Sobre a Aliare

UC Solution: 18 meses de atuação com mais de 300 usuários certificados

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já ouviu falar em Universidade Corporativa? O número das chamadas UC tem crescido consideravelmente a nível mundial nos últimos anos, sendo uma tendência no mercado empresarial. Elas funcionam como uma ferramenta para as empresas oferecerem treinamentos aos seus colaboradores, podendo ser no formato de cursos técnicos ou de graduação superior. 

Como você já sabe, a Solution está sempre atenta às novidades que surgem, e não poderia ser diferente com a UC. Hoje nós vamos contar um pouco mais sobre a história desses polos educacionais, sobre a Universidade Corporativa Solution e os seus benefícios! 

O início das Universidades Corporativas

Apesar de ter um crescimento exponencial apenas nos últimos anos, a UC já é conhecida há tempos. A primeira que se tem conhecimento foi fundada em 1955 pela General Eletric. Mas, ainda antes disso, se tem teorias de que a origem dessa modalidade de ensino tenha sido em 1920 na General Motors, que criou uma escola noturna voltada para a indústria automobilística. 

E, passado todos esses anos, entendemos que as formas de aprendizado têm sido adaptadas, cada vez mais, às nossas rotinas que estão sobrecarregadas e voltadas, principalmente, para a vida profissional. Mesmo que essa modalidade tenha surgido de uma necessidade antiga de suprir a falta de formação em um contexto pós Segunda Revolução Industrial, esses polos educacionais são facilmente inseridos no mundo contemporâneo. 

Mas, mesmo com todo esse movimento mundial em busca de capacitação, a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) revelou que o número deste recurso aqui no país ainda é baixo. Acredita-se que as empresas nacionais investem cerca de 22 horas em treinamentos dos colaboradores por ano. Esse número é 38% inferior ao dos países mais ricos. 

Para não te deixar desanimado, além de falar sobre a Universidade Corporativa Solution, nós trouxemos algumas empresas que são parceiras no ramo da educação. Clique nos links para conferir: Faculdade Unimed, Universidade Corporativa Sebrae, Universidade Corporativa Banco do Brasil e Universidade Virtual da Globo.

Universidade Corporativa Solution

Foi justamente pensando nas novas possibilidades de aprendizagem, e levando em consideração a nossa vontade de compartilhar conhecimento, que buscamos inovar e trazer esse tipo de educação para nossos colaboradores e clientes. A UC Solution teve início em setembro de 2019, ainda no campo da experimentação, e o seu primeiro curso, “Manual de Conduta”, foi desenvolvido por terceiros. Nosso manual faz parte do processo de onboarding da Solution que tem como objetivo integrar novos colaboradores, auxiliando em sua ambientação à empresa. 

A partir desse momento, buscamos nos especializar, entender os processos de uma universidade empresarial e encontrar parceiros para nos ajudar na tarefa. Assim, fomos percebendo que são variadas as maneiras de absorção do conteúdo, e, por isso, cada Universidade Corporativa vai ter um jeito de ensinar, focando naquilo que é importante de acordo com sua política interna. Pode ser de forma presencial ou remota, através de manuais, guias, ou com acesso à uma plataforma. 

Aliás, um dos pilares da educação empresarial é o de colocar em prática a missão, a visão e os valores da empresa. É por esse motivo que aqui na Solution todos os novos colaboradores têm acesso à UC antes mesmo de ingressarem definitivamente na empresa. Porque queremos alinhar nossos objetivos com as habilidades específicas de cada funcionário. 

Nesse espaço eles encontram diversos conteúdos, tanto sobre a Solution, quanto sobre o nosso ERP, para que o colaborador realmente faça parte da nossa equipe e entenda nossos processos. Por isso, a trilha de aprendizado começa pela empresa, com um material institucional, incluindo as normas internas e o manual de conduta. Depois os assuntos são voltados à educação do ERP Solution. 

Assim, eles percorrem esse trajeto pelo sistema através dos módulos e conjuntos de solução. Os cursos têm duração de, em média, 30 minutos, pensando também na rotina de cada um. Os conteúdos são apresentados em formato de trilha de conhecimento, com avaliação de conteúdo e certificado de conclusão. 

Temos muito orgulho em dizer que, em nossa primeira etapa, ainda como piloto, nós tivemos cerca de 100 alunos homologando a plataforma de conteúdo. Hoje, depois de 18 meses de Universidade Corporativa Solution, nós já tivemos mais de 300 usuários certificados e crescemos mais a cada novo mês. 

Os benefícios da Universidade Corporativa

Apesar de relativamente nova, nossa UC já começou a nos trazer resultados positivos. Além de todas as universidades terem o intuito de auxiliar seus colaboradores na melhoria de suas habilidades, àquelas que são na modalidade à distância se sobressaem. A Solution é uma delas e, por isso, conseguimos ajudar nossos alunos a qualquer horário e lugar, possibilitando que acessem o material mais de uma vez. 

Hoje podemos dizer que a UC auxiliou nossos colaboradores por permitir que tenham esse contato inicial com a empresa em si. Mas, para além deles, destacamos também os nossos clientes, que também fazem parte da Universidade Solution. Os que tiveram acesso aos cursos reforçaram a ideia de que há uma “quebra de gelo” ao visualizar o sistema ERP em funcionamento antes do uso. Além disso, conseguimos disponibilizar aos gestores, parceiros da Solution que embarcaram junto na UC, dados sobre o aprendizado e evolução de sua equipe. 

Eles têm acesso ao desempenho dos funcionários, observando quem mais se dedicou na jornada de aprendizado e quem não deu tanta importância, através da visualização de dos que gabaritaram e dos que não se saíram bem nos testes. Esses sistemas de educação e interação, tanto da Solution quanto das demais empresas, são excelentes não só para os colaboradores, que adquirem mais conhecimento, mas também para os seus gestores, que conseguem acompanhar os funcionários que se mostram mais dedicados em aprender. 

Mas se engana quem pensa que apenas os usuários saem ganhando nessa história. Quem faz parte do dia a dia da Universidade Corporativa Solution também tem boas experiências para contar. Esse é o caso da tutora da nossa UC Solution, Leonir Oliveira Pereira. “Anderson Romero, CEO da Solution, conversou comigo sobre encarar esse novo desafio e a ideia de ampliar o conhecimento em diversos formatos e plataformas me conquistou. Sempre quis transmitir às pessoas o que sei, sempre me senti bem ensinando, e a UC viria a proporcionar isso de outras formas que eu ainda não havia feito”, afirma Leonir. 

É por esses motivos que a Solution continua investindo na UC. Porque acreditamos que podemos transformar histórias e agregar conhecimentos. É por isso que, mesmo com um baixo percentual de empresas privadas nacionais que acreditam em treinamentos e capacitações, continuamos nessa jornada. Nos baseamos nos mais de 300 alunos para entender que a UC faz, sim, a diferença. E assim vamos continuar expandindo para capacitar cada vez mais colaboradores!

Ficou curioso para saber mais sobre as Universidades Corporativas? Clique aqui para ler um conteúdo exclusivo que preparamos! Se quiser saber mais sobre a Solution é só entrar em contato, estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados