Sobre a Aliare

Dicas de boas práticas na educação on-line

Tempo de leitura: 4 minutos

Desde o início do ano passado estamos vivendo um isolamento forçado, o que inclui a prática do estudo on-line. Agora, após mais de um ano inteiro, é muito provável que você esteja cansado da rotina, do afastamento dos colegas e professores, de ter que estudar em frente ao computador ou celular. 

E como nós temos a Universidade Corporativa Solution, que funciona de forma on-line, decidimos separar dicas para nossos alunos e outros estudantes que já não aguentam mais ter que aprender tudo em casa. Se você está precisando de boas práticas que podem te ajudar a melhorar a qualidade do teu aprendizado, é só continuar aqui com a gente! Vem conferir!

Separe um espaço para estudar 

Nós sabemos que essa é uma das tarefas mais difíceis do aprendizado on-line: ter um local tranquilo para estudar. Se você mora com criança, pais ou amigos, pode ser um desafio ter um cômodo da casa em que não haja interferência. Mas, por mais complicado que seja, tente ficar em um ambiente que não tenha TV ligada ou qualquer outra coisa que para você seja uma distração. 

Isso é fundamental, até mesmo para que você entenda que esse é o momento de estudo, e não de conversas paralelas e brincadeiras. 

Organize o que você vai precisar para estudar

Para algumas pessoas é realmente difícil manter a concentração no estudo por muito tempo. Se você faz parte desse time, é melhor já separar tudo o que você vai precisar para estudar, deixe tudo ao alcance da mão. Sabe por que essa é uma das nossas dicas? Porque assim você evita ficar perambulando pela casa, a cada momento procurando um novo item. Portanto, já pega papel, caneta, fone de ouvido e uma garrafa de água e mãos à obra. 

Cuide a roupa que você está usando no momento do estudo

Bem, isso pode parecer um pouco estranho. Não há nada de errado com a sua roupa. Para alguns, a melhor coisa é poder assistir a uma aula de pijama, e está tudo bem com isso. Mas para outras, as roupas de dormir podem ser como um sinal de que é o momento de ficar sonolento. Então, aconselhamos você a usar roupas confortáveis, mas que não sejam pijamas. 

Faça pausas durante o estudo 

É comum ter intervalos nas aulas que são transmitidas ao vivo pelo professor. Mas se você está estudando por meio de outras formas, pode ser difícil definir um horário certo para descansar. Por isso, existem algumas técnicas de controle de tempo, uma das mais conhecidas é o método Pomodoro. 

Criado em 1988 por Francisco Cirillo, o objetivo é que você estude por duas horas. Primeiro você realiza uma atividade até completar 25 minutos, depois disso, descansa por 5 minutos. E vai repetindo até fechar as duas horas. Outras pessoas vão preferir estudar por uma hora e descansar por 20 minutos. Como nada é regra, vale a pena testar esses métodos até achar o que se encaixa melhor com o seu ritmo e estilo de aprendizado. 

Hidrate-se ao longo do período de estudo

Beber água é fundamental para manter o corpo funcionando perfeitamente. E como, às vezes, os estudantes esquecem de fazer isso durante o estudo, nós estamos aqui para te lembrar. Se manter hidratado aumenta o desempenho cognitivo, melhorando a concentração e a absorção do conteúdo.  

Faça anotações

Essa é uma das melhores dicas para quem quer melhorar a qualidade do aprendizado. Independente da forma como você aprende, se é escutando ou lendo, é muito importante fazer anotações de tópicos e informações relevantes. Além de a anotação estar sempre disponível para quando você precisar dela, esse hábito te ajuda a fixar o conteúdo.

Alimente-se bem

Aproveitando o gancho da dica anterior, você não pode deixar de se alimentar bem. O corpo sente a falta de nutrientes e automaticamente sua saúde vai ser prejudicada. Uma das consequências é a baixa no seu rendimento durante os estudos. Problemas como sonolência e rápida dispersão da atenção são sinais de que você não está comendo bem. 

Do outro lado da moeda estão as pessoas que, quando ansiosas (sentimento que o estudo pode ocasionar), acabam comendo demais. Uma forma de equilibrar a situação para ambos os lados é preparar snacks ou pequenas porções de frutas. Assim você se alimenta durante o estudo, com itens mais saudáveis. 

Tire dúvidas 

E por último, mas não menos importante, tire dúvidas. Seja em aula presencial, remota ou gravada, essa dica é válida para todos. Não fique com dúvidas sobre o assunto que está estudando, porque isso pode te prejudicar em uma prova ou no dia a dia do trabalho. Não tenha vergonha de perguntar. Lembre-se que você está estudando para o seu próprio aprendizado e futuro, e não para os outros. Então, sempre que não tiver certeza, questione!

Conteúdos objetivos

Aqui na Universidade Corporativa Solution nós proporcionamos materiais e vídeos para nossos colaboradores e clientes. Como a maioria deles tem uma rotina corrida com o trabalho, nós pensamos em diferentes formas de aplicar o conteúdo, a fim de facilitar ao máximo. Uma das saídas que encontramos foi tornar o material mais enxuto e direto. Um dos usuários afirma que gosta dos vídeos curtos que fazemos, porque facilita a usabilidade para sanar dúvidas específicas. Com o tempo vamos todos nos adaptando, tanto os que ensinam quanto os que recebem esse conhecimento. 

E então, o que achou das nossas dicas? Preparamos elas para que você possa passar por esse período de pandemia com o estudo em dia. Elas são válidas para todos os níveis de aprendizado , desde a escola até a Universidade Corporativa. Por isso, esperamos que esse conteúdo te ajude de alguma forma!

Para saber mais sobre a Solution, entre em contato clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados