Sobre a Aliare

Quais as vantagens em ter ERP em nuvem?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já sabe que o Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gerenciamento que a Solution oferece para te ajudar na tomada de decisões dentro da sua empresa? O sistema integra todos os departamentos do negócio, oferecendo a visualização de informações de forma clara e em tempo real. Mas e sobre o ERP em nuvem? Você conhece sua forma de funcionamento e suas vantagens? Saiba que esse sistema que pode auxiliar no dia a dia da sua empresa tem sido a primeira escolha de quem deseja ter um crescimento expressivo em sua área.  É por isso que hoje vamos explicar tudo para você ficar por dentro da nova tecnologia.

O objetivo do ERP é que, através da sistematização de processos de negócios, todos os departamentos da empresa realizem suas devidas tarefas diárias integradas aos demais setores. Sua importância se dá devido a eficiência em suas funções, pois possibilita a visualização gráfica de todas as informações relevantes para o negócio. Apesar de parecer não ter diferença entre um ERP local e um de nuvem, a distinção está exatamente em suas formas de armazenamento. Enquanto no sistema local os dados e informações podem ser acessados em um único computador, no ERP em nuvem os colaboradores têm a possibilidade de acessar o que for necessário em qualquer lugar, a qualquer momento.

É assim que o ERP em nuvem gerencia e disponibiliza informações de forma integrada a outros locais de conexão, justamente por ter os muitos dados e informações gerados armazenados na nuvem. Resumidamente, a proposta de liberdade é o foco, já que os colaboradores que precisam ter acesso ao sistema podem estar em qualquer lugar do mundo para localizar os dados. A pesquisa “Cloud ERP Market by Component, Business Function, Industry Vertical, Organization Size, and Region – Global Forecast to 2025” revela que o mercado de ERP em nuvem, a nível global, deve apresentar um crescimento de US$ 45,3 bilhões em 2020 para US$ 101,1 bilhões até 2025. Tamanho avanço revela a necessidade de que cada vez mais empresas adotem o sistema que facilita o funcionamento das atividades e auxilia na tomada de decisões de forma muito mais eficiente com o seu armazenamento em nuvem. Por isso, nós separamos algumas das vantagens de ter um ERP em nuvem em sua empresa, confira:

Mobilidade

Para começar, nós vivemos em um mundo conectado onde conseguimos acessar tudo o que precisamos através da nuvem. Portanto, você deve concordar que não faria sentido que o sistema de gerenciamento, uma ferramenta tão importante no dia a dia de empresas, principalmente do agronegócio, não estivesse na nuvem. Por isso, a mobilidade é uma das vantagens mais visíveis. Em um ERP local você fica preso à máquina em que os dados foram armazenados, precisando passar tudo para outros pontos de acesso, caso esse seja o objetivo. E é nesse momento que o ERP em nuvem entra, trazendo maiores possibilidades. A vantagem é que o conteúdo está disponível de forma on-line em qualquer lugar, a qualquer momento, inclusive não estando limitado ao ambiente da empresa. 

Produtividade

O aumento da produtividade dos colaboradores é um ponto interessante a ser exposto. Associado à mobilidade que o sistema em nuvem permite, a produção dos funcionários é facilitada quando outros meios que já não são tão práticos, como e-mails e papéis, por exemplo, podem ser substituídos. O ERP permite a interação entre diferentes departamentos da empresa, todos podendo acessar os mesmos arquivos, dados e informações de maneira simultânea. Associado ao aumento de produtividade dos funcionários, como resultado direto a instituição acaba tendo melhores resultados em seu segmento. É assim que o negócio cresce, de forma gradativa, unido com quem faz acontecer e facilitando processos.  

Segurança 

A segurança é um dos maiores investimentos do sistema em nuvem. Nele encontramos os sistemas de backups, acessibilidade e defesa contra possíveis ataques de hackers. Tudo isso assegura que a empresa não perderá o acesso aos dados quando precisar. Colocando os dois lado a lado, a desvantagem do ERP local é que a defesa dele depende apenas da própria empresa, que por vezes precisa de uma equipe especializada e empenhada em manter tudo funcionando e com as informações seguras. Já o ERP em nuvem possui uma estrutura de proteção melhor elaborada, sendo a principal opção de escolha pelas instituições que entendem um pouco mais do assunto. Mas esse assunto é conversa para outro blog post.

Custos menores 

Os custos com o ERP em nuvem são mais baixos do que com o sistema local. Isso porque o valor da opção de armazenamento em nuvem pode ser resumido em planos mensais ou anuais de uso. Já o ERP local precisa de licenças, servidores, hardware, manutenção e gastos com pessoas especializadas em resolver possíveis problemas, além de assegurar o  funcionamento. Inclusive, esses funcionários perderão boa parte do tempo diário para manter o sistema em ordem e quando houver atualizações para entregá-las ao computador de cada colaborador. Com isso, até mesmo a burocracia necessária para adquirir um sistema em nuvem é menor. 

Bem, imagine que a sua empresa depende de um único computador em que os dados foram armazenados. Nesse cenário, você precisará transportar todas essas informações para os outros locais que precisam ter a acessibilidade dos mesmos. Com o seu armazenamento em nuvem, qualquer colaborador pode acessar o que precisa de forma integrada entre todos os setores, independente do local em que se encontre. O sistema de gestão ERP em nuvem reduz todos os problemas já mencionados a níveis muito baixos, se comparado ao sistema local. Por tudo isso, a tendência é de um crescimento expressivo no uso de um sistema de gerenciamento em nuvem.

E então, agora que já está por dentro de como funciona um ERP em nuvem e entende todas as suas vantagens, qual dos dois sistemas você escolheria?

Entre em contato para conversar com um de nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados