Sobre a Aliare

ERP e BI: Unidos para fortalecer sua empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

Você tem um sistema de gestão especialista para o seu negócio? E quanto à análise de dados coletados?

Esses são passos essenciais para quem deseja ter processos organizados e otimizados, aproveitando todas as oportunidades que podem surgir e tomando decisões muito mais assertivas! No texto de hoje, vamos te explicar o que é ERP, BI e porque eles devem ser usados de forma conjunta. Para saber mais, continue lendo!

O que é o ERP?

O ERP, do inglês Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema integrado de gestão empresarial que te ajuda a gerir sua empresa de maneira muito mais fácil. Uma das perguntas iniciais que podem surgir é por quê você deveria implementar um ERP em seu negócio.

Pense junto conosco: em uma empresa pequena que está começando a se instalar no mercado, aquelas planilhas manuais ou feitas no excel podem ser úteis. Agora, imagine esse mesmo processo, só que dessa vez aplicado a uma grande empresa, com funcionários e uma ampla carteira de clientes. O processo pode ser prejudicial para o negócio, não é?

Assim é muito fácil que informações sejam perdidas por erros de comunicação, ou mesmo esquecidas. Algumas podem até mesmo parecer irrelevantes naquele momento, por não terem um espaço específico na planilha. Há ainda aquelas situações em que o vendedor tem todas as informações guardadas em um caderninho pessoal e, quando ele se desliga da empresa, elas vão embora junto.

Com isso, informações valiosas podem ser perdidas, mais do que isso, clientes podem ser perdidos. Vendas podem deixar de serem efetuadas por causa de um processo antigo que pode ser automatizado, substituído por um sistema muito mais moderno e eficiente.

É nesse momento que o ERP entra. Nele você vai armazenar todas as informações que precisa consultar posteriormente. Além disso, existem muitas outras funções importantes, como auxílio no momento da venda, no controle do estoque e nas compras internas que precisam ser efetuadas.

O sistema de gestão ERP ajuda o gestor a ter um controle muito maior do que se passa dentro da empresa. E é a partir desses dados e informações coletadas que ele poderá tomar decisões com muito mais propriedade, gerando decisões mais assertivas para cada situação. Uma das peças fundamentais é a coleta e análise de informações.

Quer saber mais? Continue lendo!

O que é BI?

O Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, é uma das ferramentas mais imprescindíveis para gestores que desejam alavancar sua empresa! Ele trata da análise e auditoria de dados do ERP e de outras fontes, cruzando informações de cenários atuais e futuros.

Ele é composto por um conjunto de metodologias, teorias, tecnologias, processos e estruturas que abrangem uma variedade de ferramentas e aplicativos. Assim, são capazes de transformar grandes quantidades de dados, que puros não significam muito, em informações imprescindíveis para uma boa gestão focada em obtenção de resultados positivos.

É com esse sistema que a empresa consegue ter um controle de todos os dados necessários, como ERP, CRM, BSC e redes sociais. Esses dados são extraídos e compilados, transformados em informações claras que permitem ao gestor uma análise concreta e aprofundada da situação.

  • Com o BI a sua empresa tem informações qualificadas e precisas, o que acarreta em:
  • Precisão na hora da tomada de decisão em qualquer um dos setores da empresa;
  • Rapidez na hora de organizar os dados que são relevantes para cada situação;
  • É possível identificar facilmente quais projetos que demandam investimentos e não geram resultados;

Ele consegue auxiliar dessa forma a partir do cruzamento de dados externos com os internos da empresa para ter insights de tendências que não poderiam ser identificadas de modo manual, por exemplo. Por isso a ferramenta ganhou tanto destaque e vem sendo cada vez mais implementada nas empresas.

O sistema BI traz modernidade e otimiza a gestão da empresa. Ele tem papel fundamental nas empresas, pois simplifica o acesso à informação, permitindo que o empresário tenha uma gestão baseada em indicadores de performance.

De uma forma fácil, com apenas alguns cliques, o gestor consegue, por exemplo, ter uma visão mais ampla do volume de resultados que um vendedor traz para a empresa, pelas ações de retenção. Ou ainda entender quais são os clientes que mais contribuem com o resultado da empresa, as ações de fidelização. Também consegue ter acesso aos produtos que trazem mais rentabilidade, pelas ações de marketing.

Usar as duas ferramentas juntas?

Sim, para resultados mais efetivos, o uso do ERP e do BI deve ser de forma combinada. Enquanto um traz organização e te ajuda a ter um controle maior da situação, o outro complementa com informações importantes, analisando dados e comparando-os com outros cenários para então conseguir indicar os melhores caminhos.

Através de indicadores e análises que o BI fornece, o gestor consegue focar em áreas e números que merecem atenção com muito mais agilidade e eficiência. As informações geradas são comparadas entre si e entre outras filiais e departamentos da empresa.

E o ERP é o software que trata o dia a dia operacional da empresa, gerando dados transacionais que são armazenados em arquivos digitais. Ele também gera relatórios individuais, a partir das informações, que focam em setores específicos.

Como já frisamos em nossos conteúdos, os dados são valiosos. Informações coletadas, analisadas e usadas de forma inteligente, geram vantagem competitiva e colocam a empresa em primeiro lugar em comparação com os concorrentes!

Se você tem interesse em fortalecer sua empresa e alavancar o seu negócio, conte com a Solution. Nós desenvolvemos o software ERP para gestão de empresas comerciais especializado no setor do agronegócio, e disponibilizamos a solução Business Intelligence no sistema!

Venha conversar conosco para saber mais, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados