Manutenção Preventiva: por que ela é estratégica no agro?

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No que refere às máquinas agrícolas, os processos de manutenção são uma parte essencial tanto para quem compra quanto para quem vende. Nesse sentido, a manutenção preventiva evita surpresas que podem interromper a produção e gerar prejuízos com máquinas agrícolas. 

Para as concessionárias, a manutenção preventiva é uma forma de prever a demanda por manutenção com base no histórico de serviços solicitados pelos clientes. Por isso, ela tem um viés estratégico, tanto de um ponto de vista comercial quanto de relacionamento com o cliente. 

No artigo a seguir, veremos em detalhes como funciona a manutenção preventiva e a importância do data-driven nesse processo. 

O que é manutenção preventiva? 

A manutenção de maquinário agrícola é um pilar do planejamento do produtor, uma vez que a produção depende de máquinas em constante funcionamento. No entanto, muitos gestores agrícolas ainda fazem manutenção do seu maquinário de maneira corretiva, parando as máquinas e interrompendo a produção. 

Como resultado, isso gera uma série de prejuízos e custos para quem produz, já que máquinas paradas significam gastos constantes e dinheiro sendo perdido. Por isso, a manutenção preventiva surge como uma forma de prevenir a para repentina das máquinas e reduzir os custos com manutenção. 

Mas o que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é um tipo de manutenção que visa prevenir paradas críticas do maquinário ao fazer a manutenção de forma antecipada e planejada. O foco é se antecipar aos principais problemas que podem surgir em relação ao maquinário, evitando a manutenção corretiva. 

Dito isso, qual a diferença entre as manutenções preventiva e corretiva? Geralmente, a manutenção de maquinário pode ser dividida em 3 tipos principais, sendo eles: 

Manutenção corretiva: a manutenção é feita quando a máquina quebra e precisa de uma correção para voltar a produzir. 

Manutenção preventiva: a manutenção é feita de maneira programada e preventiva em relação à problemas comuns ao maquinário. 

Manutenção preditiva: a manutenção é feita baseada na previsão de possíveis problemas com o maquinário com base em dados coletados previamente. 

Sendo assim, o cenário é ideal é aquele em que a manutenção preditiva dá suporte à manutenção preventiva, enquanto reduz ou elimina as corretivas. 

Para quem produz, esse tipo de manutenção é essencial para manter a produtividade e reduzir custos ao longo do tempo. Por outro lado, para quem vende e presta os serviços nesse sentido, ela pode ser uma estratégia de relacionamento com clientes. 

No tópico a seguir, vamos explorar um pouco mais essa possibilidade. 

Manutenção preventiva em concessionárias agrícolas

Para empresas que trabalham com serviços de venda e manutenção de maquinário agrícola, como as concessionárias, a manutenção preventiva também tem caráter estratégico. Porém, no caso dessas empresas, a estratégia fica por conta de oferecer a manutenção preventiva antes que o cliente precise solicitar o serviço

Nesse sentido, o histórico de serviços solicitados pelo cliente é uma ferramenta que permitirá a previsão dos pedidos de manutenção. Por isso, os dados têm um papel essencial na prestação desse tipo de serviço de forma eficiente e bem executada.  

Ao invés de coletar, tratar e analisar esses dados manualmente, o ideal é que a concessionária adote ferramentas que executem esse processo automaticamente. Aqui, os sistemas de gestão de processos (BPMS) são uma ferramenta crucial no controle dos diferentes processos envolvidos na manutenção preventiva. 

Isso porque este tipo de serviço implica em vários outros processos como o controle de estoque de peças e o agendamento de horários de serviço. Além disso, a manutenção se torna uma estratégia de relacionamento com clientes, uma vez que esse serviço se baseia na periodicidade. 

No tópico a seguir, discutiremos de maneira mais detalhada esses benefícios. 

Benefícios

Conforme vimos anteriormente, a manutenção preventiva evita os altos custos que a manutenção corretiva traz para as empresas. Como resultado, ela se tornou uma ferramenta estratégica e que ajuda a reduzir custos, otimizar tempo e manter a produtividade ao longo do tempo. 

Esse tipo de manutenção é uma via de duplo benefício na cadeia de produção. Os benefícios atingem tanto quem trabalha diariamente com o maquinário, como o produtor agrícola, quanto quem vende e presta serviços de manutenção, como as concessionárias. 

Vamos explorar um pouco melhor o segundo caso, listando os principais benefícios para quem vende peças e prestas serviços nesse sentido. 

Melhoria de serviço

A constante melhoria do serviço é um desafio pagar muitas concessionárias, que ainda adotam processos pouco eficazes e não digitalizados. A manutenção preventiva implica em uma melhoria do serviço como um todo, já que a manutenção é feita forma pontual e com muito mais eficácia. 

Ao antecipar a demanda do cliente, a prestação do serviço ganha um caráter mais planejado, reduzindo manutenções corretivas emergenciais. Isso gera benefícios para o cliente, que terá menos preocupações com a manutenção. Por outro lado, a concessionária consegue fazer a gestão do serviço com maior previsibilidade e de maneira estratégica. 

Gestão de peças otimizada

Um outro ponto chave que pode ser otimizada pela manutenção preventiva é a gestão das peças de reposição, outro serviço comum nas concessionárias. Isso porque a venda de peças não depende apenas da compra, existem processos logísticos e distribuição, sem falar do controle de estoque e das garantias de cada peça. 

Se não for feita de forma alinhada e controlada, uma má gestão desses processos pode atrasar as operações dos clientes e gerar muitos prejuízos. Por isso, a manutenção preventiva integrada com o calendário de serviços e o controle e gestão de peças garante mais agilidade na compra e venda de peças de reposição. 

Relacionamento com o cliente

O relacionamento com os clientes é uma outra etapa importante do ciclo de venda e prestação de serviços em uma concessionária. Mais do que vender, o processo de pós-venda é mais que essencial na manutenção de um relacionamento de confiança e satisfação com clientes e fornecedores. 

Além de auxiliar na prestação de um serviço mais eficiente e econômico, a manutenção preventiva ajuda e evitar a parada de processos dos clientes. Como resultado, isso se torna uma entrega de valor maior para esses clientes, que sabem que passam a confiar cada vez mais no serviço prestado. 

Manutenção Preventiva é com a Solution

Agora que você já sabe tudo sobre a manutenção preventiva, chegou a hora de implementar esse processo de forma eficiente na sua empresa. Na Solution você conta com diversas soluções de gestão para a sua concessionária agrícola ir mais longe. 

Gestão de maquinário agrícola: gerencie todo o maquinário e serviços de manutenção enquanto otimiza a performance da sua oficina com um ERP completo; 

Gestão de Pneus: gerencie todas as etapas de venda de pneus, da compra junto aos fornecedores até o processo pós-venda com os clientes; 

Gestão de Peças: tenha controle total dos serviços, gerencie seu estoque e monitore as garantias das suas peças agrícolas, com dados claros e resumidos; 

Solution Segments: uma solução personalizada baseada no seu segmento de mercado e nas necessidades da sua empresa. 

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