Sobre a Aliare

Seu vendedor está gerando lucro ou prejuízo para a sua empresa?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você saberia dizer, hoje, se algum vendedor da sua equipe está dando mais lucros ou prejuízos para a empresa?

Quando você sonha em ter seu próprio empreendimento, atingir esse objetivo te proporciona uma satisfação sem tamanho. Sendo assim, você dá o seu melhor na gestão da empresa, para que tudo saia perfeitamente bem e que seu negócio seja um completo sucesso, não é mesmo?

Um dos passos principais para que isso aconteça, é ter colaboradores que tenham o mesmo objetivo que você, ou seja, que também estejam dispostos a trabalhar pelos melhores resultados para o empreendimento, seja ele qual for.

Para saber como está sendo o desempenho da sua empresa, no geral, e também de cada vendedor, individualmente, explicaremos, neste artigo, duas ferramentas essenciais para você ter um maior conhecimento do funcionamento do seu negócio, para assim, poder acabar com prejuízos e melhorar sua lucrabilidade.

 

Você conhece o DRE?

 

A sigla DRE é referente à Demonstração do Resultado do Exercício. No Brasil, o artigo 187 da Lei 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações) institui que o levantamento desse “resultado econômico” aconteça obrigatoriamente, pelo menos, uma vez por ano. Ou seja, você precisa produzir um DRE na sua empresa.

O DRE é uma ferramenta contábil, reconhecida mundialmente, que tem como objetivo principal, fazer uma análise do rendimento do empreendimento. Em geral, ela é composta por:

  • Receita bruta;
  • Custos;
  • Lucro bruto;
  • Despesas operacionais;
  • Lucro operacional;
  • Resultado não-operacional;
  • Lucro pré-recolhimento do imposto de renda;
  • Impostos;
  • Resultado líquido, que pode ser um lucro líquido ou prejuízo líquido.

Esses itens, quando trabalhados juntos (da maneira que mostraremos a seguir), irão auxiliar, e muito, na administração dos negócios, pois ele facilita a realização de uma análise sobre o andamento dos gastos empresariais, das estratégias de faturamento e da realização de ajustes para superar prejuízos e aumentar os lucros.

Confira, a seguir, como são utilizados os itens que compõe o DRE.

  • Receita Bruta – Custos = Lucro Bruto;
  • Lucro Bruto – Despesas Operacionais = Lucro Operacional;
  • Lucro Operacional +- Resultado não-operacional = Lucro pré-recolhimento do imposto de renda;
  • Lucro pré-recolhimento do imposto de renda – impostos = Resultado líquido (lucro líquido ou prejuízo líquido)

O DRE, hoje, já é conhecido por muitas pessoas, principalmente os que possuem seus próprios empreendimentos. Mas, o que você provavelmente não sabe é que, a Solution resolveu criar uma ferramenta que vai além do DRE, e que vai te fornecer um benefício a mais.

 

 

A ferramenta que analisa o desempenho do seu vendedor

 

Não é de hoje que as margens de lucro do mercado estão em queda e, a cada ano que passa, parece que fica mais difícil de manter a margem de lucro igual a do ano anterior. Porém, em contrapartida, os custos operacionais empresariais não param de aumentar. Você também sente que a sua empresa está sendo impactada por essas questões?

Vivemos em um mercado com muitas opções de produtos, em função do aumento da concorrência, o que ocasionou uma dificuldade para realizar os reajustes de preços das mercadorias. Junto a isso, tivemos um aumento nos custos operacionais, com uma valorização dos vendedores, devido ao aumento de concessionárias e de despesas com combustíveis, custos esses que não eram bem controlados, ou sequer acompanhados, anteriormente.

A junção dos dois componentes resultou em uma queda significativa de lucratividade nas vendas. Os empreendedores, em geral, tem o costume de acompanhar as vendas quase que diariamente, mas não tem a cultura de acompanhar os custos que essas vendas estão gerando.

O diretor comercial da Solution, Jorge Bernardes, acredita que essa falta de cultura se dá devido a grande dificuldade encontrada pelos empreendedores ao tentar extrair informações de maneira, fácil, correta e rápida das despesas de cada vendedor.

Sendo assim, a Solution desenvolveu uma ferramenta que permite uma maior atenção da empresa para os recursos que estão sendo utilizados para vender. Ela funciona como um DRE de vendedores, e vai te permitir uma análise mais profunda e, consequentemente, eficaz, da gestão da sua empresa.

A utilização da ferramenta permite que haja maior conhecimento se, por exemplo, o colaborador que mais vende é o mesmo que mais traz rentabilidade para dentro da empresa, pois uma coisa não garante a outra.

O acompanhamento das despesas, por categoria, pode fazer com que o empreendedor ajude seu vendedor a gastar menos e, ainda, a trazer maiores resultados.

Para Jorge Bernardes, essa análise poderia, também, fazer uma quebra de paradigmas. Por que premiar sempre o campeão de vendas, e não aquele vendedor que foi mais lucrativo?

Para chegar ao DRE específico do vendedor, são feitas algumas alterações nos itens e na maneira de trabalhá-los, em comparação ao DRE tradicional. A seguir, apresentaremos o relatório que permite o maior conhecimento sobre a lucratividade do vendedor.

 

 

Modelo de Rentabilidade do Vendedor

 

  • Vendas – Imposto – Custo da Mercadoria = Lucro Bruto

 

  • Lucro Bruto – Despesas com Pessoal (Salários; Comissões; FGTS; Encargos INSS; Provisões Férias e Provisões Décimo Terceiro) – Despesas Operacionais (Manutenção de Veículos; Viagens; Alimentação; Comunicação) = Resultado do Vendedor.

 

“Precisamos usar mais as informações que estão disponíveis dentro das nossas empresas para melhorar nossa gestão de resultado. Se a informação não existe, precisamos buscar quem crie e, se existe, precisa ser rápido e fácil para usá-las. Porque não existe gestão sem informação”, afirmou o diretor comercial da Solution.

Você identificou a necessidade de conhecer melhor as despesas e lucros individuais da sua empresa e funcionários? Entre em contato com a nossa equipe, será um prazer te ajudar com a ferramenta do DRE de vendedor e te apresentar todos os outros serviços que oferecemos.

 

 

A Solution

 

Se você é novo por aqui, e ainda não conhece a Solution, somos uma empresa líder em sistemas de gestão para maquinário agrícola e no atendimento de concessionárias do mesmo setor, atuando há 30 anos no mercado AGRO.

Nosso propósito, e principal objetivo, é desenvolver soluções para a evolução de negócios, optando por decisões inteligentes e fazendo o uso de tecnologias avançadas. Sabemos que cada empresa é única, sendo assim, nosso primeiro passo sempre será entender quais são suas necessidades, para então descobrir qual é o melhor jeito de facilitarmos a rotina do seu negócio. Para atingir a eficiência máxima, nós não vendemos somente tecnologia, mas sim, relacionamento, lealdade e segurança.

Para conhecer e saber mais sobre os nossos serviços, é só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados