Sobre a Aliare

Transformação Digital no Agronegócio

Tempo de leitura: 4 minutos

A transformação digital tem sido alvo de debate já há algum tempo em diversos setores da economia. E o Agronegócio não poderia ficar de fora, principalmente por ser a maior área e a mais rentável do Brasil, com a produção de alimentos, fibras e energia renovável.

O Brasil é um país muito rico em biodiversidade, boas condições edafoclimáticas e muita área agricultável, apresentando solo fértil e grande capacidade de expansão. Entendendo essas qualidades, as empresas do Agronegócio têm aproveitado as boas condições para implementar progressos técnicos, como o desenvolvimento de melhores práticas de manejo, melhoramento genético, uso racional de seus recursos naturais. Além dessas mudanças terem impacto financeiro positivo, elas ajudam a diminuir os impactos ao meio ambiente.

Como o Agronegócio é um dos setores da economia que mais cresce no país, devido à alta demanda de alimentos e ao crescimento populacional, a transformação digital abre portas e possibilita a otimização de resultados. Soluções de Internet of Things (IoF), machine learning, Big Data e Inteligência Artificial (IA) podem, e devem, atuar ao lado do setor do Agronegócio. Através de aplicativos, software, tratores, implementos e máquinas, o seu negócio pode melhorar muito.

As oportunidades são muitas e hoje nós vamos falar sobre elas!

Por que atrelar tecnologia ao Agronegócio?

Modernizar processos é preciso, principalmente para que a empresa não fique para trás em relação aos concorrentes. O objetivo da tecnologia é facilitar metodologias, substituir ações manuais, reduzir custos e otimizar o tempo de gestores e funcionários. Assim, quando usada da forma certa, a tecnologia pode ser uma alavanca para o Agronegócio, auxiliando em muitos pontos. Confira a seguir:

Maior controle

Com a tecnologia aplicada a máquinas e equipamentos, além de ser possível aumentar a produtividade operacional e redução de perdas, o produtor consegue ter um controle muito maior sobre quantidades, seja de insumos ou sementes, que serão distribuídas. Além disso, com alguns recursos é possível controlar estoque, vendas, informações de clientes, enfim, tudo o que você precisar em um só lugar.

Redução de custos

Com todo o controle de informações e dados que falamos antes, o retorno financeiro é como uma consequência. Primeiro porque você terá em mãos tudo o que precisa sobre a situação financeira da empresa, mas também porque desperdícios poderão ser evitados.

Aumento do controle de qualidade

Você já deve ter ouvido falar que as máquinas estão menos sujeitas a cometerem erros do que os seres humanos. Isso é verdade, levando em consideração que, por mais atento que alguém esteja, erros acidentais podem acontecer. Com sistemas de tecnologia os processos podem ter mais qualidade, evitando equívocos humanos. Esse recurso é usado principalmente em atividades de produção de grande escala, onde o controle manual pode ser mais difícil do que o digital.

Otimização na tomada de decisão diária

Tomar decisões pode ser bastante complicado, principalmente para gestores que precisam decidir sobre vários assuntos em um mesmo dia. Para tornar esse processo mais fácil, os sistemas podem te ajudar fornecendo informações e dados que foram anexados ao longo do tempo, através de cadastros e atualizações. Tendo uma visão mais ampla da situação de cada setor da empresa é possível tomar decisões muito mais acertadas, baseadas em dados, não apenas em opiniões pessoais.

Onde a tecnologia pode ser implementada no Agronegócio

No Agronegócio existem muitos fatores que podem servir de espaço para a inserção tecnológica. Dentro delas podemos destacar o perfil climático, solo, adubação, ocorrência de pragas e doenças, qualidade das operações de plantio, tratos e colheita, escolha das sementes, capacitação dos operadores de maquinários agrícolas e janelas de plantio e colheita.

Além disso, outras questões importantes do setor que também podem ser trabalhadas são a gestão financeira, o crédito, a compra de insumos, a comercialização da produção, a gestão de riscos, a integração na cadeia, a armazenagem e logística, a exportação e o beneficiamento e transformação pela indústria alimentícia.

Dentro das muitas possibilidades, separamos 5 que podem te ajudar a trazer a transformação digital para dentro da sua empresa!

1. Agricultura de precisão

A agricultura de precisão consiste em uma forma de gerenciamento agrícola que parte de informações exatas e se completa com decisões precisas. Com isso, ela consegue unir tecnologias e informações para uma agricultura comercial madura.

Com o monitoramento das áreas e a otimização do manejo de culturas, tudo isso através do mapeamento do campo, a tecnologia permite que o produtor tenha mais rentabilidade. Além disso, devido ao seu modelo, a agricultura de precisão também irá auxiliar o produtor a ter uma tomada de decisão mais assertiva.

2. Equipamentos autônomos

Se trata de maquinários guiados por GPS e que, podendo ser controlados à distância por smartphones, computadores ou tablets, são práticos, econômicos e proporcionam a otimização do desempenho de processos. Como são interativos, o produtor consegue monitorar as ações, programando-as conforme o planejamento da fazenda.

3. Melhoramento genético

Não são apenas operações externas que assimilam a tecnologia. O melhoramento genético, aliado à biotecnologia, consegue possibilitar o lançamento de cultivares com as características desejadas pelo produtor, adaptando-as às condições climáticas e do solo. O objetivo é alcançar novas marcas de produtividade com boa adaptabilidade e novas características.

4. Big Data

O armazenamento de dados, que pode ser feito em diferentes software, tende a facilitar os processos no campo, proporcionando mais segurança na tomada de decisão, melhorando a gestão, reduzindo desperdícios.

5. SaaS

O Software as a Service (SaaS) disponibiliza soluções de tecnologia por meio da internet como um serviço. Com a ajuda da Solution você consegue ter um monitoramento dos setores da empresa, como estoque, maquinário, informações de vendas, dados sobre os clientes, entre outras vantagens. Com um acompanhamento mais de perto você terá maior autonomia para tomar decisões seguras, agilizando a avaliação de cenários para tal.

Dentro das divisões do Agronegócio é possível encaixar as soluções disponíveis, adaptando às necessidades da empresa. Um exemplo efetivo de tecnologia que pode ser aplicada ao ao setor é o reconhecimento por imagem. Estamos acostumados com os celulares que permitem o seu desbloqueio através do reconhecimento facial. Com essa mesma tecnologia é possível automatizar a detecção de anomalias nos campos e nos animais, utilizando imagens deles.

E você, sente que sua empresa está preparada para os avanços tecnológicos? O Agronegócio deve estar atento ao mercado, entendendo em quais locais é possível modernizar. Também é preciso ter uma preocupação especial com a capacitação de funcionários para que se adaptem às transformações, conseguindo auxiliar nos processos.

Para entrar em contato conosco e saber mais sobre nossos serviços, clique aqui! Nossos consultores estão prontos para ajudar a sua empresa a otimizar processos e facilitar a tomada de decisões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados