Sobre a Aliare

Customização de ERP: um sistema especialista torna esse processo menos burocrático e mais econômico

Tempo de leitura: 4 minutos

O mundo muda, constantemente. E por que não deveria? A pessoa que acorda hoje é o empresário que transforma negócios amanhã. A transformação digital que vivemos deve preparar os executivos para encarar mudanças. Então por que, às vezes, é tão difícil enxergar benefícios nos sistemas especialistas?

Exploramos, a cada dia, milhares e milhares de dados, de maneira ágil, assertiva, com softwares e sistemas desenvolvidos para se tornarem cada vez mais específicos. Aceitar a mudança dos sistemas e softwares significa explorar e impulsionar melhorias operacionais e aumentar a geração de insights para os negócios. 

Veja bem, um estudo global realizada pelo Gartner afirma que, para 50% dos CEOs, o crescimento dos negócios é prioridade nas estratégias até 2020, o que engloba investimentos em tecnologia. Pensando nisso, ter à disposição sistemas e softwares como Business Intelligence, ERP e CRM, farão a sua empresa ser mais estruturada e ser mais competitiva no mercado.

Imaginando um cenário onde você já trabalhe com sistemas tradicionais e horizontais, customizar esses softwares vai trazer até você gastos extras que poderiam ter sido evitados se você investisse, em primeiro lugar, em um software especialista – destacamos aqui a importância de um sistema especialista. 

Agora, é normal que surjam algumas perguntas simples como: devo customizar meus softwares? Isso seria uma boa escolha? Sendo assim, hoje nós vamos destacar o que é, como funciona a customização e qual é a necessidade de realizar esse investimento no seu ERP.

Por que e quando customizar um sistema ERP?

Primeiro, vamos falar um pouquinho sobre esse sistema. ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, que em português significa Planejamento dos Recursos Empresariais. Seu objetivo é permitir que administradores e gestores corporativos tenham como base de informação e planejamento o ERP para tomada de decisões inteligentes.  

Como já falamos anteriormente, o ERP da Solution é especialista e, por isso, o nosso serviço é tão eficiente. Conseguimos atender mais rápido, com um custo menor, com baixa necessidade de customização. O sistema já está pronto porque ele é pensado especialmente para cada tipo de negócio. 

Após a implantação de um sistema, ERP, BI, CRM ou outro, é possível que você sinta que determinadas funcionalidades ou resultados esperados não são oferecidos pelo sistema.

O CEO da Solution, Anderson Romero destaca isso. “Já ouvi de um cliente que a customização é um pequeno ajuste do sistema, pois ele me atende bem, porém, em alguns casos , são necessárias mudanças pontuais”, afirma Romero.

Mas você sabe quando deve partir para a customização? 

  • Primeiro é preciso testar e simular situações que são atendidas pelo sistema para ter certeza se ele será 100% efetivo;
  • Aproveite este teste para conseguir explicar para seu fornecedor qual é realmente a sua necessidade;
  • Caso não encontre a efetividade que procura, o próximo passo é solicitar ao fornecedor do sistema o desenvolvimento deste projeto.

Neste momento fará uma diferença enorme se o seu sistema for um especialista no atendimento do segmento de negócio da sua empresa. Uma customização, nesse caso, é muito mais rápida e barata porque esse fornecedor conhece o seu negócio.

Pense que, talvez, ele até já tenha criado algo para outro cliente com uma demanda similar a sua, e que caso essa melhoria faça sentido a outros clientes o custo poderá ser dividido entre vários interessados ou ainda incorporado ao produto. 

Num sistema generalista isso dificilmente acontece, pois cada cliente tem um sistema independente e cada customização, mesmo que seja idêntica, será implementada e cobrada individualmente.

Como funciona a customização de um sistema especialista

Vamos fazer aqui uma analogia a construção civil, apenas para facilitar o entendimento. Um sistema tem uma estrutura, não é apenas uma tela que pode ser alterada ou uma planilha eletrônica onde acrescentamos uma coluna para  suportar alguma informação adicional. 

Sempre que alteramos algo num sistema complexo, temos impactos em processos fiscais, financeiros e contábeis. E tudo o que você não quer é ter um problema com o fisco, certo?

Desta forma, a empresa fornecedora do sistema deverá analisar internamente qual é o impacto da alteração solicitada pelo cliente, e, a partir disso, definir o prazo e custo em horas de trabalho.

Segundo Anderson, na Solution são realizados os seguintes processos para garantir a qualidade dos serviços:

             Atendimento ao cliente [setor de atendimento]: para apresentar alternativas a demanda do cliente, logo a após a abertura do protocolo pelo SAC;

Análise de negócios [setor de qualidade]: a fim de entender a demanda e documenta-lá para não gerar erros de comunicação;

             Análise de sistemas [setor de desenvolvimento]: neste momento os impactos da mudança são analisados e definimos então a viabilidade técnica;

             Aprovação [comunicação com o cliente]: para a análise de negócios, onde o cliente confirma que é isso que deseja, entende os impactos e aceita o prazo;

             Programação [setor de desenvolvimento]: com o retorno da confirmação do cliente iniciamos a programação;

             Teste e documentação [setor de qualidade]: para confrontar a análise de negócios com o produto final;

             Entrega ao cliente [setor de qualidade]: ao final desta customização a área de qualidade aprova com o cliente que sua necessidade foi atendida.

Para a sua empresa seguir em um crescimento exponencial, é necessário investir em sistemas e softwares que supram a sua necessidade e facilitem o dia a dia do seu negócio. Como pudemos ler aqui, a customização é uma opção e pode acontecer, porém, quanto mais específico for o seu ERP, menor será o seu custo e retrabalho em relação a isso. 

Você pretende crescer e expandir o seu negócio e ainda não possui um sistema de ERP especialista na sua empresa? Então chegou a hora de dar esse passo em direção a um futuro rentável e lucrativo. Utilizar um sistema de gestão mais completo permite a visualização gráfica de todas as informações relevantes da sua empresa, em qualquer lugar, a qualquer hora.

Conheça os nossos serviços e fale conosco. Descubra nossas soluções e encontre o melhor software para atender a sua empresa. Entre em contato com nossos consultores!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados