Sobre a Aliare

Como trabalhar de home office? Confira 10 dicas da Solution para você!

Tempo de leitura: 4 minutos

Independentemente de onde você buscar informações hoje, é certo que encontrará muitas notícias sobre a crise que estamos enfrentando. A pandemia de COVID-19, mais conhecido como coronavírus, está obrigando a população mundial a modificar diversos de seus costumes e, um deles, é parar de frequentar o ambiente de trabalho, transferindo-o para suas próprias casas. Infelizmente, nem todas as funções podem ser feitas de forma remota. Mas, estamos trabalhando para que grande parte da equipe da Solution consiga trabalhar de home office. 

Porém, aqui entra a dúvida: você sabe como trabalhar de home office? Você está preparado para todas essas mudanças? 

Fique tranquilo, vamos te dar as melhores dicas referentes ao assunto, para que seus resultados sigam excelentes, mesmo sem você poder sair de casa. 

Em meio à tantas fake news que estamos nos deparando diariamente, nós, da Solution, resolvemos preparar um artigo completo de dicas para que seu home office seja um sucesso e para que você se proteja do coronavírus da melhor forma possível. Ansioso? Então preste muita atenção nos próximos pontos e, ao fim, deixe seu comentário nos contando quais dessas medidas você já adotou.

A crise do coronavírus e seus efeitos nas empresas

Há algumas semanas estamos tendo que tomar sérias providências para que o COVID-19 não se espalhe e atinja o menor número de pessoas possível. Com isso, mudamos diversos costumes dentro do ambiente de trabalho da Solution, incluindo:

  • Suspensão do ponto eletrônico, para evitar o ponto de contato comum; 
  • Sugestão de intervalos de horários para entrada e saída das equipes na empresa, buscando diminuir aglomerações na calçada de acesso e no hall de entrada;
  • Realocação de funcionários em salas separadas, incentivando a distância adequada entre pessoas; 
  • Novas normas de higiene que precisam ser seguidas. 

Porém, infelizmente, a situação da pandemia está muito séria e, portanto, outras medidas tiveram que ser tomadas. Há alguns dias, passamos a implantar o home office para grande parte do nosso time. 

Fale conosco

Estamos de home office. Porém, jamais te deixaremos na mão. Seguimos à disposição dos nossos clientes durante 24h por dia, todos os dias da semana. Você pode nos contatar pelos seguintes canais:

  • Por telefone: (55) 3313-0200;
  • Por whatsapp: (55) 9 8167-0074;
  • Por e-mail: comercial@gestaosolution.com.br;
  • Pelo SAC Solution http://www.sacsolution.com.br
  • Pelo Skype: acione o contato que te enviamos após a assinatura do contrato!

10 dicas para você trabalhar de home office

A medida provisória 927 trouxe algumas novidades ao Direito de Trabalho. Você sabia que, agora, o teletrabalho é permitido desde que o empregado seja notificado com 48 horas de antecedência? Seja por escrito ou por meio eletrônico. 

É provável que essa medida aumente ainda mais o número de pessoas trabalhando de home office. Por isso, preste muita atenção nas nossas dicas e mantenha seu rendimento intacto durante essa fase de pandemia. 

1. Tire os pijamas

A primeira dica parece muito simples e óbvia, porém, muitas pessoas pensam que, por estarem em casa, podem ficar de pijama o dia todo! Não é bem assim. 

Quando você troca de roupa e tira aquela que usa para dormir, a sua mente sabe que o dia começou. Ou seja, isso facilita que o seu cérebro entenda que é um dia normal de trabalho e que a sua concentração precisa ser a mesma. 

2. Crie um local de trabalho

Escolha um local da sua casa para ser o seu novo ambiente de trabalho. O ideal é que nesse novo ambiente esteja tudo o que você precisa para realizar o seu trabalho de maneira apropriada, além de uma mesa e uma cadeira confortável. 

Dê preferência para locais silenciosos e que fiquem próximos à uma janela, afinal, a luz do dia te fará bem! 

3. Estabeleça uma jornada

Assim como no ambiente de trabalho, é fundamental que você respeite horários. 

Crie seus próprios hábitos, isso vai te ajudar a não se perder entre as tarefas que precisam ser realizadas. 

4. Evite distrações

Se você tem filhos, gato, papagaio, cachorro, estabeleça limites para que eles cumpram. Resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho também está fora de questão. Procure reproduzir, em casa, o mesmo clima que você tem na empresa, eliminando distrações como, por exemplo, televisão e redes sociais. 

5. Comunique-se

Lembre-se: precisamos ficar distantes das pessoas, porém, isso é só fisicamente!

Por isso, estabeleça interações com as pessoas do trabalho. Seu líder, colegas, clientes ou fornecedores. O trabalho remoto pode ser uma armadilha, então, busque informar ao seu líder quando iniciar os trabalhos, tente manter contato frequente com ele.

6. Crie uma lista de tarefas

Disciplina é a palavra-chave. Trabalhar em casa pode gerar distrações que afetam sua produtividade. Portanto, tenha uma lista exequível de tarefas a serem realizadas durante o dia e obrigue-se a cumpri-la. Essa é uma boa forma de manter sua produtividade e disciplina, mesmo que no conforto do lar, e de não deixar que seu home office acabe se transformando em um fardo a carregar. 

7. Faça pausas

Pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Esses intervalos podem ser úteis para ajudá-lo a resolver um problema aparentemente insolúvel. Evite passar horas a fio com os olhos grudados na tela do computador, então, busque parar para fazer refeições ou, até mesmo, para se alongar. 

8. Tenha contato humano

Quando possível, evite fazer as interações com colegas, clientes ou líderes somente por e-mail ou por programas de mensagens instantâneas. Use o telefone no dia a dia do seu trabalho, escute a voz de outras pessoas. Trabalhar em casa pode, muitas vezes, ser solitário. Por isso, a tecnologia está aqui para nos ajudar: use e abuse do skype. 

9. Mantenha seu local organizado

Assim como na empresa, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade. Lembre-se que o principal beneficiado por um ambiente limpo e bem organizado é, única e exclusivamente, você. 

10. Saia do trabalho no fim do dia

Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Ótimo. Levante-se e vá embora do seu novo escritório, mesmo que ele fique dentro da sua casa. Tenha a rotina de se desconectar. Vá para outro cômodo, faça uma tarefa pessoal, curta sua companhia e a da sua família. 

 

Você gostou das nossas dicas? Compartilhe com os seus amigos e comente aqui embaixo quais delas você já está praticando! Para facilitar o seu dia a dia, colocamos nossas principais dicas em um pdf para que você possa imprimir e decorar seu novo ambiente de trabalho. Clique aqui para baixar e faça bom uso do material! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados