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Por que precisamos falar sobre produtividade em vendas?

Tempo de leitura: 4 minutos

Ah, que sonho seria render mais com pouco esforço, não é mesmo? Toda empresa deseja encontrar a receita para ter esse tipo de desempenho no seu dia a dia. E não é incomum ter como prioridade o aumento da performance dos colaboradores e das operações, alias, faz muito tempo que isso está entre as metas corporativas para sobreviver a um mercado cada vez mais competitivo.

Para ser mais produtivo é necessário enxergar com clareza cada setor, nunca a empresa como um todo. Agora estamos falando com você, gestor, empresário; você precisa saber o que faz cada departamento trabalhar de forma mais eficiente, conhecer as necessidades específicas e as rotinas de seus profissionais. 

E é por isso que estamos aqui para falar sobre produtividade em vendas. Não importa em que ponto do negócio que a sua empresa está, acelerar as vendas é sempre um desafio. No começo existe um mercado enorme para conquistar e uma cultura comercial para ser criada. Depois, mesmo que você já tenha conquistado o seu espaço, construir e manter um bom relacionamento segue sendo prioridade. 

Aqui a gente te apresenta dois caminhos. Você pode aumentar a equipe e as horas trabalhadas ou escolher a opção mais rentável e aumentar a produtividade em vendas.  Agora, deixe-nos explicar porque é melhor utilizar as duas estratégias juntas: aumentado os resultados em relação ao esforço da sua equipe você conseguirá manter o seu ROI (retorno sobre investimento) dentro da tão sonhada meta. 

Como nem tudo são flores, nos negócios as coisas podem não sair como planejado e a produtividade em vendas pode não seguir um padrão positivo, dessa forma, é necessário focar em ações e aprimorar o setor. 

Como desenvolver melhor a produtividade em vendas?

Para desenvolver melhor a produtividade em vendas é preciso saber que essa tarefa é necessária, porém não é simples. Para escolher as ações que você deve tomar, pare um pouco e lembre dos quatro tópicos que são de extrema importância para garantir a eficiência da sua empresa. 

Pessoas: estamos falando dos vendedores. Eles tem o perfil necessário? De que forma trabalham? Com qual capacidade diária? O gestor de vendas deve saber as respostas para essas perguntas e, sempre que possível, usar o que sabe para motivar a equipe para que atinjam uma maior produtividade em vendas. 

Processos: cada setor comercial se utiliza dos mais variados processos, muitos ainda relacionados a outras equipes da empresa. Se você souber manter os processos otimizados seus custos operacionais cairão e isso irá acelerar a sua produtividade em vendas. 

Gestão: é necessário ter liderança para levar um time aos melhores resultados. O gestor do time de vendas deve impor o ritmo e monitorar as ações necessárias para maior produtividade em vendas.

Tecnologias: atualmente é uma falha gravíssima não considerar a tecnologia um pilar influenciador de performance num time de vendas. Muitos processos já podem ser substituídos pela automação e isso dá espaço ao vendedor para se dedicar mais ao cliente e oferecer o produto ou serviço mais adequado ao seu problema.  

Dicas para aumentar a produtividade em vendas

Ok, até aqui nós já falamos sobre a importância em manter o alto nível da produtividade em vendas e como é essencial conhecer os quatro tópicos para alcançar uma boa efetividade da equipe. Então, chegou a hora de apresentar algumas dicas para colocar de vez o plano de melhoria em ação. 

Adquira um CRM

O CRM é a principal ferramenta de vendas e ele deve ser rápido, simples e disponível para as mais variadas plataformas. É esse tipo de ferramenta intuitiva e acessível ao vendedor que alavanca a produtividade em vendas. Com o CRM você ganha em estratégia de negócio, armazenamento de informações dos clientes, estruturação do funil de vendas e ainda na cultura organizacional da sua empresa. 

Mantenha o foco

Você precisa entender o que faz a sua equipe perder o foco. Olhe atentamente as rotinas, veja o que consome mais tempo e o que tira a atenção. Pequenos detalhes podem surpreender – um telefone que toca sempre, a qualidade do computador, o espaço do café. Pode até parecer bobagem, mas quanto tempo se perde inserindo informações em um CRM que demora para carregar, por exemplo?  No final do dia você ter um prejuízo considerável. 

Eleja suas prioridades

Tenha certeza de que o que é prioridade seja a primeira coisa a ser feita no dia. Existem várias ferramentas e metodologias que irão dar suporte a sua equipe. Os vendedores devem escolher qual melhor se adequa ao seu perfil – ou ao time, se a escolha for do gestor. É necessário lembrar que todos devem rever essa lista de prioridades antes de começar a trabalhar, pois assim já é possível mensurar o tempo investido em cada atividade. 

Não tenha medo de automatizar

Lembra que falamos lá em cima sobre tecnologia? Economize o trabalho braçal onde for possível. Existem diversas ferramentas que automatizam os mais variados processos, como o disparo de email marketing, por exemplo. Envie conteúdos, aquira chatbots no seu site e nas redes sociais, deixe as informações que você precisa passar a um clique do seu cliente. 

Faça testes

Teste, teste e teste de novo quantas vezes for preciso. O time de vendas sempre pode melhorar e você nunca vai saber se não submetê-los a testes. Tenha sob controle as suas atividades e as atividades do time inteiro. Pense sempre: como é possível aumentar a produtividade em vendas apresentando o meu diferencial competitivo no mercado? É dessa forma que você caminhará em direção a melhor performance. 

Avalie os processos de vendas

O tópico importante apareceu de novo. Tenha sempre os dois olhos abertos em cada etapa que o cliente passa até fechar o contrato. Faça um projeto para otimizar os processos e veja como ele irá acelerar os resultados.

 

Pronto! Agora que você sabe que aumentar as vendas nem sempre significa aumentar os resultados, você está pronto para utilizar melhor os recursos disponíveis. Implante os processos na sua empresa e aumente a produtividade de vendas. 

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