Sobre a Aliare

O que fazer na hora da contratação para diminuir o turnover?

Tempo de leitura: 2 minutos

Que gestor nunca se deparou com uma contratação errada? Apesar de não ser o fim do mundo, um profissional com perfil inadequado pode causar muitos danos à uma organização. Quando o turnover passa a ser frequente em uma empresa, é sinal de existe alguma coisa errada e isso pode estar diretamente ligado ao processo de contratação.

Gastos desnecessários

Olha que interessante: uma pesquisa realizada pela Wyser, indicou que a contratação de um profissional com perfil inadequado para assumir um cargo pode custar o equivalente a até três anos de salário, ou seja, até três 36 vezes o salário dessa pessoa.

De acordo com Daniele Pilau, CEO da Grokker Desenvolvimento Humano, as dores de cabeça causadas por uma má contratação vão desde a documentação, exames admissionais, horas de treinamento, além de o tempo de adaptação da pessoa com a empresa e com as atividades.

Definindo prioridades

Quando a demanda para uma contratação é urgente acaba sobrando menos tempo para avaliação do candidato, não é? Neste caso, Daniele dá uma dica valiosa. “Equalise três fatores: tempo, custo e qualidade. Se a vaga é urgente, o gestor deverá estar disposto a abrir mão da qualidade ou do custo”, destaca.

Mas e como saber se tenho a pessoa certa para o cargo?

Algo que você provavelmente já deve ter observado em seus anos de experiência em gestão, é que o currículo não é tudo, certo? De acordo com a CEO da Grokker Desenvolvimento Humano, em 80% das demissões, o fator preponderante é o comportamento inadequado. “O currículo pode ser importante para “abrir portas”, mas a experiência do candidato não é mais importante que suas competências comportamentais”, afirma Daniele.

Neste sentido, é importante que se tenha definido de uma forma bem clara os objetivos de determinada contratação e as qualidades que se procura em um candidato. Outra coisa imprescindível, é o envolvimento do gestor na contratação. Desta forma, além de diminuir o turnover da empresa, você garante a formação de um bom time na sua organização, algo essencial para o crescimento de qualquer empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados