta a eles sobre isso, eles dizem que não possuem informações, ou pior, que isso  é apenas “uma fachada”. Isso colocaria não só o seu novo investimento em risco, bem como a sua credibilidade.

Colocar investimento na comunicação interna da sua empresa é algo que o seu setor de RH deve apoiar sem contestações, isso porque, ela melhora o clima empresarial. O que queremos dizer é que dessa forma você vai evitar conflitos e diminuir as taxas de desligamento do seu negócio, e isso por si só é um grande benefício.

Além da imagem que a empresa passa, a comunicação interna é de extrema importância para que os projetos fluam da melhor maneira e para que a produtividade alcance um bom patamar, visto que o repasse de informações entre os setores é feito de forma mais efetiva. Também é através de ações dessa forma de comunicação que o conhecimento pode ser transmitido dentro da empresa.

A comunicação interna pode se dar de forma verticalde forma hierárquica, setores de liderança para os inferiores – ou de forma horizontalentre os funcionários que atuam no mesmo nível. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJE – 63% das empresas afirmam que a comunicação interna é um dos setores que mais deve receber investimento por ser um dos processos mais importantes no ambiente organizacional.

Quais canais podem ser usados para a comunicação interna?

Existem muitas ferramentas importantes que vão lhe ajudar na hora de otimizar a sua comunicação, mas vamos mostrar para você as três mais usadas nessa nova era tecnológica.

Chatbots

Os seus colaboradores devem receber vários emails por dia, então, se você não quer que a sua informação se perca nesse turbilhão, é melhor se comunicar com eles de forma mais rápida e eficaz. Apresento a vocês os chatbots. Nada mais é do que um software integrado a um aplicativo, como o WhatsApp por exemplo. O maior beneficio aqui é é que os seus funcionários recebem as notificações de forma instantânea, e melhor ainda, ela pode ser personalizada.

Rede social corporativa

Muita parecida com as redes sociais tradicionais, cada colaborador tem o seu perfil e pode publicar vídeos, textos ou fotos para interagir com toda a empresa. A principal diferença é que ela é adequada às suas necessidades de comunicação, de forma estratégica. O benefício é ter um diálogo bidirecional com todos. A rede social aumenta o engajamento e a produtividade, pois fica mais fácil manter um bom relacionamento através dela.

Canal de vídeos internos

Há um tempo atrás falaríamos para você sobre TV corporativa, mas hoje em dia isso vai muito além de apenas uma televisão, agora você pode utilizar tablets, smartphones e computadores dos colaboradores. Com um canal de vídeos interno cada setor pode divulgar suas novidades de notícias. Por meio desse canal a empresa ainda pode oferecer treinamentos e capacitações simples. Você deve ter cuidado porém com a segurança e o conteúdo postado nesse canal.

 

Mas você sabe como manter uma boa comunicação interna?

Várias empresas não investem internamente como deveriam, ou porque acham que demanda muito tempo, ou muito esforço ou muito investimento. Mas comunicação interna não é algo complexo. Se você aplicar algumas ações – super simples, diga-se de passagem – você já consegue aumentar bastante a sua efetividade. Então aqui vão algumas dicas pra você:

Aposte em diferentes canais

Para facilitar e garantir a comunicação, não fique restrito a um só canal. Se a sua empresa usa rede social, chatbots e vídeos internos, trabalhe com os três de forma organizada. Adeque cada mensagem ao formato ideal e, sempre que possível, divulgue em todos eles. Não se esqueça de cada um pede uma linguagem e abordagem diferente.

Procure falar a mesma linguagem de seus colaboradores

Preze sempre por uma comunicação que possa ser reconhecida e interpretada por todos os seus colaboradores, em todos os níveis hierárquicos. Cuidado para que a sua mensagem não seja comprometida por diferença de instrução. Procure usar uma linguagem simples, de forma rápida e objetiva, para que não seja necessária uma segunda explicação. Isso evitará que os funcionários cometam erros ou atrasos por situações mal entendidas.

Cuidado com seus impulsos

Não lance informações precipitadas aos seus colaboradores. Cuidado para a comunicação interna ser puramente estratégica. Preste muita atenção na mensagem que você quer transmitir e garanta que ela chegará da melhor forma possível e pense sempre se a nova informação é realmente necessária. Comunicar as coisas sem avaliar os riscos não é uma boa ideia!

 

Ficou mais clara a importância da comunicação interna agora?

Com algumas mudanças básicas e adequações fica muito mais fácil melhorar a forma dos seus colaboradores se relacionarem com a sua empresa e fortalecer a confiança, credibilidade e qualidade do que você oferece. E você, já faz esse investimento na sua empresa?

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