Sobre a Aliare

Search
Close this search box.

ERP: entenda como ele é útil para o controle de estoque

Tempo de leitura: 4 minutos
controle de estoque

Em um ambiente de agronegócio bastante competitivo, a eficiência e a precisão no controle de estoque são questões essenciais para o sucesso e a sustentabilidade de uma empresa. Um sistema ERP é uma solução poderosa para otimizar a gestão de inventário, ainda mais quando ele conta com recursos modernos que servem de suporte para esse nicho em especial. 

Quer entender como esse tipo de plataforma pode ser útil para a sua companhia? Este artigo vai te ajudar.

O que é um ERP?

O ERP, Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrado, é um sistema que ajuda a gerir todos os aspectos de uma empresa, desde finanças e recursos humanos até produção e vendas. Ele centraliza e automatiza processos, permitindo que diferentes departamentos compartilhem informações e colaborem de maneira mais eficaz.

Sistemas ERP modernos costumam ser altamente personalizáveis. Assim, é simples adequar essas plataformas para as necessidades específicas de diferentes indústrias e tamanhos de empresas. Quando se trata de algo focado em atender companhias relacionadas ao agro, um exemplo é o Solution ERP.

Essa solução, desenvolvida pela Aliare, traz WMS integrado. Também conhecido como Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, trata-se de um recurso ideal para quem procura facilidade, eficiência e praticidade na hora de gerenciar o inventário. Com essa tecnologia, o Solution ERP está apto a realizar a automatização dos principais processos e tarefas operacionais de armazéns. 

Os benefícios trazidos por essa tecnologia são bastante variados e englobam o aumento de eficiência operacional, a redução de custos e a facilitação de tomada de decisões baseadas em dados precisos.

Confira, a seguir, as principais vantagens do ERP no controle de estoque.

Vantagens do ERP no controle de estoque

Uma das maiores vantagens de um ERP moderno é a atualização de informações em tempo real. Com essa tecnologia, as empresas conseguem monitorar os níveis de estoque em tempo real, desde a entrada de mercadorias até a saída para os clientes. Isso permite uma gestão proativa, evitando tanto a falta quanto o excesso de produtos.

Outros benefícios dele são:

Automatização de processos

A automação é uma característica essencial dos sistemas ERP. Processos como pedidos de reposição, atualização de inventário e emissão de relatórios são automatizados, reduzindo a margem de erro humano e aumentando a eficiência operacional. Com isso, os funcionários podem se concentrar em atividades estratégicas em vez de tarefas repetitivas e manuais.

Essa atividade também costuma incluir a configuração de pontos de reabastecimento automáticos, onde o software gera sugestão de pedidos de compra automaticamente quando os níveis de estoque atingem um determinado ponto. É um atrativo que assegura que a quantidade de itens a serem comercializados sejam mantidos em níveis ideais sem a necessidade de intervenção manual constante.

Previsão de demanda

Sistemas ERP de qualidade utilizam dados históricos e algoritmos para prever a demanda futura com bastante eficácia. É algo imprescindível para planejar de modo prático as compras e a produção, evitando tanto a falta de produtos quanto o excesso de estoque que compromete espaço e capital desnecessários. 

Integração entre variados departamentos

O controle de estoque está interligado com as áreas de compras, vendas, produção e finanças. Um ERP integra todos esses departamentos, assegurando que a informação flua de maneira contínua e precisa entre todos eles. 

Por exemplo, o departamento de vendas consegue informar imediatamente o de compras sobre a necessidade de reabastecimento, com base nas vendas recentes.

Esse contato contínuo melhora a colaboração entre departamentos, reduzindo atrasos e erros que às vezes ocorrem quando informações são passadas manualmente entre diferentes sistemas ou planilhas. 

Redução de custos

Essa gestão com o ERP, quando bem feita, tem potencial para diminuir custos de modo significativo. Com ela, as empresas podem minimizar os gastos com armazenamento ao manter níveis de estoque ideais. Além disso, conseguem evitar melhor a obsolescência de produtos e melhorar as negociações com fornecedores, graças a uma melhor previsibilidade de compras.

Rastreabilidade e auditoria

Boas ferramentas de controle de estoque, como o ERP Solution, permitem a rastreabilidade dos produtos desde a aquisição até a venda final, tudo de modo bastante completo e prático. 

Isso é fundamental para a auditoria e conformidade. Afinal, todas as etapas que a companhia deve acompanhar são documentadas a fim de que possam ser verificadas. 

Melhoria na satisfação do cliente

Um controle de estoque eficaz e otimizado leva diretamente a uma melhoria na satisfação do cliente. Quando uma empresa consegue assegurar a disponibilidade dos produtos quando os interessados nele precisam, a probabilidade de aumentar a satisfação e fidelidade após a compra é muito maior.

A precisão no levantamento de inventário evita situações em que alguém adquire algo da sua empresa e depois é necessário que a companhia cancele o processo por falta do item para realizar a entrega. 

Análise e relatórios avançados

Sistemas como o Solution ERP fornecem ferramentas robustas de análise que ajudam as empresas na melhor compreensão do  desempenho de estoque. Com relatórios detalhados, é possível identificar padrões de consumo, produtos de alta e baixa rotatividade, e áreas onde há oportunidades para otimização.

Melhoria na eficiência operacional

eficiência operacional. Com processos automatizados e integração de dados, as operações de estoque são simplificadas e agilizadas. Isso resulta em menos erros, menor retrabalho e maior produtividade.

Além disso, a centralização de dados nesse tipo de plataforma elimina a necessidade de múltiplos sistemas e planilhas, simplificando todo o trabalho de controle de inventário e diminuindo o risco de inconsistências nos dados. 
Essas são apenas algumas das vantagens que os sistemas ERP podem proporcionar. O ERP Solution ainda conta com outro atrativo: a integração com Business Intelligence. Se quiser compreender melhor esse tema, leia o artigo ERP e BI: como eles ajudam a analisar ROI?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados