Vamos imaginar que você chegou até uma loja de ferramentas para comprar um cortador de grama. Você é atendido pelo vendedor e, após uma consulta no estoque, recebe a informação de que o modelo que gostaria de comprar não está disponível. Você solicita um outro e, ao invés de consultar em seu sistema, o vendedor vai até o depósito verificar a disponibilidade de produtos com modelo semelhantes.
Neste processo todo você já perdeu cerca de 15 minutos.
O vendedor volta com a notícia de que infelizmente não possui em estoque um produto semelhante ao que você procura. Ele pede desculpas, mas afirma que se você retornar em 15 dias poderá encontrar o que quer. E o que deveria ser uma compra simples, transforma-se em um processo cansativo.
Por isso, você agradece e prefere buscar o produto em outro estabelecimento.
Ao chegar em outra loja, você solicita o produto. Ao consultar a disponibilidade do produto em seu computador, o vendedor informa que infelizmente o modelo que você procura não encontra-se disponível.
Você solicita um modelo semelhante. Em poucos cliques o vendedor da segunda loja lhe mostra uma lista com os cortadores de grama disponíveis, suas especificações técnicas e o preço. Você escolhe um modelo semelhante ao que gostaria de comprar. Em instantes o vendedor consegue visualizar a prateleira em que o produto se encontra. Ele solicita a retirada do cortador de grama e então fecha a compra.
Ufa!
Fim de maratona.
Mas o que essa história pode nos ensinar?
Modernizar os processos de venda no varejo é tão importante quanto possuir vendedores eficientes. O seu cliente é adaptado a processos ágeis, portanto, é isso que sua empresa deve oferecer para ele.
De acordo com o índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getúlio Vargas, a confiança do consumidor recuou 0,6% no início do ano. Isso signifca 85,1 pontos abaixo da média histórica de 112,9 pontos.
Por isso, otimizar o tempo de execução do processo de vendas é facilitar a vida de seu cliente e investir na construção de uma relação de segurança com o público.
Além disso, um software reduz o tempo de envolvimento com a venda de cada funcionário e traz eficiência no atendimento.
Por exemplo: a utilização de um ERP ao mesmo tempo em que permite ao vendedor ter acesso todas as informações a respeito de determinado produto com um clique, facilita o controle do estoque e possibilita a consulta de produtos semelhantes ao que não está na loja naquele momento.
Trata-se de uma ferramenta que não facilita apenas o trabalho do vendedor. Seus benefícios chegam até o cliente que sai mais satisfeito do estabelecimento e permite que sua equipe saiba a hora certa de abastecer o estoque.
Conheça mais sobre nossos produtos. Envie um e-mail para: solution@gestaosolution.com.br.