Sobre a Aliare

Manual prático de como iniciar 2017 economizando

Tempo de leitura: 3 minutos

A falta de uma boa gestão de processos básicos de uma empresa, segundo o Sebrae, é um dos motivos pelos quais uma empresa acaba fechando prematuramente.

Neste texto, falamos sobre como realizar a implementação de uma cultura de corte de gastos em uma empresa. Hoje, nós trouxemos alguns pontos práticos para você já começar 2017 economizando. Gastos que você pode reduzir agora mesmo e que serão aliados na implementação de uma cultura de corte de gastos em sua empresa.

Fique de olho no estoque

Assim como os gastos com desperdício de energia elétrica, uma má gestão do seu estoque pode provocar um grande prejuízo. Por isso, o setor de compras deve estar atento à rotatividade dos produtos e às tendências para saber a hora certa de realizar novas compras e evitar superlotado o estoque.

É preciso rotatividade, pois o capital que não tem giro te faz perder dinheiro, ou até mesmo os produtos podem ficar danificados. Alinhe suas compras com o volume de vendas previsto. Parece be-a-bá, não é mesmo? Mas, acredite, muitas empresas acabam perdendo o controle desta área e perdendo dinheiro com isso.

Ter um software que auxilie a gerenciar este processo é bem importante, principalmente se você trabalha com grandes volumes.

Neste texto falamos sobre o WMS, uma tecnologia que auxilia na gestão do estoque.

Acabe com o desperdício de energia elétrica

O desperdício é um grande vilão das finanças. No entanto, a energia elétrica é um dos ítens mais fáceis de se desperdiçar. Por isso, incentivar sua equipe a economizar nesta área já é meio caminho andado rumo à diminuição dos gastos.

Deixar os aparelhos em standby não ajuda em nada na economia, então, incentive sua equipe a desligar os aparelhos eletrônicos e lâmpadas ao sair.

Outro aparelho que pode ser utilizado com moderação é o ar-condicionado. Assim que a temperatura estiver mais baixa, procure abrir as janelas e desligar o aparelho. Monitore periodicamente os equipamentos de grande porte e elevado consumo de energia e procure substituir por aqueles que são mais econômicos.

Telefones e internet: escolha bem o seu plano

Economizar nestas áreas não significa que você deve restringir suas ligações ou ter acesso limitado a internet. Até porque, isso é inviável nos dias de hoje. A questão aqui é: o que é melhor para a sua empresa?

Descobrir qual plano melhor se encaixa com as necessidades do negócio é fundamental na hora de fechar um bom pacote. Considere todas as opções de serviços de internet e telefone para empresas e anote os seguintes pontos:

  • Sua empresa realiza mais ligações locais ou interurbanas?

  • Você faz mais ligações para telefones móveis ou fixos?

  • Qual a velocidade de internet necessária para suprir a sua demanda?

Fique atento a estas questões, pois você pode estar pagando por algo que nem mesmo utiliza.

Implemente a cultura da caneca

Na maioria das empresas a utilização de copos descartáveis é uma prática comum. Assim como o papel, este material pode aparentar ser um gasto pequeno. Mas você já colocou na ponta do lápis o valor mensal que sua empresa gasta com isso?

A boa dica é que você incentive o uso de canecas/copos individuais aos seus funcionários, assim, sua empresa economiza e a pausa para o café não fica prejudicado.

Fique atento ao regime de tributação

Algumas empresas acabam por pagarem mais impostos do que deveriam, tudo por conta de uma opção mal feita na etapa de escolha do regime tributário. Isso pode comprometer a saúde financeira da empresa e gerar problemas com a Receita Fiscal.

Se você tiver adotado o regime errado, a possibilidade de você estar perdendo dinheiro é grande. Por isso, reveja isso com seu contador busque comprovar, através da simulação de gastos se o seu dinheiro está sendo aplicado de forma correta nesta área.

Acerte na hora da compra

Materiais de uso e consumo ou até mesmo compras para veículos (frotas), muitas vezes são adquiridos na hora errada e acabam por se tornarem passíveis de desvios e consequente perda de investimento.

Neste caso, é importante a utilização de software de rastreamento em todas as etapas da compra. Para que estes processos sejam realizados com segurança, a Solution possui o módulo Fluxo de Compras, que permite a rastreabilidade do pedido, desde a solicitação, passando pela cotação, até o recebimento. Todos com aprovação por alçadas.

Diminua os fotocópias e demais papéis

Os gestores tendem a acreditar que esta prática não possui impacto sobre as finanças da empresa, já que tratam-se de valores pequenos.

Some ao final do mês todo o dinheiro que gastou com papéis e saberá o porquê é importante implementar uma política de reutilização de folhas e digitalização de documentos.

A boa dica é: crie uma cultura de conscientização ambiental. Assim você economiza e contribui para a preservação do meio ambiente.

Envolva seu time

É importante que você tenha em mente que estas ações só podem ser implementadas com a ajuda do seu time de colaboradores.

Por isso, comece 2017 conscientizando seus funcionários a respeito da importância destas pequenas ações, envolva-os e os faça comprar esta ideia também. Sua empresa só tem a ganhar com isso.

Obviamente, estas ações não substituem uma cultura de planejamento financeiro, mas auxiliam você a começar o ano economizando. Investir na manutenção destas práticas é garantir bons resultados para seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados