Dicas da Solution sobre saúde mental durante isolamento social

Saúde em tempos de isolamento social

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo todo, visto que cerca de 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) sofrem de ansiedade. Em tempos de isolamento social, esse número tende a aumentar muito e é por isso que precisamos priorizar a nossa saúde mental. 

Em um mundo hiperconectado, com todos os dispositivos móveis para estarmos em contato com pessoas ao redor do planeta, estar isolado parecia impossível. Pois bem, apenas parecia, não é mesmo? Diversas nações estão tendo suas rotinas afetadas pela pandemia do COVID-19 e um dos grandes desafios a ser vencido é a distância física entre familiares, amigos e colegas de trabalho. Pois bem, estamos reaprendendo a nos conectar e não pirar.

Nós da Solution prezamos pela saúde mental dos nossos colaboradores, O otimismo, a esperança e algumas boas práticas estão mantendo a nossa equipe unida e bem longe da ansiedade. Separamos aqui algumas das nossas medidas para que você também possa aplicar dentro da sua empresa, buscando manter o ânimo e a saúde dos seus funcionários. 

Ao concluir a leitura, deixe seu comentário nos contando quais dessas práticas você já aderiu ou pretende aderir! 

O isolamento social pede uma comunicação consciente

O momento que estamos enfrentando está saturado de informações, e isso faz com que a qualidade e veracidade dos fatos passem a ser bastante questionáveis. Sendo assim, manter seus colaboradores bem informados é primordial, porém, sem nunca exagerar, pois a grande quantidade de informações pode deixá-los ainda mais ansiosos. 

Crie uma rotina de comunicados e indique, aos seus colaboradores, alguns portais confiáveis de notícias para eles acompanharem. Além disso, é interessante recomendar que eles tirem suas dúvidas com os líderes e gestores da empresa antes de entrar em pânico.

Serviços de comunicação como Whatsapp e Telegram estão recheados de links e demais informações sendo repassadas, na maioria das vezes, sem nenhuma verificação. Oriente seus colaboradores a tomarem cuidado no compartilhamento de informações. É sempre muito importante verificar a veracidade dos fatos! 

A comunicação entre as pessoas também merece atenção nesse momento, principalmente entre equipes que antes estavam acostumadas a se comunicar através da fala e, agora, precisam expressar suas ideias através de e-mails, mensagens ou videoconferências. Sendo assim, não se esqueça de destacar a importância da empatia e compreensão com o outro nessa fase difícil. 

O papel do líder durante o isolamento social 

O trabalho de um bom líder nunca foi tão necessário como está sendo atualmente. Além das funções já pré-estabelecidas, os líderes devem ser orientados a dar todo o suporte necessário às suas equipes – seja em relação ao trabalho ou à saúde mental.

Fazer reuniões semanais, ou encontros virtuais diários, são importantes para a interação social entre as equipes, mesmo estando cada um em sua casa. As videoconferências facilitam a adaptação dos colaboradores à nova rotina, mesmo que alguns precisem de um tempo maior para isso. 

Demonstrar preocupação a respeito da vida pessoal dos funcionários já é um grande diferencial das boas lideranças, principalmente no período atual. É função dos gestores orientarem os líderes a questionarem as suas equipes sobre como elas estão se sentindo, como estão os familiares e demonstrar empatia ao que os funcionários compartilharem.

Reuniões gerais com o CEO

O CEO da Solution está mantendo um contato bastante próximo com a equipe. Sempre que há alguma novidade/mudança no cenário, fazemos uma reunião com todo o time para que ele possa atualizar a todos sobre aspectos gerais da empresa, legislações que determinam o que pode-se ou não fazer, comentários sobre o dia a dia e sugestões de clientes, além de responder dúvidas pontuais dos funcionários. E, claro, todos com as câmeras ligadas para matar as saudades dos colegas. 

Esse momento também é aproveitado para alinhar boas práticas de colaboradores que têm filhos, que moram sozinhos, que querem compartilhar opiniões, entre outros. 

As reuniões com o CEO são momentos de otimismo e esperança. Estamos sonhando juntos com o momento em que tudo isso passar e, enquanto isso. criamos forças para manter nossa produtividade e atender os nossos clientes com a mesma excelência de sempre. 

Ginástica laboral

A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental já é um consenso entre os profissionais de saúde. Se a sua empresa oferece ginástica laboral aos colaboradores, mantenha a prática com os que permaneceram na empresa e estenda aos que estão em home office! Mas, como fazer isso? 

Com ferramentas de videoconferência como Google Hangouts ou Skype, você pode reunir um número considerável de colaboradores on-line e, assim, criar uma rotina de atividades físicas com o grupo. Esse momento de descontração e relaxamento serão ideais para o desenvolvimento dos trabalhos em meio ao clima de pandemia.

Se não houver a possibilidade de criar uma rotina diária de exercícios em tempo real, crie pequenos vídeos com exercícios diversos e distribua para as suas equipes pelo Whatsapp, Telegram ou outros canais de mensagens instantâneas. Essa dica, sem dúvidas, fará toda a diferença no dia a dia dos seus funcionários. 

Coffee breaks virtuais

Em tempos normais, a relação entre os colaboradores não ocorre somente de maneira formal e hierárquica, não é mesmo? Sendo assim, é importante recriar esse espaço não-hierárquico no meio virtual também.

Nossa sugestão é a criação de uma sala de reuniões livres, que remetem aos encontros casuais de corredores ou cantinas da empresa, para que os colaboradores possam interagir por alguns instantes de forma livre.

Na Solution, nosso Virtual Coffee ocorre todos os dias às 16:15 e com duração de 15 minutos. Esse é um momento onde as pessoas compartilham suas ideias ou até mesmo algumas brincadeiras de forma descontraída e livre. 

Dicas Solution isolamento social

Incentive o compartilhamento de boas práticas

Sabemos que, em alguns casos, nem todos da equipe conseguem desenvolver suas atividades em home office e, assim, surgem novos modelos de trabalho ou diferentes necessidades. 

Compartilhar essas soluções e ideias com os demais colaboradores através dos meios de comunicação interna podem manter o equilíbrio entre o corpo e a mente, resultando em um aumento da produtividade.

Nesse ponto podemos abordar diversos assuntos com os nossos funcionários como, por exemplo, sugestões de livros que estão nos ajudando a gerir melhor nosso dia a dia, dicas de filmes para nos distrairmos nos tempos livres ou alguns artigos para leitura. Também podem ser compartilhados aqueles pequenos desafios que humanizem a distância e, por que não aproveitar as videoconferências para apresentar o seu pet para toda a equipe?

Lembre-se: dividir sorrisos também significa gerar lucros.

Elogios amenizam o isolamento social

Nós, seres humanos, somos essencialmente sensoriais, ou seja, percebemos sorrisos e euforias e entendemos como formas de agradecimento por algo. Essas sensações, muitas vezes, são filtradas pelas telas de computador e o nosso cérebro acaba não compreendendo totalmente a mensagem.

Para isso, é importante que, em algum dos meios de comunicação corporativos, seja ele interno ou público, sejam feitos elogios e reconhecimentos aos colaboradores! Afinal, uma das consequências do isolamento social pode ser a desmotivação ou fácil perda de foco e essa é uma ótima forma de valorizar e incentivar a equipe a se manter unida.

Como ficam as comemorações?

A ordem é evitar aglomerações e nada causa mais aglomerações que comemorações, certo? Porém, independentemente de toda a fase ruim que estamos vivenciando, aniversários continuam acontecendo. Ainda temos motivos para comemorar! Nós não podemos evitar a lembrança dessas datas, mas devemos achar outra forma de celebrar. As comemorações e reconhecimentos já realizados na empresa devem continuar mesmo com os colaboradores trabalhando de casa.

Pode-se combinar uma chamada por vídeo da equipe para cantar parabéns ao colega, alguns colegas podem gravar vídeos desejando feliz aniversário, enviar por email um cartão virtual com algum benefício, entre inúmeras outras opções. Ainda é possível, se for costume da empresa, enviar uma cartinha com chocolates para a casa de quem está comemorando aniversário, tempo de empresa ou alguma meta importante. Não temos dúvidas de que esse colaborador ficaria imensamente grato! 

 

Concluímos esse artigo com uma frase do Fagner Rangel, que combina muito com o que foi tratado por aqui hoje. “As pessoas são como as empresas e as empresas são como as pessoas, porque são feitas de gente”. Esperamos que tenham gostado das nossas dicas e que continuem acompanhando as nossas postagens! Não deixem de conferir o nosso artigo que trata dos benefícios que um bom ERP pode trazer ao seu trabalho remoto.

Deixe um comentário