Sobre a Aliare

5 dicas importantes para melhorar a gestão da sua Concessionária Agrícola

Tempo de leitura: 3 minutos

As concessionárias agrícolas são revendas de maquinário, para que as grandes marcas não precisem construir fábricas em diversas regiões do país. A estrutura de uma concessionária agrícola permite a venda e pós-venda dos produtos em questão, dentro do espaço geográfico onde a mesma está localizada.

Sendo assim, a concessionária é uma distribuidora de produtos que oferece facilidade aos clientes, pois os funcionários realizam visitas de apresentação dos serviços, além de assistências técnicas.

Devido a importância do trabalho destas distribuidoras, uma boa gestão e administração da concessionária é imprescindível para que se obtenha sucesso. Sendo assim, separamos algumas dicas para que a gestão da sua concessionária agrícola seja impecável. Acompanhe esse artigo e nos conte o que achou!  

 

1 – Preze por uma boa organização empresarial 

O primeiro ponto é imprescindível para empresas de todos os ramos, mas muitos gestores ainda não estão por dentro dessa importância. Manter o seu negócio organizado, em diversos sentidos, faz com que você passe uma boa impressão para os seus clientes e fornecedores ao oferecer uma boa experiência, além de facilitar um possível aumento de lucros para a sua empresa

Para a concessionária, a organização por área de negócio e por centro de custo é fundamental e, caso fique com dúvidas em relação a isso, fale conosco para entender como funciona. 

Junto à organização, está a elaboração de um completo planejamento estratégico, que vai te ajudar a enxergar seus objetivos e quais os melhores caminhos para atingi-los. 

 

2 – O seu estoque precisa, obrigatoriamente, ser monitorado

Uma das partes mais importantes de uma concessionária é o estoque, pois é ali que ficam todos os produtos que serão vendidos aos consumidores. Esse setor da distribuidora exige muita atenção e gerenciamento, visto que o administrador precisa estar ciente da quantidade de produtos disponíveis e da rotatividade de cada um deles. 

Sendo assim, é fundamental que a concessionária agrícola realize um gerenciamento com base em sugestões de compras, comparando a demanda com o giro das peças e o estoque geral.

 

3 – Aposte na automatização 

Uma boa automatização irá, sem dúvidas, facilitar o trabalho da sua empresa de uma maneira que você nunca imaginou ser possível. A automatização permite que processos sejam padronizados, o que evita erros humanos e diminui a necessidade de treinamentos de equipe. 

Essa automatização pode ser aplicada de diversas formas dentro do seu negócio, como por exemplo, deixando em dia o setor financeiro da concessionária ou fazendo um excelente controle contábil da empresa. 

 

4 – Controle as vendas e o capital de giro

Como todas as outras empresas, uma concessionária agrícola depende de vendas e de um bom capital de giro para o pagamento de despesas essenciais (ou emergenciais). Afinal, a falta de controle de preços e margens de lucro desencadeia em um planejamento incompleto, o que coloca em risco o futuro da companhia. 

Ter um bom capital de giro faz com que a concessionária evite passar por situações críticas como, por exemplo, precisar fazer grandes empréstimos, enquanto um bom controle de vendas auxilia tanto no processo de comercialização dos produtos quanto nos processos de compra e estocagem

 

5 – Adote um completo ERP 

Se você ainda não tem um ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais), você precisa saber que está ficando para trás em relação às outras concessionárias agrícolas, quando o assunto é tomar ótimas decisões. 

Independentemente do porte da sua empresa, um ERP especialista vai ajudar o seu negócio a crescer de maneira surpreendente, pois ele te auxilia em todos os quatro pontos que foram citados nesse artigo anteriormente. 

Caso você ainda não conheça a Solution, nós somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão para maquinário agrícola, pois atendemos mais de 40% das concessionárias agrícolas do país. 

Hoje, o sistema da Solution pode te oferecer gestão de estoque, gerenciamento do setor financeiro, controles de financiamento, gestão de maquinário, gestão contábil, CRM, comunicação com as fábricas, além de muitas outras ferramentas que irão transformar a sua maneira de trabalhar, de forma extremamente completa. 

Ficou interessado(a) em conhecer melhor todas as possibilidades da Solution para facilitar o seu trabalho? Fale com a nossa equipe agora mesmo, será um prazer ajudar a sua empresa a crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados