Por que terras ainda não desbravadas são as mais férteis?

 

Perseguir aquele sonho ousado e totalmente pioneiro pode ser a chance de sua empresa fazer história no mercado

Abrir caminho em um terreno novo, inexplorado dá um trabalho danado! É preciso muito coragem e certeza a respeito do rumo que se está tomando, afinal, o caminho é desconhecido e por isso, fica difícil prever o que se pode encontrar durante o trajeto. No entanto, Peter Thiel, autor do livro: Do Zero a Um, acredita que percorrer um caminho desconhecido é o primeiro passo para criar um valor singular no seu mercado.

Afinal, se o caminho é novo, não existe concorrência por lá e as oportunidades de você criar algo completamente diferente e fazer história com a sua empresa são muitas.

Quanto mais você compete, mais se torna parecido com os outros

Para Thiel, se você deseja dominar seu mercado, precisa começar pisando onde ninguém pisou. Na prática isso significa escolher um nicho de mercado e procurar soluções para problemas deste público específico, começando com pequenas inovações, pequenas soluções que possam diferenciar sua empresa.

Uma inovação que não resolve um problema é nula

O mundo está cheio de problemas e a verdadeira inovação é procurar alternativas para resolvê-los. É importante lembrar que nem sempre esses problemas estarão visíveis para seu público. Por exemplo: a falta de uma lâmpada não era evidente até que a mesma fosse criada. A mesma situação acontece com os aplicativos de mobilidade urbana: a maioria das pessoas nunca enxergaram o fato de não existir um aplicativo que as permitisse chamar um carro através do celular como um problema, até que a coragem de explorar o inexplorado transformou esta área.

Mas ainda existe muito mais a ser descoberto

Ainda existe muita terra virgem esperando para que as empresas as explorem e criem caminhos totalmente inovadores. Google que o diga, a empresa poderia ter se contentado em ser apenas competitiva. Só quer ser competitiva não tornou a empresa detentora do monopólio no segmento de mecanismos de busca, ser inovadora e totalmente corajosa sim. Entende a diferença?

Aposte em algo singular lhe dá grandes chances de fazer um monopólio

É a famosa estratégia do Oceano Azul: ou você escolhe continuar lutando contra seus concorrentes nas águas vermelhas ou você parte para as agitadas e desafiadoras as águas azuis, onde a concorrência é praticamente nula.

Seguir por uma direção diferente enquanto seus concorrentes percorrem sempre o mesmo caminho pode ser o algo a mais que sua empresa estava precisando para iniciar uma caminhada rumo à liderança do seu mercado. Nunca deixe de investir no desenvolvimento horizontal da sua empresa, mas lembre-se: somente um crescimento vertical levará você ao topo e isso você conquista enquanto percorre caminhos que nunca ninguém percorreu e que, sem dúvidas, são os mais férteis.

 

Deixe um comentário