Sobre a Aliare

Entenda o que é Internet das Coisas e como ela pode modificar negócios

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é Internet das Coisas? Todos sabemos que, a cada dia que passa, novas tecnologias são criadas e implementadas em nossa rotina, facilitando processos, criando novas soluções para problemas antigos e descomplicando a vida de pessoas e, consequentemente, de empresas. 

Sendo assim, é muito importante nos atentarmos ao termo Internet das Coisas e tudo o que ele envolve. Por isso, optamos por abordar esse tema no artigo de hoje e explicar como aproveitar essas evoluções tecnológicas para melhorar os serviços e processos dentro da sua própria empresa. 

Preste muita atenção nos pontos a seguir e sinta-se à vontade para nos procurar caso surja alguma dúvida

O que é Internet das Coisas? 

Também conhecida pela sigla IdC, ou IoT (Internet of Things), a Internet das Coisas permite que novas aplicações tecnológicas controlem diversas atividades que fazem parte do nosso dia a dia. Ou seja, ela conecta itens rotineiros à rede mundial de computadores, buscando facilitar processos e unir, cada vez mais, o mundo físico e o mundo digital

Alguns ótimos exemplos de objetos que fazem parte da Internet das Coisas são eletrodomésticos, meios de transportes e, até mesmo, as maçanetas, que estão totalmente conectados à internet. 

Porém, vale lembrar que a Internet das Coisas abrange diversos processos além dos objetos, como, por exemplo, habilitadores, módulos inteligentes, serviços de conectividade e integradores. 

Os efeitos da Internet das Coisas nos negócios

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) divulgou alguns exemplos de aplicação da Internet das Coisas, nos levando a pensar sobre a maneira que ela pode modificar negócios das mais diversas áreas de serviço. 

A IdC pode ser utilizada para otimização de operações, manutenção baseada em condições, produtividade humana, viabilização de vendas, segurança, vigilância, gestão de estoque, gestão de energia, desenvolvimento de produto, entre muitos outros casos. 

Esses casos citados anteriormente permitem que a Internet das Coisas seja fundamental no controle de linhas de produção, rastreio de equipamentos, gerenciamento do uso de EPIs, assistente virtual para linhas de montagem, entre outros. 

A participação da Internet das Coisas em todos os processos que citamos até o momento facilita a execução de tarefas dentro de empresas, deixando, cada vez menos, tarefas de risco dependerem de seres humanos. 

A Internet das Coisas e a gestão do seu negócio

Dentre os parceiros da Solution, podemos citar alguns softwares em que a Internet das Coisas foi fundamental para facilitar e automatizar processos, além de diminuir muito a probabilidade de erros durante os mesmos. 

Um dos exemplos que podemos citar é o software WMS, que possui integração com o ERP da Solution, e é também conhecido como software de gestão de armazém. Essa ferramenta é utilizada para controlar, coordenar e facilitar as operações dentro de um empreendimento e, entre elas, estão gestão de entradas e saídas, controle de estoque e gestão da localização das unidades de carga. 

Uma das funcionalidades do WMS, que é relacionada à Internet das Coisas, é quando o cliente insere diversos itens em seu carrinho e, um sistema altamente especializado, faz uma leitura dinâmica de todos os códigos dos produtos ali colocados. Esses itens podem, também, passar por uma esteira, onde serão reconhecidos e a emissão de nota fiscal acontecerá quase automaticamente, graças à IdC! 

Você pode conferir mais informações sobre o software WMS clicando aqui. 

 

Integrar um software como o WMS ao ERP da Solution permite que você padronize processos dentro do seu negócio, evite retrabalhos e tenha uma maior automatização de serviços. Agora, fica a pergunta, você já está aproveitando tudo o que a Internet das Coisas possibilita dentro da sua empresa? 

Se ainda não estiver, conheça os parceiros da Solution e revolucione a forma de trabalho do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados