Sobre a Aliare

Telemetria: entenda como acompanhar e comandar a produção agrícola à distância

Tempo de leitura: 4 minutos

A Telemetria permite que você acompanhe e gerencie máquinas agrícolas à distância, tudo de forma online. Essa tecnologia acelera a produção agrícola e traz diversos outros benefícios, tanto para as concessionárias quanto para os clientes, que serão citados e explicados aqui neste artigo.

Já pensou em aplicar a Telemetria no seu negócio agrícola? Ou ainda não sabe como funciona?

Acompanhe este artigo até o fim para saber tudo sobre a Solution, a Campos Dealer e essa nova maneira tecnológica de acelerar a produção agrícola, que envolve uma integração entre as duas empresas.

 

O que é a telemetria?

A tecnologia da telemetria permite uma transmissão de dados à distância. Ela está dentro de softwares específicos, em dispositivos que são instalados dentro de equipamentos agrícolas como, por exemplo, colheitadeiras, tratores e pulverizadores, buscando acelerar a produção e administrar o desempenho dessas máquinas.

A telemetria permite um monitoramento de máquinas em tempo real, gerando informações como a localização, a velocidade, o deslocamento e o horímetro dos equipamentos. Estes dados são certeiros e confiáveis, o que fornece ao produtor e às concessionárias uma maior segurança e facilidade na hora de tomar decisões, uma redução de prejuízos e, consequentemente, uma aceleração e melhoria na produção, em geral.

Por outro lado, há também, benefícios à concessionária, uma vez que a facilidade no acesso aos dados melhora o atendimento ao produtor, o que gera uma maior fidelização do cliente ao prestador de serviços, devido ao fornecimento e garantia de agilidade, além da prevenção de grandes riscos.

 

Campos Track

O Campos Track é um dispositivo, desenvolvido pela Campos Dealer, que vai melhorar a experiência do agricultor em relação à concessionária: é uma telemetria voltada, principalmente, para a concessionária.

Esse dispositivo pode ser conectado em qualquer máquina e fica no campo, transmitindo informações relevantes para a nuvem, em tempo real, através da plataforma Campos Dealer, para dentro da concessionária. Ali, serão monitorados todos os serviços que estão sendo realizados.

Um dos benefícios oferecidos para as concessionárias é a personalização de um aplicativo especial, próprio para cada uma delas. O aplicativo, onde o cliente irá acessar todas as informações de suas máquinas, terá a sua cara, com a identidade visual e o nome da sua própria concessionária. Esse aplicativo irá fornecer um mapa com a localização exata de cada equipamento, seu status (ligado ou desligado) e informações sobre problemas, que serão alertados pelo operador da máquina, além de receberem avisos, caso seja necessário realizar alguma revisão preventiva.

Em resumo, o Campos Track oferece, para o cliente e para a concessionária, os seguintes benefícios:

 

Para o Cliente

  • Aplicativo no celular/tablet
    • O cliente pode habilitar o aplicativo e ler o QRCode da máquina, tudo isso sem custo, para se comunicar com a concessionária em caso de falha.
  • Avisos de problemas e Alertas
    • No aplicativo, o cliente poderá informar o problema ocorrido na máquina, bem como tirar fotos de peças danificadas e também receber avisos e respostas sobre sua reclamações.
  • Monitoramento em tempo real
    • O cliente também tem a possibilidade de monitorar a localização da sua máquina e se está ligada ou desligada, isso de qualquer lugar.

 

Para a Concessionária

  • Situação
    • A máquina monitorada muda de cor no mapa da concessionária, indicando se há algum problema e/ou se está próxima a data de uma revisão.
  • Envio de Alertas
    • Quando há algum relato de problema, ou a máquina está próxima de uma revisão, um aviso é enviado para o setor de serviços. Além de informar sobre a pressão do óleo e pressão da água, permitindo que a concessionária realize um trabalho pró-ativo e preventivo.
  • Localização e Deslocamento
    • Através do mapa, é possível verificar a localização exata da máquina, se está ligada ou desligada, e também visualizar seu deslocamento.

Entre as vantagens que a ferramenta em questão possibilita para a concessionária, estão:

  • A fidelização do cliente com a marca, a empresa e o pós-vendas;
  • Um aumento significativo na qualidade do atendimento dos serviços, com maior pró-atividade e rapidez;
  • Um relacionamento mais próximo com os seus clientes;
  • Um aumento de vendas no setor de serviços e peças.

Solution e Campos Track

O dispositivo Campos Track, responsável pela telemetria e, consequentemente, pelo monitoramento das máquinas em tempo real, é totalmente integrado com o sistema de gestão da Solution: maior empresa do Brasil em sistemas de gestão para maquinário agrícola. Sendo assim, todas as informações trafegam em ambos os sistemas, o que facilita, e muito, a comunicação com gestores e técnicos, para que qualquer tipo de problema seja resolvido da maneira mais rápida e eficiente possível.  A parceria, também, evita o retrabalho de digitação, facilitando uma melhor realização de análises, pois todas as informações serão direcionadas a um único sistema.

Um exemplo de benefício da integração é o fato de a Campos Dealer não realizar serviços de faturamento de pedidos e controles financeiros, porém, a Solution é especialista nessa questão. Cada sistema é responsável por uma parte do processo, e, juntos, tendem a levar cada vez mais facilidades aos clientes.

 

Campos Dealer

O Campos Dealer, idealizador do Campos Track, é uma plataforma completa, desenvolvida para facilitar o serviço das concessionárias, oferecendo organização e controle de informações, de maneira simples e acessível.

O objetivo maior da empresa é utilizar a tecnologia a favor das pessoas, fazendo uso de todos os recursos tecnológicos possíveis para ajudar no gerenciamento do tempo e do trabalho das concessionárias. Esse melhor gerenciamento ocasiona um grande aumento na produtividade das equipes em vendas e serviços, além de ser integrado com o sistema de gestão da Solution, o que facilita ainda mais todo o processo.

 

Você gostou desse artigo? Gostaria de saber mais sobre os serviços realizados pela Solution? Nossa equipe está pronta para esclarecer todas suas dúvidas, fale conosco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados