Sobre a Aliare

Você está dando a atenção ao RH e Treinamento de Pessoal tanto quanto deveria?

Tempo de leitura: 2 minutos

Nós já explicamos aqui no blog alguns dos prejuízos causados pelo turnover. No post de hoje daremos continuidade às dicas para diminuir a rotatividade da sua equipe.

Para saber se a rotatividade na sua empresa está alta é necessário avaliar os índices de saída e de pessoas contratadas. Quando o número de saídas é superior ao de contratações, é sinal de que medidas precisam ser tomadas antes de afetar outros indicadores. As más contratações são exemplos causados pelo turnover e que não são consequências do mau gerenciamento de uma equipe já formada.

Fique atento ao setor de RH!

A partir do momento em que o gestor ou responsável  não leva em conta os valores e cultura da empresa na hora da contratação, não leva em consideração requisitos exigidos, não confere as referências ou ainda comete equívocos em alguma outra etapa no processo de seleção, o risco de inserir pessoas com características indesejadas na organização é alto.

É importante ressaltar a importância de um bom planejamento e atenção no setor de recursos humanos. O RH é fundamental para o crescimento do negócio. Por isso, contratar profissionais fora do perfil e sem as habilidades necessárias comprometem a credibilidade do setor e geram custos indesejáveis. Isso sem falar no mal estar na empresa capaz de comprometer os resultados na organização.

Invista em treinamentos

É indiscutível: a capacitação interfere diretamente na produção. Profissionais que visam a excelência almejam o crescimento contínuo e sucesso na carreira. Por isso, para manter talentos na empresa e reduzir o turnover é preciso planejamento por parte dos gestores para treinar toda a equipe.

Ao dar início ao planejamento, é preciso seguir alguns critérios como: capacitar os funcionários recém-contratados; identificar quem são os colaboradores com mais oportunidades e quais são os setores com queda significativa nos resultados; ter em mente o valor disponível para investimento; entre outros.

A produtividade, motivação, absenteísmo e crescimento favoráveis são indicadores de empresas que treinam o seu pessoal. Por isso, é imprescindível o investimento em recursos humanos.

Agora que você conheceu mais estratégias para reduzir o turnover em sua empresa, que tal começar maio com o pé direito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados