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Para maior eficiência da sua empresa, diminua processos e automatize sua gestão

Tempo de leitura: 4 minutos

Não pare no tempo! Aqui você vai conhecer os benefícios de automatizar a sua empresa para caminhar ao encontro dos avanços e manter o seu negócio no topo do mercado.

Para se destacar da concorrência, não basta apenas oferecer um bom produto ou serviço, é necessário promover uma estratégia eficiente de gestão de processos de negócios, só assim a sua empresa poderá se transformar na escolha principal dos consumidores.

Para enfrentar a competitividade do mercado você deve permanecer em constante busca por oportunidades que reduzam custos, otimizem processos e aumentem a produtividade. Uma gestão qualificada é chave para que se alcance o sucesso, e por que não fazer isso automatizando processos?

Gerir os processos nada mais é do que fazer a interação entre as várias atividades que são realizadas nas empresas pelos diversos departamentos. Essa é uma alternativa ao estilo gerencial por seções e setores que é facilmente encontrado nas empresas, uma estratégia para agilizar os processos repetitivos de rotina desempenhados no dia-a-dia. São esses processos que seriam geridos pela automatização: para rever, melhorar e padronizar as operações, garantindo o comprometimento com a qualidade.

Se realizado de maneira correta, a otimização e a automação trazem benefícios nas diferentes etapas produtivas e como atualmente a velocidade e a excelência precisam andar juntas, a efetivação de algumas tarefas manuais pode causar falhas operacionais e gerar grandes prejuízos.

Com a tecnologia a seu favor você os agiliza e ganha tempo e todos sabemos que tempo é dinheiro! É dessa forma que você conseguirá integrar sua equipe, seus sistemas e seus processos: tudo estará interligado e alinhado ao negócio da empresa, o que poderá fazer com que ela se transforme na escolha dos clientes.

Agora você vai conhecer sete benefícios da automatização que podem te ajudar a decidir sobre a alteração de alguns processos para a sua empresa.

Melhoria no controle de informações: com processos automatizados é muito mais fácil controlar e analisar informações para que as melhores decisões sejam tomadas, fazendo com que se eleve a produtividade. A automação também fornece informações mais precisas e com isso a gestão pode fazer análises que sejam mais relevantes.

Ajusta a melhor alocação de recursos: além de ser mais barato, o processo automatizado também é mais eficiente e isso faz com que sua empresa ganhe mais capital para investir em outros setores, garantindo melhoria no oferecimento de seus serviços.

Reduz falhas operacionais: digamos que você possui um e-commerce com grande volume de vendas, onde seus funcionários devem fazer a checagem dos pedidos, baixar relatórios para depois inseri-los em seu sistema de estoque e financeiro, separá-los e por fim entregá-los a empresa de distribuição. Só nesse processo você corre riscos de erros de digitação que farão com que o seu faturamento não feche, ou um número incorreto no CEP fazendo com que seu produto não chegue. Se tudo estiver integrado com o ERP e/ou com o sistema de logística e for automatizado, essas falhas serão reduzidas e você ainda conseguirá alocar o funcionário para fazer outro trabalho tão importante quanto.

Promove agilidade na comunicação: e-mails e reuniões são boas alternativas para discutir tarefas, mas não tão boas assim para organizar o trabalho colaborativo. Se você aplicar um fluxo de trabalho automatizado isso permitirá que toda a sua equipe mantenha o foco em assuntos mais urgentes e relevantes de forma mais simples e organizada. A automação oferece diversos dashboards que permitem que todos vejam suas tarefas de uma só vez, e o progresso de cada uma delas é registrado no seu respectivo lugar.

Reduz custos de treinamento e operação: um processo automatizado bem feito fornece instruções de passo a passo durante a execução, o que torna desnecessário o envio de algum profissional exclusivamente para treinamentos e ainda reduz os gastos com métodos burocráticos, diminui as perdas de materiais e aumenta o tempo útil dos trabalhadores.

Padroniza serviços e processos: isso fará com que problemas como paralisação, de todo um setor porque o funcionário responsável precise se ausentar por um determinado período, seja evitado. Elimina também a necessidade de improvisação em casos de imprevistos ou problemas, pois há um roteiro preestabelecido a ser seguido em qualquer situação e ainda oferece liberdade para que os gestores ajustem e estruturem os processos conforme as necessidades da empresa.

Diferencia os processos de áreas de relevância: no segmento de telecomunicações, por exemplo, quase todos os concorrentes oferecem o mesmo produto, então é imprescindível que o seu cliente tenha uma boa percepção de como é atendido. Isso significa que os funcionários devem conhecer os processos da empresa bem o suficiente para lidar com as demandas do cliente, e a automatização facilita esse conhecimento.

A redução dos custos e dos equipamentos eletrônicos tem colocado a tecnologia em todas as atividades do nosso dia a dia e todas as atividades estão sendo suportadas por funcionalidades mais amigáveis e mais simples.

Interessante, não é? Nós da Solution oferecemos serviços para facilitar a sua adaptação aos nossos produtos, utilizando o SaaS (software as a service) onde a característica é a não aquisição de licenças, isso significa que nossos serviços são agregados aos nossos produtos. É menos custos com implementação e manutenção para sua empresa.

Conforme afirma a supervisora comercial da Solution, Rossana Ribas “nosso serviço de consultoria de aderência analisa o seu sistema atual e seus processos comparando com o Sistema de Gestão. Através disso, geramos um relatório de aderência do que está ou não alinhado, destacando a forma que irá funcionar após a implantação. O objetivo é entender os seus processos internos antes de fechar o contrato, traçando, via consultoria, um mapa das divergências ou aderências encontradas”.

Buscamos resultados baseados em objetivos claros definidos entre nós e o cliente. Para isso criamos uma metodologia de implantação que permite a análise de indicadores de desempenho. Desde a análise de pré-implantação, passando pelo treinamento e pós-implantação.

Existem soluções específicas para empresas de todos os portes e de todas as atividades, e acredite, uma delas acabará por atender o seu negócio.

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