Sobre a Aliare

Consultoria de processos: entenda a importância da organização da sua empresa na implementação de um novo sistema

Tempo de leitura: 3 minutos

Reunir toda a equipe e escolher um bom sistema para implantar dentro da empresa pode gerar grandes expectativas, já que todos os seus “problemas acabaram-se”. Na prática, os problemas começaram a ser resolvidos, pois uma grande decisão foi tomada. Mas colocar um novo software para rodar exige uma série de mudanças, inclusive na própria cultura da empresa, visto que algumas pessoas não aceitam mudanças com facilidade.

Uma das grandes vantagens da implementação de um novo sistema é a revisão das práticas adotadas pela empresa há muitos anos – que podem ser substituídas por uma forma mais focada em melhores resultados – neste momento uma consultoria de processos fará toda a diferença. Sendo assim, você sabia que a Consultoria de Processos pode contribuir para que a implantação de um sistema dentro da sua empresa aconteça de maneira mais “suave” devido ao planejamento e à organização do seu negócio?

Antes de implementar um sistema de gestão dentro da sua empresa, é fundamental que o negócio esteja bem organizado, estruturado de maneira correta e com um bom planejamento de próximos passos a serem seguidos. 

Neste artigo explicaremos o que é uma Consultoria de Processos e como ela pode te auxiliar na implementação de um novo sistema de gestão dentro da empresa. Boa leitura e não se esqueça de compartilhar o texto com todos os seus amigos empresários! 

Primeiramente, o que é uma Consultoria de Processos?

A Consultoria de Processos, normalmente, é muito contratada por empresas que estão com problemas em sua produtividade – enfrentando dificuldades devido à falta de organização, números abaixo do esperado e até um lucro inferior ao desejado. Esse serviço é a alternativa que muitos negócios encontram para aperfeiçoar a sua gestão de processos, visto que essa consultoria irá te ajudar a estruturar melhor todos os processos da sua empresa. 

Uma boa Consultoria de Processos pode te ajudar a aumentar os lucros, aumentar a produtividade da equipe em geral, integrar a gestão de processos com a TI e, até mesmo, melhorar a forma que o consumidor enxerga o seu negócio. 

A gestão de processos de negócios (do inglês BPM – Business Process Management) tem como objetivo integrar a estratégia da organização às expectativas e necessidades dos clientes. Esse modelo é muito interessante de ser adotado, pois aderir à uma nova filosofia de trabalho voltada a processos traz diversos benefícios como, por exemplo, a padronização. Padronizar processos permite que os novos colaboradores se adequem às tarefas mais rapidamente e não necessitem de tantas horas de treinamento, o que reduz significamente os custos da empresa, além de gerar uma redução drástica de erros nas operações do dia a dia.

Mas, por que rever processos agora? 

Muitas empresas, enquanto estão mudando seu sistema de gestão, não enxergam a necessidade de rever processos. Porém, qualquer sistema é modelado para atender determinadas demandas específicas, e pode ser configurado da forma que o usuário desejar. Mas, se você não entende como o seu próprio negócio funciona, a forma que cada área da empresa trata dos processos rotineiros, então não existe sistema algum que possa atender todas as suas necessidades. 

Mapear o que é feito e como é feito é fundamental para alinhamento da estratégia de implementação de um sistema, principalmente o de gestão empresarial, onde temos envolvimento de várias pessoas com diferentes necessidades sendo atendidas. Sendo assim, tarefas que são feitas em uma única área pode afetar todas as outras devido à integração do sistema, e aqui entra, mais uma vez, a importância da organização.

Após o alinhamento da estratégia da empresa com as necessidades do clientes – padronizando os processos de negócios – a implementação do seu ERP (sistema de gestão) será muito mais agradável, com menos custos em treinamentos e entendimento de como a empresa funciona, menos desgastes entre o “pessoal da TI” e os “gestores de negócios” e fazendo com que os resultados sejam gerados mais rapidamente e com maior lucro para todas as partes envolvidas.

Se você identificou a necessidade de uma Consultoria de Processos dentro da sua empresa, fale agora mesmo com os nossos consultores! Temos boas práticas para te indicar, além de excelentes parceiros especializados em processos de negócios. 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados