Sobre a Aliare

Comunicação com a fábrica: porque integrar os seus sistemas é uma maneira eficiente de gerar lucros

Tempo de leitura: 4 minutos

Não é segredo para ninguém que uma boa comunicação é essencial para qualquer tipo de negócio funcionar. Mas, mais do que os seus funcionários e colaboradores, os seus sistemas também devem conversar entre si. E você sabe como fazer isso? Então vem com a gente!

 

A tecnologia oferece diversas soluções para facilitar a execução de muitas rotinas operacionais das empresas modernas, com um alto padrão de qualidade. Porém, conforme o negócio vai crescendo, a estrutura dos sistemas passa a ser mais complexa, e isso pode gerar “buracos” durante a gestão desses recursos, dificultando a procura por processos mais eficientes.

De encontro a esse problema a integração de sistemas é uma das melhores alternativas para quem espera ter um fluxo de trabalho mais prático e eficiente. Vale reforçar que um ambiente digital que é altamente integrado já não é mais um detalhe, é uma necessidade no atual momento do mercado.

Preste bastante atenção, pois quando uma empresa opta por utilizar sistemas diferentes, ainda mais dentro de uma mesma área, há grandes chances de erros e retrabalho, isso porque, cada ferramenta trabalha de forma particular e foi pensada para trabalhar em pontos específicos.

Você deve garantir que os sistemas do seu negócio conversem entre si. Isso garantirá que os diferentes setores consigam trocar informações, dados, e serem mais produtivos, com uma rotina mais leve e com menos conflitos. Dessa forma tudo irá circular mais agilmente, facilitando a execução dos serviços.

Mas você sabe como a integração dos sistemas pode realmente impactar no seu negócio? Por exemplo, nós, da Solution, desenvolvemos, conforme a demanda das fábricas, ferramentas que auxiliam as empresas a terem mais agilidade no atendimento de seus clientes finais, como a importação da lista de preços dos produtos e serviços. Isso tudo para que, quando uma pessoa for atendida e a empresa não possuir mais determinado produto, o empresário consiga simular a precificação sem precisar acessar planilhas ou sites, pois tudo estaria centralizado no sistema.

Quando o empreendimento tem suas funções mais integradas fica mais simples fazer com que os processos funcionem de forma mais eficiente, diminuindo assim a quantidade de erros. Precisamos destacar essa comunicação entre sistemas. Neste caso a Solution entende a demanda que a fábrica, ou fornecedor, possui e realiza o processo de integração, fazendo com que os seus sistemas conversem com os sistemas das fábricas.

Com a gente funciona da seguinte maneira: as fábricas determinam quais sistemas podem ser integrados e geram uma documentação para que, dessa forma, possamos estabelecer a comunicação entre os sistemas. Da mesma forma que a comunicação com a fábrica acontece, nós da Solution temos a integração com bancos e com outros sistemas como BI, Mobile, outros ERP’s, sistemas de telemetria, e-commerce, dentre outros.

Para que se tenha o máximo de excelência, a empresa deve ter todo mundo, dos setores e de seus colaboradores, trabalhando pelo mesmo objetivo. E com os sistemas utilizados pela companhia não é diferente. Se tudo estiver bem encaixado, a tecnologia proporcionará um serviço muito mais ágil e mais confiável nos processos organizacionais.

Agora, nós vamos citar para você alguns exemplos de comunicação que temos com os nossos clientes, para que você possa visualizar nossos serviços e entender essas integrações de forma mais clara:

  • Solution e AGCO – Massey Ferguson e Valtra – com o TRC;
  • Solution e CNH – Case e New Holland – com o PRIM;
  • Solution e Stara com o StarPes;
  • Solution e Jacto com importação de listas de preços;
  • Solution e BIS analytics com integração ERP e BI;
  • Solution e Campos Dealer com campos vendas e campos serviços.

 

Integrar os sistemas gera um belo impacto no funcionamento do negócio. Otimizando as rotinas, os processos são feitos de forma mais colaborativa entre os profissionais de diversos setores. Dentre as vantagens dessa integração destacamos:

Gestão de estoque inteligente: como já falamos aqui, ter controle do estoque é indispensável nas fábricas porque evita a falta e o excesso de produtos, reduzindo assim os custos. É necessário ter uma quantidade de mercadorias disponível para atender as demandas, mas também é preciso não cometer exageros para que o fluxo de caixa não seja sobrecarregado e para que os produtos não passem da validade. A integração dos sistemas permite que todos acompanhem os dados de metas e evolução das vendas, assim fica mais fácil visualizar os lucros e prejuízos.

A redução de custos: com todos os sistemas alinhados os gastos com retrabalho diminuem. Dessa forma a empresa tem mais tempo para focar em seus objetivos, visto que essa integração poupa tempo e automatiza as funções, tornando projetos e serviços mais econômicos.

Processos mais otimizados: otimizar os processos é algo que deve ser feito de forma contínua em todos os tipos de negócios que planejam manter a competitividade no mercado, em médio e longo prazo. Integrando os sistemas a empresa tem os processos mais fáceis de serem otimizados. As rotinas podem ser alteradas mais fácil, tornando melhor a cadeia operacional.

Um melhor performance: ter uma empresa alinhada e de alta performance significa atender melhor, e com mais capacidade, os seus clientes e colaboradores. Dessa forma uma fábrica com melhor comunicação entre os setores gera mais receita e consegue inovar com mais agilidade, definindo estratégias em grupo e criando rotinas de trabalho mais eficazes.

Para cada demanda há uma ferramenta capaz de tornar o trabalho mais simples e deixa-lo mais efetivo. Agora, para que os seus sistemas trabalhem juntos e alinhados aos seus propósitos, você deve dar atenção à importância de integrar tudo na sua empresa.

Já deu para notar que as integrações trazem inúmeros benefícios, desde o departamento de vendas e marketing que tem mais agilidade e visualizam melhores o controle de fluxo de vendas e de como estão performando as campanhas, podendo acompanhar os processos da prospecção ao pós venda, até os colaboradores e gerenciadores, que acompanham todos os processos e as equipes.

Se sua empresa possui uma demanda, mas não tem agilidade suficiente pois está sempre consultando sites e planilhas entre em contato com a Solution, a gente tem a solução que você precisa, pensada especialmente para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados