Sobre a Aliare

Universidade Corporativa: tudo que você precisa saber sobre essa novidade

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já ouviu falar de Universidade Corporativa (UC)? Essa expressão é muito nova para algumas pessoas, mas, quem trabalha em grandes empresas, certamente já usufruiu dessa ferramenta de ensino. 

Não é de hoje que sabemos quão importante é, para os colaboradores, se sentirem valorizados dentro da empresa em que trabalham, certo? Sendo assim, algumas empresas estão utilizando a Universidade Corporativa para ceder, aos funcionários, uma maneira de valorização, fornecendo uma formação específica para o trabalho realizado por eles. 

Entenda, neste artigo, o que é Universidade Corporativa e de que maneira ela está sendo utilizada em diversas empresas, como aqui dentro da Solution, por exemplo. 

 

O que é Universidade Corporativa?

Também conhecida como Universidade Empresarial, ela é qualquer centro educacional que seja projetado para auxiliar organizações, sejam elas privadas ou públicas. Nessas Universidades, os colaboradores da empresa em questão, irão aprender e conhecer assuntos que estão diretamente relacionados às estratégias da companhia, de forma gratuita, ou por valores muito inferiores aos das Universidades tradicionais. 

Essa é uma maneira da empresa se comprometer com o desenvolvimento dos colaboradores, disponibilizando, desde cursos técnicos, até especializações, que tem como base, é claro, o trabalho realizado pela companhia. 

Normalmente, a maioria dos cursos ofertados pelas Universidades Empresariais, são realizados no modelo EAD (educação à distância), buscando facilitar a rotina dos alunos, que terão horários flexíveis para aprender dentro de uma plataforma online.

Entre os principais benefícios fornecidos por uma Universidade Corporativa, estão:

  • Cursos desenvolvidos pelos gestores da companhia;
  • Formação e preparação do funcionário para o futuro da empresa;
  • Ensinamento de variados processos internos;
  • Possibilita uma aprendizagem voltada, especificamente, aos valores da organização. 

 

Universidade Corporativa EADA Educação à distância (EAD) permite que os treinamentos, ou aulas, sejam realizados a qualquer momento e em qualquer lugar, mesmo sem acesso à internet.

 

A Universidade Corporativa dentro das empresas

São muitas as grandes empresas que oferecem a ferramenta de ensino para seus funcionários e colaboradores. Dentre as maiores companhias, no Brasil, com Universidade Corporativa, estão:

  • Santander;
  • Ambev;
  • Petrobrás;
  • Banco do Brasil;
  • Accor e
  • McDonald’s.

 

A Solution também está lançando sua Universidade Corporativa e, a seguir, você confere todas as facilidades que ela irá promover. 

 

A Solution e sua Universidade Corporativa

A Solution está finalizando o desenvolvimento da sua própria Universidade Empresarial, e, ela não será dedicada somente aos colaboradores da empresa, mas também, para a capacitação de todos os clientes e canais da Solution

A UC Solution estará disponível na mais completa e flexível plataforma do Brasil, quando o assunto é Gestão de Aprendizagem, pois está em constante evolução, com segurança, performance e alta disponibilidade

Essa Universidade, em especial, irá promover cursos técnicos, tanto para novos colaboradores da empresa, que precisam entender o funcionamento, quanto para os clientes que a contratam, quando precisam entender como utilizar o sistema de gestão.

Antigamente, era necessário que uma pessoa da área interna de Recursos Humanos, explicasse todo o funcionamento da Solution diversas vezes, pois era o mesmo discurso para cada novo funcionário contratado. Hoje, a Universidade Corporativa facilita, e muito, a realização deste trabalho, pois faz com que o treinamento fique automatizado: a “aula” estará disponível na plataforma, para ser assistida a qualquer momento, seja em horário comercial ou fora dele. 

Em relação ao treinamento, para todas as empresas que contratam os serviços da Solution, ele era feito, também, várias e várias vezes. Essa repetição acabava causando alguns problemas, pois a Solution conta com diversos consultores, e cada um deles tem seu jeito particular (diferentes didáticas) de explicar e ensinar todos os processos. 

Uma das motivações para a implantação dessa nova ferramenta, foi o fato de que diversas empresas, clientes da Solution, não estavam fazendo o treinamento diretamente conosco, devido ao custo e à falta de tempo, por causa de todo deslocamento e desgaste necessário. Sendo assim, os antigos funcionários acabavam ensinando os novos, o que causava alguns problemas, erros e falta de compreensão durante os processos.

Porém, hoje, o contratante poderá encontrar todas as explicações necessárias dentro da Universidade Corporativa. Na plataforma, acontece uma normatização de processos, já que os ensinamentos ficam padronizados e gravados, podendo ser ouvidos/assistidos quantas vezes for necessário. A plataforma permite que seja feito o download das aulas, sendo assim, o aluno pode assistir os treinamentos em qualquer lugar, inclusive, sem acesso à internet. 

Essa automatização também é importante porque fornece um maior controle para a Solution, visto que ela consegue observar quem assistiu, ou não, os treinamentos e aulas.

“A importância da Universidade para nós, é que o cliente não tem mais a necessidade de se deslocar até a Solution, ou a Solution até o cliente. Isso reduz o tempo gasto pelo cliente, reduz o desgaste e o custo. (…) Aqueles que têm interesse em aprimorar, em conhecer mais, em melhorar os seus processos dentro da empresa, podem o fazer através da Unidade Corporativa”, relatou Anderson Romero, diretor executivo da Solution. 

A criação da UC pode causar medo em alguns, surgindo a dúvida: “então não teremos mais treinamento presencial?”, mas a resposta é: podem ficar tranquilos! A Solution terá esse treinamento virtual, mas isso precisa ser visto somente como um extra, um algo a mais. A verdade é que o atendimento será dado de maneira híbrida, tanto pessoalmente, quanto virtualmente e, também, misto, o que facilita o aprendizado de todos os clientes e colaboradores. 

Vale ressaltar que, apesar da automatização, a Solution continua priorizando o atendimento extremamente personalizado e humanizado para os seus clientes e colaboradores, sem deixar de lado a preocupação com o bem estar de todas as pessoas envolvidas com os serviços da empresa. 

A inovação utilizando tecnologia não para por aqui: os planos para o futuro são muito positivos. “Podemos fazer muitas outras coisas em cima disso. Podemos oferecer conteúdos não somente sobre o ERP Solution e dos seus sistemas. A Solution pode oferecer, também, informações de mobilidade, sobre o BI, que são outros produtos que a gente vem trabalhando e até desenvolver, em conjunto com outras Universidades, conteúdos para os colaboradores internos e clientes”, planeja o diretor executivo.

Ficou curioso para conhecer a Universidade Corporativa da Solution? É só clicar aqui e aproveitar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados