KPI's Business Intelligence

KPI’s: entenda a importância dos indicadores de gestão para a sua empresa

Você sabe o que são KPI’s e indicadores de gestão, no geral? Esses termos são muito conhecidos no mercado de business, mas muitas dúvidas sobre o assunto ainda martelam na cabeça de diversos empreendedores. 

A Solution trabalha com uma grande variedade de indicadores de gestão, além de permitir que o gestor implemente quantos desejar dentro do sistema, buscando facilitar a forma de administrar uma empresa. 

O BI (Business Intelligence) é a ferramenta da Solution que permite a inteligência na leitura destes indicadores e, no artigo de hoje, iremos te explicar a importância dos indicadores de gestão, o que são KPI’s e como funciona a ferramenta BI da Solution. 

Aproveite a leitura do artigo que irá acabar com todas as suas dúvidas sobre o assunto de indicadores de gestão. 

O que são KPI’s?

KPI é a sigla para o termo Key Performance Indicator que, em português, significa indicador-chave de desempenho. 

Todas as ações executadas em uma empresa devem ser analisadas com base em KPI’S, pois eles são utilizados como indicadores do desempenho das metas de cada uma das ações. Esse indicador será muito útil e importante na hora de observar os resultados de uma ação, ajudando a perceber se ela foi satisfatória e teve sucesso, ou não. 

Veja abaixo alguns exemplos de KPI’s e como eles podem ser calculados. 

  • Taxa de Conversão: Total de Vendas ÷ Total de Visitas ao site;
  • Tíquete-Médio: Total de Receita ÷ Total de Vendas.

Como funciona a ferramenta Business Intelligence?

O BI é um software de inteligência empresarial, que consolida, produz comparativos e, ao mesmo tempo, detalha em vários níveis os dados da empresa. Ou seja, com o BI, o gestor pode acompanhar e avaliar indicadores de negócio com agilidade e, o mais importante, com muita facilidade, basta apenas alguns clicks do mouse. 

Ele faz a conexão com a base de dados da empresa com total segurança e, por meio de programas de extração e carga, traz os dados para o ambiente seguro – nuvem Microsoft – e, a partir disso, irá gerar os indicadores e análises conforme o perfil de acesso do usuário, respeitando os padrões de segurança da empresa. 

Com o BI Solution não é necessário investir em servidores de dados e licenças de software, uma vez que a aplicação roda em nuvem e todas as licenças estão embarcadas no software. 

A ferramenta em questão é fundamental para empresas de qualquer porte porque, além de simplificar o acesso a informação, ela permite que o empresário adote uma gestão baseada em indicadores de performance, ou seja, quanto vale saber através de alguns clicks, quanto um vendedor traz de resultado para a empresa ao invés de faturamento (ações de retenção), quais são os clientes que mais contribuem com o resultado da empresa (ações de fidelização), ou, até mesmo, quais produtos estão trazendo maior rentabilidade (ações de marketing). Em resumo, o BI traz modernidade e otimiza a gestão da empresa, complementando e potencializando o sistema de gestão ERP. 

A potencialização se dá porque, através dos indicadores de gestão e análises que o BI fornece, o empresário consegue focar em áreas e números que merecem atenção, com agilidade e eficiência. O ERP gera dados transacionais que estão armazenados em várias tabelas e arquivos digitais e os relatórios gerados por ele, normalmente, atendem um setor específico, o financeiro, de peças, de serviços etc.

Já com o Business Intelligence, as informações são geradas e comparadas entre si e entre as várias filiais e departamentos da empresa. Estas empresas possuem dados dispersos em suas várias bases de dados e, com o BI, esses mesmos dados acabam por virar informação. Portanto, dados produzem informações que, por sua vez, produzem uma vantagem competitiva.

A integração entre o ERP e o BI é fundamental pois elimina retrabalhos e controles paralelos que possuem alto custo e não oferecem eficiência. Com o BI Solution é possível eliminar boa parte das planilhas que exigem muito trabalho para ficarem atualizadas, além de não oferecerem a agilidade e bons resultados que o BI proporciona.

As maiores vantagens proporcionadas pelo BI Solution são: 

  • Agilidade na obtenção de informações que irão auxiliar na tomada de diversas decisões;
  • Gestão com base em indicadores de performance;
  • Gestão com base em metas (aquilo que não é medido não pode ser gerenciado); 
  • Análise de tendências e cenários, com base em projeção de informações;
  • Foco em áreas de negócio que merecem atenção.

Conheça alguns dos indicadores de gestão da Solution

A Solution trabalha com diversos indicadores de gestão, que são lidos, de maneira inteligente, pela ferramenta BI. Além dos indicadores já existentes, que citaremos a seguir, vale ressaltar que a Solution também permite que os clientes adicionem e utilizem quantos indicadores desejarem. 

  • Churn Rate ou índice de perda de clientes: Percentual de clientes em relação ao total de clientes que não estão comprando há mais de X dias; 
  • Índice de absorção: Quantidade de Peças e Serviços que contribuem para a cobertura do custo fixo total da empresa; 
  • Índice de ROI: Retorno de Investimento – percentual de retorno em relação ao total investido na empresa;
  • Índice de giro do estoque de peças: Total das vendas dividido pelo custo das vendas (por item, grupo de estoque, marca ou total);
  • Índice de liquidez corrente: Percentual calculado dividindo o ativo circulante pelo passivo circulante; 
  • EBTIDA ou LAJIDA Geral ou por Departamento: Percentual de lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortizações;
  • Tempo médio de OS’s abertas na oficina: Tempo médio em dias que a OS está aberta na oficina; 
  • Ticket médio de peças, serviços e máquinas por cidade e por região: total das vendas dividido pelo número de clientes que compraram estes produtos;
  • Índice de ociosidade da oficina/mecânico: Percentual das horas totais faturadas em relação às horas totais trabalhadas; 
  • Taxa de conversão de vendas de máquinas, peças e serviços: Percentual dor orçamentos emitidos versus negócios realizados. 

 

Ficou interessado(a) em saber mais sobre os indicadores de gestão utilizados pela Solution? Deixe um comentário aqui neste artigo e entraremos em contato para esclarecer todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário