Sobre a Aliare

Mulher no volante, crescimento constante

Tempo de leitura: 2 minutos

 

A gente falou sobre o cenário do empreendedorismo feminino, que não é nada bonito, mas trouxemos também alguns movimentos muito bacanas que têm dado um gás na mulherada e as impulsionado na busca por sucesso no mundo dos negócios. Agora a gente amplia esse debate para a importância da presença da mulher na liderança de corporações.

Vamos lá?

Aumentar a igualdade de gênero no ecossistema empreendedor é favorável acima de tudo para o desenvolvimento econômico.

Os números não nos deixam mentir: uma pesquisa feita pelo fundo de investimento americano, o First Round, afirma que as empresas com mulheres entre sócios-fundadores possuem uma performance 63% melhor do que aquelas que possuem sociedades inteiramente masculinas. Outro dado interessante é o divulgado pela Business Insider que compara a lucratividade de empresas de tecnologia e aponta um aumento de 12% na lucratividade das que possuem liderança feminina.

Mas existe uma explicação científica para isso?

A primeira justificativa é a diversidade. Segundo este relatório da Cloverpop a diversidade de gênero aumenta em até 73% o sucesso na tomada de decisões. Isso acontece porque essas diferentes formas de ver determinadas situações podem eliminar alguns pontos cegos que poderiam ocorrer em um crescimento a longo prazo.

Uma entrevista realizada com líderes de 400 companhias de diferentes partes do mundo apontou que tanto homens quanto mulheres acreditam que uma maior liderança feminina fortalece as companhias.

Esta mesma pesquisa apontou um dado bem pertinente: 64% das empresas de alta performance afirmam que homens e mulheres possuem igual influência dentro das organizações. Entre as empresas entrevistadas, as que apresentam os melhores resultados econômicos são aquelas que realizam ações para encorajar o protagonismo feminino na empresa, seja com horários flexíveis ou programas de lideranças.

Para a sócia da EY, Tatiana da Ponte, os benefícios econômicos que mulheres em cargos de lideranças proporcionam têm levado empresas a acelerarem o processo de igualdade de gênero.

Para muito além disso, a presença crescente das mulheres em papéis de liderança deve ser incentivada nas empresas através de uma consciência social e histórica. Aqui na Solution o time é 53% formado por mulheres e 47% por homens.

Isso porque, sabemos que a escalada para o sucesso está longe de ser igualitária, dar a mão e ajudar uma profissional a subir mais um degrau é uma responsabilidade da sociedade e uma jogada inteligente rumo a aceleração do crescimento da economia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados