A concessionária agrícola que quer garantir a disponibilidade de produtos ao produtor rural precisa implementar um ERP para potencializar o seu controle de estoque
O papel da concessionária agrícola é oferecer aos produtores rurais um catálogo robusto, com diferentes máquinas, implementos e insumos para atender às suas necessidades.
Manter o estoque desses produtos em dia, de acordo com a demanda e também a época do ano, é muito importante para que a concessionária tenha à disposição os itens certos, no tempo desejado pelo cliente.
Fazer o controle manual desse estoque pode ser muito desafiador, uma vez que a prática fica sujeita a uma série de problemas, tais como erros de registro, dificuldade de previsão de demanda e limitações de monitoramento.
Uma das formas mais assertivas de eliminar esses gargalos é por meio da implementação de um ERP, sistema de gestão empresarial que permite integrar setores e automatizar muitas atividades ligadas ao estoque.
No artigo explicamos como o ERP pode ajudar a sua concessionária agrícola a ter um controle de estoque mais eficiente por meio de seus recursos e funcionalidades. Confira!
Mas antes, o que é um ERP?
Antes de mostrarmos os recursos que ajudam a concessionária agrícola a melhorar seu controle de estoque, é importante explicarmos o que é um ERP e como essa tecnologia funciona.
O ERP, sigla para “Enterprise Resource Planning”, é um sistema de gestão que consegue integrar absolutamente tudo que envolve a concessionária. Inclui, portanto, departamentos, tarefas, informações, inclusive pessoas.
Isso significa que, ao invés da empresa atuar de forma descentralizada, com setores de venda, compra, administrativo, RH e estoque realizando suas operações separadamente, ela consegue reunir todos esses departamentos em um só lugar. Assegurando, assim, um universo único para a realização das atividades.
Como reúne diferentes áreas, dados, pessoas e tarefas em um só espaço, a concessionária é capaz de garantir uma visão ampla e integrada do negócio. Mas não é só isso. A empresa também é beneficiada com:
- Maior eficiência operacional;
- Redução de erros;
- Geração de economia;
- Tomada de decisão ágil;
- Melhora na gestão de estoque.
Por que o ERP ajuda no controle de estoque?
O ERP é capaz de entregar informações atualizadas sobre um departamento, em tempo real. Se tratando do estoque, é possível verificar, por exemplo, qual a quantidade de produtos disponíveis, produtos em trânsito, produtos reservados para venda, entre outros.
Além disso, por automatizar muitas tarefas, a tecnologia também permite que a concessionária defina níveis de estoque mínimo e estoque máximo, o que facilita o planejamento das compras e impede que o setor sofra problemas com estoque parado.
Por meio da tecnologia também é possível monitorar o fluxo de entradas e saídas de produtos, bem como identificar os itens com menor rotatividade. Ou seja, o ERP garante à concessionária uma visão abrangente sobre todo o setor de estoque, o que melhora (e muito) a gestão do departamento.
Funcionalidades do ERP que potencializam o controle de estoque
Agora que já vimos o que é ERP e como a tecnologia ajuda a concessionária no controle de estoque, chegou o momento de analisarmos os recursos e as funcionalidades que potencializam a gestão deste setor:
1 – Lote e validade
A tecnologia permite que a concessionária controle o fluxo de entrada e saída, bem como a data de validade e origem dos produtos. Insumos agrícolas e outros produtos perecíveis, como é o caso de medicamentos, não podem ser repassados ao produtor rural fora do prazo de validade. Então, esse recurso é muito importante para a empresa manter o seu estoque sempre em dia.
2 – Estoque mínimo e máximo
A falta de produtos no estoque ou até mesmo o excesso de itens podem fazer a concessionária perder oportunidades de negócio ou sofrer desperdícios. Para evitar esses problemas, o ERP oferece recursos que permitem definir um estoque mínimo e máximo para ajudar no planejamento de compras e suprimento das demandas.
3 – Relatórios gerenciais
O acesso rápido à informação pode ajudar o gestor a alcançar insights, resolver problemas e tomar decisões mais certeiras acerca do setor. A tecnologia possibilita a emissão de gráficos e relatórios gerenciais que mostram, por exemplo, como está o volume de vendas, quais produtos são mais vendidos, qual o valor total do estoque, entre outros dados.
4 – Controle de rotatividade
A concessionária também pode identificar quais são os produtos com mais e menos rotatividade, e em cima dessa informação, planejar as compras de modo que os itens com menor demanda não geram desperdícios e perdas. Também, que os itens com mais demanda estejam sempre a disposição do cliente.
5 – Preços de custos
A tecnologia também entrega funcionalidades que permitem à concessionária melhorar o controle de custos sobre os produtos estocados. O gestor pode conferir em poucos cliques quanto foi pago em uma peça, máquina, implemento ou insumo, calcular a margem de lucro em cima desse item e definir um preço mais adequado com base no período do ano ou demanda.
O estoque é o coração da empresa porque os itens estocados geralmente concentram o maior valor patrimonial. Cuidar desse departamento é muito importante para a concessionária entregar os produtos ao produtor rural, no tempo certo, bem como eliminar os riscos de perdas e prejuízos.
Atualmente, como a sua concessionária tem feito o controle de estoque? Diga para a gente nos comentários!