Sobre a Aliare

Corte de gastos: como começar o ano implementando esta cultura dentro da empresa?

Tempo de leitura: 2 minutos
Um planejamento estratégico está fadado ao fracasso se não vier acompanhado de um planejamento orçamentário, por isso, hoje vamos falar sobre como começar a implementar uma cultura de planejamento financeiro dentro de uma empresa e assim, passar a diminuir os custos.
Seu lucro sempre será resultado do que sobrar de seus gastos, certo? Portanto, se você gastar menos, obviamente, o lucro será maior. Mas a pergunta que todo o gestor faz é: como iniciar o processo de corte de custos?
A resposta é: comece planejando.
O primeiro passo é ter uma base de dados confiável. Com um software que auxilie no registro de todas as suas entradas e saídas seu planejamento fica mais sólido, afinal, informações corretas geram decisões mais assertivas.
O gestor nem sempre se interessa em controlar todos os gastos da empresa. No entanto, dentro de uma cultura de redução custos isso precisa mudar.
A análise de dados é fundamental na implementação de um planejamento orçamentário que vise a redução de gastos. Nesta análise você deve avaliar se o que a empresa gasta é realmente apenas o necessário para manter-se funcionando. A partir desta análise você pode definir um orçamento mínimo com o qual gostaria que a empresa operasse.
Pare e pense sobre qual seria o seu ideal de gastos.
Mas como trabalhar para que sua empresa chegue a este patamar? Nesta fase importante conhecer metodologias que podem ajudar você a administrar um orçamento implementando uma cultura de redução de despesas.
O método orçamento base zero, por exemplo, ajuda o gestor a definir quais gastos realmente fazem sentido. Ele propõe que gastos de anos anteriores sejam analisados e que se realize uma estratégia para os anos seguintes. Define-se então quais destas despesas realmente são necessárias para o próximo ano.
Após definir o método que será utilizado e alinhar o planejamento, hora de apresentá-lo para sua equipe. A melhor forma de fazer isso é mostrando que a redução de custos desencadeará alguns benefícios.
Mostre que ao eliminar despesas não fundamentais a administração terá mais recursos para investir no crescimento da empresa, e que ao final de cada ano a própria equipe poderá lucrar com isso através de um sistema de bônus. Afinal, uma empresa que gasta seu lucro com suas despesas jamais terá condições de distribuir uma remuneração variável.
Lembre-se: este processo deve ser implementado com muito cuidado e a longo prazo. Escolha pessoas que ajudarão você a incentivar sua equipe a absorver esta nova cultura dentro da empresa e não esqueça: ter softwares que auxiliem você neste processo é fundamental.
Para isso, você pode contar com a Solution. Entre em contato conosco através do e-mail:    solution@gestaosolution.com.br e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados