E-commerce ERP Solution

E-commerce: Entenda como ele pode aumentar seus lucros em tempos de crise

Vivemos em um mundo que está em constante transformação. Todos os dias surge alguma ferramenta nova ou alguma maneira de potencializarmos ainda mais os nossos serviços. Porém, não é de hoje que o e-commerce, também conhecido por comércio eletrônico, vem ajudando diversas empresas a alavancarem os seus negócios em ambiente digital. No e-commerce, todas as transações de uma venda acontecem por meio de ferramentas online, ou seja, de maneira remota.

Estamos enfrentando uma pandemia de Covid-19 e uma das medidas de prevenção passou a ser o isolamento social. Isso leva as pessoas a ficarem mais em suas casas e, consequentemente, a fazerem grandes alterações na sua forma de consumo. A compra online passou a fazer parte do dia a dia de milhares de brasileiros e aquelas marcas que ainda não atuavam em ambiente digital, precisaram rapidamente adaptar o seu modelo de negócio.

Apesar da grande relevância de um e-commerce, muitas pessoas cometem o erro de achar que criar uma loja online é algo simples e fácil de fazer. Entretanto, não é bem assim. Separamos, aqui, alguns pontos importantes para você levar em consideração na hora de montar o seu e-commerce e, também, a importância de um bom ERP durante esse processo. Aproveite a leitura!

A estrutura de um e-commerce

Que o e-commerce pode fazer toda a diferença dentro do seu negócio e trazer inúmeras vantagens, você já sabe. Porém, ele precisa estar muito bem estruturado para trazer resultados positivos e alavancar as suas vendas! Não pense que o e-commerce consiste somente em montar uma loja e começar a vender, sem vendedores ou sem uma equipe qualificada. Fazer vendas online, 24 horas por dia e 7 dias por semana, parece uma ideia incrível, não é mesmo? Mas, para isso, você precisa de muita organização, infraestrutura, boas integrações e, ainda, um time especializado, que consiga atender as demandas dos clientes quando os mesmos enfrentarem problemas ou imprevistos.  

Para obter sucesso com o seu e-commerce, além dos pontos citados anteriormente, você precisa ter um projeto muito bem desenvolvido e um forte entendimento de todos os custos que envolvem a criação da sua própria loja online e a mudança de cultura no atendimento da sua equipe, afinal, a comunicação via internet é bem diferente daquela realizada em loja física. 

Integrações para e-commerce

Como dito no ponto anterior, boas integrações fazem parte das nossas recomendações para que o e-commerce forneça resultados positivos ao seu negócio.  

É importante ressaltar que um kit básico para o e-commerce é composto ou por um market place ou por uma plataforma específica de vendas online – cabe a você decidir por um deles ou, ainda, por ambos. Porém, o fundamental aqui é que, independentemente da escolha realizada, o e-commerce precisa estar conectado ao seu ERP, afinal, ele é o sistema que contém seu estoque de produtos, a definição dos preços, realiza a emissão de notas fiscais, dentre outras ferramentas essenciais para a gestão do seu negócio como um todo. 

Além do ERP, existem outras ferramentas, como por exemplo, de WMS e o BI (Business Intelligence), que podem fazer parte da sua solução, dependendo da maturidade e do porte do seu negócio. 

 

Um dos nossos cases de sucesso referente à integração do e-commerce com o ERP, é a loja online UsinaInfo Eletrônica e Robótica. “A Integração do ERP com o e-commerce da Usinainfo permite integração de produtos, estoques, pedidos, etc, de forma ágil, agrupada e estável, com um clique ele executa todas as integrações”, contou Mauro Tschiedel, CEO da UsinaInfo. “Uma vantagem é que mesmo o ERP sendo o responsável pela gestão de estoques, fiscal, etc, ao cair o link entre o e-commerce e o ERP, o e-commerce continua operando normalmente”, concluiu Mauro. 

 

Agora que chegamos ao fim do artigo, gostaríamos de convidar você a refletir sobre como está a presença digital do seu negócio. Você acha que a sua atuação online hoje é suficiente? Ou acredita que poderia estar fazendo ainda mais para atrair novos clientes e fidelizar os antigos? Se ficou com alguma dúvida a respeito das nossas integrações, clique aqui e compartilhe-a com a nossa equipe!

 

Deixe um comentário