Estratégias de precificação com base em dados do ERP

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Business Intelligence

A precificação é, sem dúvida, um aspecto crítico para qualquer empresa que procura alcançar o sucesso. Adotar uma estratégia adequada na hora de defini-la representa a diferença entre lucratividade e prejuízo, crescimento e estagnação. 

Para auxiliar organizações que buscam um equilíbrio ideal entre ganhos e gastos, o ERP se coloca como uma ferramenta que funciona como um importante diferencial. Quer compreender melhor o papel dessa ferramenta nessa situação? Continue a leitura! 

O que é um ERP?

Antes de ir a fundo nos detalhes de como um ERP contribui para a adoção de uma estratégia de precificação assertiva, é importante entender o que é essa tecnologia. 

Também conhecido como um software de planejamento de recursos empresariais, trata-se de uma aplicação que tem por objetivo ajudar no gerenciamento de processos dentro de uma empresa em tempo real. 

Os ERPs modernos estão aptos a acompanhar movimentações em áreas como gestão de inventário, contabilidade, recursos humanos, gestão de relacionamento com o cliente e produção, entre outras. 

Ao integrar dados de todos esses processos em uma única plataforma, esse sistema permite que as empresas obtenham uma visão holística de suas operações, o que tende a melhorar as tomadas de decisão.

Agora, afinal, qual é o papel do ERP na precificação?

O papel do ERP na precificação

Uma das funcionalidades mais valiosas de um ERP é a capacidade de analisar custos em tempo real. Para definir preços competitivos, é necessário contar com uma compreensão precisa de todos os seus gastos no dia a dia, incluindo os diretos, indiretos, fixos e variáveis. Essa ferramenta serve para coletar dados de modo que forneça uma visão completa dos valores despendidos em produção, distribuição, marketing e assim por diante.

Por exemplo, é possível usar essa tecnologia para monitorar o aporte em matérias-primas, mão de obra, energia e outros recursos necessários para produzir um produto. Com essas informações, fica mais fácil calcular com precisão o que é investido na elaboração de um item e, consequentemente, estabelecer um preço de venda que cubra tudo de modo a viabilizar uma margem de lucro adequada.

O papel do ERP na precificação não para por aí. Veja:

Previsão de demanda e gestão de estoque

Outra contribuição interessante do ERP para a precificação é a previsão de demanda e a gestão de estoque que ele possibilita. Os preços precisam ser ajustados equilibrando o que o mercado vem exigindo e a disponibilidade de itens à disposição da empresa.

Uma aplicação com capacidades avançadas de análise de dados, como a Solution ERP, da Aliare, consegue prever padrões de demanda com base em dados históricos e tendências.

Essa estimativa ajuda a companhia a evitar faltas ou excessos de estoque, ambos ruins para a lucratividade. 

Como um recurso como esse, durante uma alta demanda sazonal, a empresa pode ajustar os preços para maximizar as vendas e minimizar a chance de excesso de itens disponíveis que levaria a descontos indesejados no futuro.

Segmentação de clientes e personalização de preços

Os ERPs modernos muitas vezes incluem funcionalidades de CRM que permitem uma segmentação detalhada. Com base em dados como histórico de compras, comportamento de navegação e preferências, as organizações conseguem personalizar suas estratégias de precificação para diferentes segmentos de clientes.

Isso facilita para conceder valores especiais ou descontos para consumidores frequentes ou VIPs, incentivando a fidelidade. 

Da mesma forma, essa funcionalidade da ferramenta deixa gerar preços especiais para novos clientes. Essa segmentação refinada só é possível com a coleta e análise de grandes volumes de dados, uma tarefa que um ERP moderno realiza com eficiência.

Automatização de processos de precificação

A automatização é uma das maiores vantagens do uso dessa tecnologia. Processos manuais de precificação tendem a ser lentos, suscetíveis a erros e difíceis de ajustar em resposta a mudanças rápidas no mercado. Um ERP pode automatizar essa atividade aplicando regras predefinidas e ajustando valores em tempo real com base em condições de mercado, níveis de estoque e outros fatores relevantes.

Por exemplo, se o custo de uma matéria-prima aumentar repentinamente, o software muda  automaticamente o preço de venda dos produtos afetados para manter a margem de lucro. Isso é algo que economiza tempo e ainda por cima assegura que os preços estejam sempre alinhados com os custos e as condições do mercado.

Benefícios de uma estratégia de precificação com o suporte de um ERP

Um ERP fornece dados precisos e em tempo real, o que resulta em decisões precisas de precificação. Além disso, a transparência dos dados ajuda a construir confiança entre as partes interessadas internas e externas.

No entanto, esses não são os únicos benefícios. Outra vantagem consiste na facilidade de responder rapidamente às mudanças no mercado, ajustando os preços conforme necessário para permanecer competitivas e lucrativas. A capacidade de fazer essas alterações de maneira ágil é uma vantagem significativa em um mundo tão dinâmico.

Outros atrativos de adotar o ERP em uma estratégia de precificação são:

  • A automação dos processos de precificação reduz a possibilidade de equívocos humanos, que às vezes custam caro e ainda causam um impacto significativo na reputação da empresa. 
  • A análise de dados potente realizada por esse tipo de ferramenta ajuda a identificar riscos potenciais e a tomar medidas proativas para mitigá-los.
  • Ao otimizar os preços com base em dados precisos, as empresas conseguem melhorar suas margens de lucro. 

Desafios e considerações na implementação de ERP

Apesar dos benefícios significativos, a implementação de um ERP não está isenta de desafios. 

O custo de implementação é um deles, pois pode ser algo que influencia o caixa da companhia na contratação. Por isso, ao escolher um software disponível no mercado, é preciso primeiramente avaliar de modo cuidadoso o retorno sobre o investimento e garantir que têm os recursos necessários para um lançamento bem-sucedido. 

Além disso, dispor da parceria de um fornecedor experiente e que seja preciso na implantação do sistema ajuda a dirimir outros gastos extras.

Outro desafio é a aplicação de treinamento na equipe, o que eventualmente leva até mesmo a uma necessidade de investir recursos e esforço para ajustar a cultura organizacional. 

Por fim, vale destacar que a integração de um ERP com sistemas existentes às vezes é complexa. É essencial que todos os sistemas se comuniquem de forma eficaz para evitar problemas de compatibilidade e dados. Também neste caso, faz toda a diferença contar com um fornecedor experiente e que conte com uma ferramenta flexível e moderna, como o Solution ERP.

Quer conhecer melhor as vantagens de utilizar um ERP na empresa e entender melhor os atrativos da ferramenta da Aliare? É só continuar com a leitura do nosso blog!