Sobre a Aliare

Como escolher um BI realmente inteligente

Tempo de leitura: 4 minutos

O Business Intelligence (BI) está sendo cada vez mais usado pelas empresas que têm interesse em aumentar as vantagens competitivas. E você, sabe como escolher um BI que seja realmente inteligente?

O software de inteligência empresarial utiliza estratégias no meio corporativo para melhorar a gestão do negócio. Com o BI o gestor pode acompanhar e avaliar indicadores de negócio com agilidade e, o mais importante, com muita facilidade, otimizando tempo e tomando decisões mais assertivas.

Através de análise e auditoria de dados, ele consegue fornecer informações valiosas sobre a empresa. Além disso, ele realiza o cruzamento de informações internas com outras fontes, identificando tendências e reduzindo riscos para o negócio.

Principais erros na hora de escolher e implantar um BI na empresa

Muitos são os erros que podem acontecer tanto no momento da escolha de um BI, quanto no processo de implantação. Mesmo que sejam pequenas decisões erradas, quando somadas podem resultar em um BI que não seja o ideal para a sua empresa, deixando de ser inteligente.

– Não fazer um planejamento para a mudança, incluindo estimativas de tempo e recursos para a transição, podem ser prejudiciais e interferirem no resultado da aplicação. Outro ponto importante é o treinamento, processo fundamental para engajar as equipes, aprender como utilizar no dia a dia e adotar de forma proativa na rotina.

– Não ter uma visão geral do que a empresa precisa, além de não entender qual é o contexto atual das atividades que ela exerce. Essas questões tornam mais difícil de saber o que é necessário para otimizar os processos e negócios;

– Não envolver todos os funcionários que terão acesso ao sistema. Ter a adesão dos usuários é essencial para que a mudança seja bem aceita. Além disso, essas pessoas podem contribuir para um planejamento mais abrangente, ajudando a analisar, levantar e discutir as necessidades e funcionalidades do BI.

– Deixar os sistemas antigos ativos. É essencial que toda a equipe se acostume a utilizar apenas o novo sistema, focando todas as consultas e atividades nele. Esse ponto específico também auxilia na adesão do BI, pois mesmo que as ferramentas antigas sejam ineficientes, os colaboradores já estão habituados a elas, o que torna a mudança mais difícil.

– Escolher a ferramenta de BI com funcionalidades excessivas, sem mobilidade ou inadequadas para o seu tipo de negócio. Além de todas as possíveis consequências, isso gera, principalmente, um peso maior no custo de aquisição e não agrega valor, ou pelo menos não na mesma proporção.

Mas, o que essa escolha errada pode gerar na prática?

De forma simplificada, ao adquirir um BI que não seja adequado para a sua empresa funciona da mesma forma que comprar uma peça de roupa no tamanho errado: você não vai conseguir usar como deveria.

A escolha indevida do BI resulta em uma coleta de dados irrelevantes ou inadequados, gerando erros que podem prejudicar a empresa. Além disso, há os custos excessivos com uma tecnologia que não era necessária e que não conseguirá ser usada.

Ao optar por um BI dessa forma, cometendo pelo menos um dos erros que nós citamos, te levará a ter um sistema desnecessário que não vai conseguir cumprir com os seus objetivos de transformar dados em informações.

Será que minha empresa precisa de um BI?

Se você ainda está indeciso sobre ter ou não um BI, separamos alguns pontos que podem te ajudar nessa decisão!

A sua empresa tem muitos dados, mas não sabe como transformar em informações reais e úteis?

Existe uma diferença entre dados e informações. Dados consistem em elementos que formam a matéria-prima da informação. É o conhecimento bruto, mas que sozinho não é capaz de fazer a diferença. Esse é o papel da informação, composta por dados tratados e analisados.

Quem cria os relatórios da sua empresa?

Geralmente quem controla os dados da empresa e gera relatórios é a equipe de Tecnologia da Informação (TI). Esse papel de ponte pode ser uma dificuldade no momento de criação de relatórios sem um BI, principalmente os que são mais complexos. Requer alguém com base técnica mais avançada e ainda obriga todos a dependerem da área de TI.

Processos antigos ainda fazem parte da rotina?

Planilhas manuais no Excel são uma boa opção para pequenas empresas que estão começando a ser inseridas no mercado. Mas, conforme o tempo vai passando, a empresa vai crescendo e exigindo uma estrutura de sustentação maior. Com o BI os processos podem ser modernizados e otimizados.

Como a Solution pode me ajudar?

Business Intelligence é capaz de acessar e examinar conjuntos de dados apresentando seus resultados em relatórios analíticos, resumos, painéis gráficos e mapas, a fim de fornecer aos usuários informações detalhadas sobre a situação do negócio.

O mercado cresce em ritmo acelerado, aumentando cada vez mais a competitividade e exigindo diferenciais dos empresários que pretendem se sobressair no mercado. Diante dessas novas demandas e modelos de gestão, o Business Intelligence aparece como uma forma sagaz de otimizar falhas e manter o negócio em destaque.

É fato que toda empresa moderna que gere dados e que pretende estar bem inserida no mercado precisa de uma ferramenta de BI que funcione de forma realmente inteligente. Ela vai ajudar a organização a deixar de executar negócios de maneira meramente intuitiva, e passar a gerir com inteligência.

A Solution, além de desenvolver software para gestão de empresas comerciais com funcionalidades especializadas, também disponibiliza a solução de Business Intelligence diretamente no seu ERP. Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados