Sobre a Aliare

Que benefícios um plano de carreira pode trazer para minha empresa?

Tempo de leitura: 2 minutos

As empresas que buscam reduzir o turnover devem oferecer oportunidades de crescimento aos seus colaboradores. Uma das opções é elaborar planos de carreira. Esses planos devem ser divulgados para os colaboradores da instituição e aplicados de acordo com as regras predefinidas.

Assim, o colaborador se dá conta do valor que ele tem para a empresa e, consequentemente, fica cada vez mais motivado a conquistar melhores resultados — seja por meio de uma possível promoção, do ganho de bônus ou de aumentos salariais.

Você sabe do que se trata um plano de carreira?

O plano de carreira nada mais é do que um programa estruturado que estipula o caminho que cada colaborador vai percorrer dentro de uma organização. Através desse sistema, é possível determinar as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição.

Com um plano de carreira estipulado e divulgado internamente, o profissional sabe por quais etapas passará na hierarquia da empresa e quanto tempo ficará em cada uma delas. Além disso, o plano pode funcionar como um convite para o colaborador trabalhar ativamente o seu desenvolvimento. No momento em que ele sabe onde quer chegar, fica mais fácil  traçar metas claras e tentar alcançá-las.

Dicas para elaborar um plano de carreira

Na caso da Solution, quando o assunto é plano de carreira, nós elaboramos um manual de cargos com atribuições e competências. O material demora para ser criado, isso porque vários pontos importantes devem ser levados em conta. Além de que o mercado é dinâmico e alterações ocorrem frequentemente, novas funções muitas vezes são criadas e habilidades novas são requeridas.

Para o colaborador o importante não é ver um papel onde estão escritas determinadas atividades, habilidades e competências. É ter o feedback do seu gestor de que está caminhando para o seu crescimento profissional e que está alinhado a cultura da empresa. Se fosse criar um documento, todos lerem e as coisas acontecessem sozinhas seria um sonho, mas acorde, não vai rolar.

O segredo é pensar no futuro dos seus colaboradores.

Para começar, você sabe quais são os objetivos e sonhos de cada um? Qual cargo cada um deseja ocupar? Provavelmente, eles não estão preparados para tais responsabilidades. E é nesse momento que a empresa pode entrar com o plano de carreira. A partir de então, é preciso criar um ambiente capaz de despertar no colaborador novas competências.

A empresa deve identificar quais são os pontos fortes e fracos de seus colaboradores.

Assim, é possível elencar tudo aquilo que precisa ser trabalhado. Ao trabalhar forças,  é muito mais fácil potencializar habilidades já existentes do que desenvolver novas habilidades. Esse fator deve ser levado em consideração no momento de pensar sobre um plano de carreira.

Estabelecer metas tangíveis e prazos aos colaboradores também é importante para que cada um consiga alcançar seus objetivos.

Importante salientar que não estamos dizendo que isso é uma tarefa fácil, ou que tudo funciona perfeitamente bem na Solution. O que queremos é despertar isso nas empresas, pois se você não tem consciência de que é importante nunca tomará a decisão de iniciar.

Agora que você já sabe os benefícios de traçar um plano de carreira na sua empresa, que tal colocar em prática?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados