Sobre a Aliare

Search
Close this search box.

ERP e BI: como eles ajudam a analisar ROI?

Tempo de leitura: 3 minutos
Business Intelligence

Calcular o Retorno sobre Investimento, ou ROI, é essencial para entender a eficácia de investimentos e iniciativas de uma empresa de qualquer setor. No agronegócio, isso não é diferente.

Uma ferramenta de ERP combinada com uma solução de Business Intelligence, ou BI, pode ser extremamente valiosa para essa análise. Isso porque essa aplicação estará apta a fornecer dados precisos e insights ainda mais relevantes. 

Quer compreender melhor como esses recursos podem ser integrados para calcular o ROI de forma eficaz? Então, é só seguir com a leitura deste conteúdo.

Entendendo conceitos: afinal, o que são ERP e BI?

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrado. Trata-se de um sistema de gestão empresarial que integra diversos processos de negócio em uma única plataforma. 

Ele costuma abranger áreas bastante variadas, como finanças, recursos humanos, manufatura, cadeia de suprimentos, serviços, compras e outros, centralizando todas as informações e operações da empresa.

BI é um conceito que se refere a tecnologias, aplicações e práticas para coleta, integração, análise e apresentação de informações de negócios. Ele auxilia na tomada de decisões baseadas em dados, fornecendo insights por meio de relatórios, dashboards e análises avançadas.

Como o ERP e o BI trabalham juntos?

Um dos principais benefícios dessa atuação conjunta é que o ERP coleta e armazena dados de variadas operações da empresa, como vendas, despesas, produção e estoque. A ferramenta de BI, por sua vez, utiliza esses dados para criar relatórios e análises detalhadas.

Outra vantagem relevante é que, com essa integração, as informações são atualizadas rapidamente. Isso permite análises mais precisas e decisões velozes com base em referências recentes. 

Além disso, o BI utiliza técnicas como mineração de dados e análise preditiva para transformar conteúdos brutos do ERP em insights valiosos.

Passos para calcular o ROI usando ERP e BI

O primeiro passo a ser dado é a coleta de dados de investimentos. Utilize o ERP para registrar essas movimentações, como novos equipamentos, treinamento, marketing e desenvolvimento de produtos. Documente bem esse conteúdo. 

Depois, é o momento do rastreamento de receitas e benefícios. É necessário identificar todas as fontes de receita e qualquer aumento relacionado diretamente aos investimentos feitos.

Use o BI para correlacionar essas receitas com os investimentos específicos, identificando claramente os benefícios obtidos. Ainda, com o uso desse recurso, é interessante aproveitar para produzir relatórios que mostrem a relação entre custos e receitas ao longo do tempo.

Visualizações como gráficos de tendência e painéis de controle ajudam a entender o impacto financeiro dos investimentos.

Um detalhe que vale a pena destacar é que o software utilizado pode contar com atrativos que facilitam tanto o cálculo do ROI como a obtenção de insights com o BI. Um exemplo disso é o Solution ERP, que permite ao gestor acompanhar cada setor da empresa como se fosse único e ainda cruzar as informações a fim de obter a melhor produtividade e o maior rendimento.

​O BI Solution, solução que também é da Aliare, organiza de forma prática e analítica os dados de vendas, faturamento, receita, margens e oportunidades, entre diversos outros, facilitando a tomada de decisão e a geração de novos insights.

Com os insights gerados pelo BI, é fácil identificar áreas em que os investimentos não estão gerando o retorno esperado. E aí então é só utilizar essas informações para ajustar estratégias e otimizar a alocação de recursos.

ERP e BI: um diferencial relevante

Como visto, combinar um sistema ERP com uma ferramenta de BI é uma abordagem interessante quando se trata de calcular o ROI. Isso porque, enquanto uma ferramenta fornece os dados brutos necessários, a outra transforma esses dados em insights que podem fazer a diferença no seu negócio. 

Juntos, esses recursos possibilitam uma análise detalhada e precisa do retorno sobre investimentos, facilitando a tomada de decisões informadas e estratégicas. Ao utilizá-los em conjunto, empresas de vários segmentos conseguem otimizar seus aportes e maximizar o retorno financeiro.

Ferramentas como a Solution ERP, em conjunto com os recursos de BI disponibilizados nela pela Aliare, são verdadeiros parceiros de companhias dedicadas ao agronegócio. Essa plataforma, além de ser direcionada a esse público e poder ser altamente configurável para atender a necessidades específicas, traz recursos 

Outro atrativo dela é contar com módulos, o que é muito interessante para que cada organização aproveite o melhor do software obtendo o máximo dele com um excelente custo-benefício.

Quer compreender melhor como as ferramentas da Aliare, o ERP e o BI conseguem impulsionar o seu negócio agrícola de modo bastante específico? Então, fica aqui o convite para a leitura dos nossos conteúdos 5 benefícios da customização do ERP para um negócio – ERP Solution – Sistema de Gestão Inteligente e Business Intelligence: como a tecnologia beneficia o Agronegócio?. Com elas, fica fácil compreender a fundo esses recursos e o que eles fazem em prol da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados