Sobre a Aliare

Configuração tributária: diminua o tempo gasto na entrega de arquivos fiscais

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Você sabe dizer quanto tempo gasta para fazer a gestão tributária da sua empresa, calculando e pagando impostos? Ficar em dia com a burocracia tributária está exigindo cada vez mais tempo, e paciência, do empreendedor brasileiro.

Está em discussão, na Câmara dos Deputados, a PEC 45, que tem, como uma de suas propostas, a realização de uma reforma tributária. Essa reforma visa substituir o IPI (imposto sobre produtos industrializados), o ICMS (imposto sobre  operações relativas à circulação de mercadoria e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação), o Cofins (contribuição para o financiamento da seguridade social), o PIS (contribuição para o programa de integração social) e o imposto sobre serviços de qualquer natureza, por um só tributo: o IBS (imposto sobre bens e serviços).

A reforma tributária nos leva a pensar em todos os tributos que possuímos, hoje, em nosso país, sendo assim, vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre a entrega de arquivos fiscais e como resolver os problemas com a configuração das burocracias tributárias. Preparado? Vem com a gente e saiba como não precisar mais se preocupar com essas questões.

 

 

Entenda a situação

 

Em 2017, o Banco Mundial financiou um relatório chamado Doing Business que tem, como objetivo principal, fazer uma avaliação do cenário de negócios mundial, analisando dados de 190 países ao redor do mundo.

Uma das constatações do relatório Doing Business foi que, no Brasil, os empreendedores levam até 12 vezes mais tempo para calcular e pagar seus tributos, quando comparados com os empreendedores de outros países. Os dados são impactantes: as empresas brasileiras gastam 1.958 horas e R$60 bilhões por ano para ficar em dia com as burocracias tributárias. Ou seja, o Brasil é onde se gasta mais tempo para lidar com os tributos, em todo o mundo.

Outra pesquisa, do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), mostrou que 1,5% do faturamento anual das empresas é utilizado na estrutura de tecnologia e recursos humanos, que é necessária para lidar com toda a burocracia tributária brasileira. O mesmo estudo também afirmou que, hoje, no Brasil, estão em vigor 63 tributos e 97 obrigações acessórias, estimando-se que, cada empresa, precisa seguir mais de 3.700 normas. É muita coisa, não é mesmo?

 

 Tributos

 

Segundo o artigo 5º da Lei 5.172/1966 do Código Tributário Nacional, tributos são:

  • os impostos;
  • as taxas de serviços públicos prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição;
  • a contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.

 

 

Obrigações Acessórias

 

Obrigações Acessórias são todas aquelas informações, ou declarações, e registros relacionadas às atividades da empresa, que são enviadas mensalmente, trimestralmente e anualmente, para o Fisco (O Estado como gestor do tesouro público).

Essas obrigações são utilizadas para cálculo dos tributos e precisam ser enviadas ao Fisco em prazos determinados, para evitar multas.

 

 

A automação da entrega dos arquivos fiscais

 

O avanço da tecnologia facilitou a resolução das burocracias tributárias, permitindo que você possa gerenciar melhor o seu tempo. Desde 2013, alguns arquivos como, por exemplo, livros fiscais, já não precisam mais ser encadernados e registrados na Junta Comercial: hoje, praticamente todas declarações e registros são transmitidos para o sistema do Fisco por meio da internet.

Um dos responsáveis por essa facilitação é o instrumento SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que pertence ao Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010). O instrumento é parte do Projeto de Modernização da Administração Tributária e Aduaneira (PMATA) e torna obrigatória a transformação digital: os dados que antes eram enviados fisicamente, em papel, agora devem ser transmitidos em formato digital para a Receita Federal.

Porém, apesar de estar mais fácil, o fato de ser uma grande quantidade de tributos, esse envio continua sendo um empecilho para todas as empresas.

 

 

Como economizar seu tempo com as burocracias tributárias?

 

Os Governos Federal, Estadual e Municipal editam de 6 a 8 legislações por dia. Fazer o acompanhamento desses dados é algo extremamente difícil, que exige muitas horas do dia de um profissional. Sendo assim, grande parte das empresas contrata uma pessoa para realizar esse acompanhamento e atualização como, por exemplo, um advogado ou tributarista.

Além disso, o empreendedor, quando já tiver os tributos atualizados, irá precisar acessar o ERP que usa em sua empresa, e fazer as alterações manualmente. Essa alteração exige tempo e atenção, pois um pequeno erro na hora de atualizar pode causar um prejuízo muito grande.

A Solution é uma empresa de sistemas de gestão para todos os negócios, em geral. Somos a maior do Brasil em sistemas de gestão para maquinário agrícola, e buscamos todos os dias utilizar a tecnologia para agregar a todos os nossos clientes.

Uma das funções oferecidas pelo sistema de gestão da Solution é a Gestão Contábil, buscando simplificar seus serviços e diminuir o tempo gasto com planejamentos e pagamentos de tributos.

A Gestão Contábil é totalmente integrada com a movimentação de todos os módulos do sistema Solution. Além de emitir relatórios tradicionais, permite uma análise personalizada de resultados e a união de dados em um banco único, sem a necessidade de utilizar um software paralelo.

Um dos diferenciais da Gestão Contábil da Solution, quando comparada com os outros sistemas que estão disponíveis no mercado, é a facilidade na hora da configuração, pois nós fazemos a atualização para você. Nos encaminhando os dados e informando qual foi a legislação que sofreu a alteração, o resto fica por nossa conta: o que diminui significativamente o trabalho das equipes contábil e fiscal, diminui custos e diminui o risco tributário, visto que, possuímos diversos clientes de áreas semelhantes, o que facilita as configurações, exigindo menos tempo dedicado a isso.

O sistema também faz a geração de todos os Sistemas Públicos de Escrituração Digital (SPED) que são exigidos pela legislação, para você, te ajudando a economizar tempo e dinheiro, além de simplificar os processos dentro da empresa.

 

Está precisando economizar tempo? Nós podemos te ajudar de diversas formas. Conheça nossos serviços e entre em contato conosco para saber mais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados