Cultura de crescimento: uma empresa é muito mais do que sua performance

A competição no mercado cresce e a cada dia e como diz o ditado: camarão que dorme a onda leva. Dessa forma, um gestor de empresa qualificado deve criar uma cultura de performance, não é mesmo? Na verdade, não. Correr incansavelmente em busca de performance é exatamente o que você faz se quiser perder a efetivamente o seu desempenho.

Sim, parece estranho, mas a cultura de performance, quando desequilibrada, aumenta os níveis de estresse, cria instabilidade e sobrecarrega os funcionários. Você estará criando um ambiente em que seus funcionários não terão a possibilidade de mostrar o seu melhor. É aí que vem a grande sacada, que tal construir uma cultura de crescimento?

Criar uma cultura de crescimento é o caminho mais efetivo para um negócio destacar-se no mercado, isso porque é a sua cultura organizacional que irá representar os principais valores de sua companhia, logo, é de extrema importância construir sua identidade e guiar os seus funcionários.

O que é a cultura de crescimento?

A cultura do crescimento está estritamente ligada à expansão dos negócios. Com ela todos os processos estão focados em conquistar espaço no mercado e fazer com que a empresa torne-se uma das maiores em seu ramo de atuação.

O melhor é que o crescimento é um fator constante e linear, que pode ser medido mês a mês. Claro, nada impede de que a sua empresa tenha picos de crescimento em certos períodos, mas é ideal que você descubra o real motivo desse faturamento mais alto, para descobrir as maneiras de fazer com que isso se repita mais vezes.

Aprenda a olhar adiante. A cultura do crescimento vai ensinar a avaliar o seu negócio a longo prazo. É muito mais do que cuidar apenas resultados e metas. É acompanhar a evolução de cada funcionário e observar as suas necessidades e dificuldades. Tenha uma equipe engajada e que, por consequência, entrega mais resultados positivos.

Quais são os passos para implantar a cultura de crescimento?

O crescimento de uma empresa funciona através de um ciclo de comunicação: um empreendedor que motiva seus colaboradores, que satisfeitos oferecem uma melhor experiência aos consumidores, que satisfeitos indicam o seu negócio a terceiros. Isso gera mais vendas e faz a empresa mais saudável.

Pense que através disso o seu custo com treinamentos e seleção de novos funcionários irá reduzir, bem como o investimento para atrair novos clientes. Tudo que diz respeito a cultura de crescimento está relacionado a criar um ambiente produtivo, criativo e que favoreça o compartilhamento de experiências. Ok, falar é fácil, mas você precisa seguir alguns passos para alcançar a efetividade desse ciclo que, mesmo nos primeiros estágios, já traz grandes resultados para o seu negócio.

Segurança

É comum que muitos profissionais tentem culpar outras pessoas sempre que algo dentro da empresa dá errado, mas isso gera um sentimento de insegurança por parte dos colaboradores, que sentem-se pressionados e temem possíveis represálias.

Na cultura de crescimento todos devem tomar para si a responsabilidade de seus próprios atos – sucessos ou falhas.

Essa atitude deve começar pelos gestores. Eles precisam ser exemplo para os demais funcionários. Quando os superiores agem de forma transparente e justa, o restante da empresa replica esse comportamento. Isso fará com que o seu time tenha mais autonomia e responsabilidade, para que assim conquiste resultados melhores no dia a dia.

Aprendizado

Essa é uma das principais características da cultura de crescimento. Você deve criar uma gestão aberta a questionamentos, sejam eles quais forem. Nós sabemos que pode ser um ato impensado, mas ninguém deve ser julgado por fazer uma pergunta, por mais óbvia que ela possa ser. Dessa forma, as pessoas se sentirão à vontade para sanar suas dúvidas e melhorar o próprio desempenho.

Além disso, é muito importante cuidar da evolução profissional de seus funcionários. Ofereça dinâmicas, treinamentos, atitudes que potencializam e ajudam seus colaboradores a desenvolver novas habilidades.  

Inovação

A inovação é um item fundamental para o crescimento de uma empresa. O empresário deve estar em uma busca constante por novas experiências e ser ousado para implementá-las na rotina do seu negócio.

Parece simples e até mesmo automático, mas apenas alguns gestores conseguem pôr isso em prática. É fácil pensar fora da caixa, dificil é aceitar a possibilidade de cometer erros e correr riscos. Porém, para que você alcance um crescimento efetivo, é necessário mudar esse padrão. Dê espaço e apoio para os profissionais da sua empresa testarem suas ideias. Pode ser que muitos deles não apresentem resultados positivos, mas aqueles que acertam podem fazer a empresa mudar de patamar.

Feedbacks

Um grande pilar da cultura de crescimento. Não basta apenas uma avaliação de desempenho – quadrada, formal e periódica – como é comum em empresas maiores. Para que isso surta efeito, os feedbacks precisam ser contínuos.

Saiba elogiar, oferecer aos seus colaboradores críticas construtivas, ajude-os a evoluir todos os dias. Não acumule coisas a serem ditas. Atente para as falhas, mas, mais importante ainda, elogie os acertos. Dessa forma a evolução se tornará mais rápida, tanto para os profissionais quanto para a empresa.

Bacana também é permitir que os funcionários também avaliem seus líderes e pares, pois, através disso, todos poderão assumir o compromisso de auxiliar no desenvolvimento da sua empresa.

Empatia

Para alavancar a cultura de crescimento você precisa prestar atenção em como os seus funcionários e colaboradores se sentem e se comportam. Lembre-se sempre de que, além de profissionais, eles são pessoas, e tem uma vida particular fora da empresa. É importante ser flexível e saber escutar o que os seus funcionários têm a dizer para não sobrecarregar as equipes. Um bom líder está aberto a diálogos e a ajudar os colaboradores.  

Clima positivo

A forma como uma empresa cresce está diretamente ligada a forma como a equipe produz. Acho que até aqui já deu para notar os mais variados fatores que têm influência sobre o desempenho, e a qualidade do clima organizacional não pode ficar de fora.

É claramente óbvio que funcionários satisfeitos no ambiente de trabalho produzem mais e melhor. Então que tal pensar em ações que elevem esse clima? Promova integrações, happy hours, estimule o relacionamento entre todos os colaboradores da sua equipe. E, se houver dúvidas sobre isso, aplique uma pesquisa para saber o clima organizacional. Dessa forma a sua empresa será mais efetiva, tanto nas estratégias, quanto nos resultados.

 

Pronto! Agora você já está preparado para desenvolver a cultura de crescimento. Que tal colocá-la em prática? Tendo em mente que a sua empresa precisa de muito mais do que apenas performance no dia a dia, fica muito mais fácil engajar a sua equipe. Só assim você irá conseguir uma evolução mais duradoura e eficiente! E não esqueça, um bom conjunto de soluções corporativas é ideal para o crescimento da sua empresa e para isso você pode contar com a Solution para orientá-lo. Clique aqui e fale com a gente!

#solutionexpansão #crescimentoempresarial

Deixe um comentário