A otimização de custos operacionais é um desafio enfrentado por empresas de todos os tamanhos e setores. No entanto, uma solução eficaz para otimizar os custos e promover a eficiência é a implementação de um bom sistema de ERP (Enterprise Resource Planning). Trata-se de uma ferramenta completa para gestão empresarial.
Por isso, hoje vamos falar sobre como essa solução pode ajudar na otimização de custos, reduzindo despesas e impulsionando o desempenho financeiro das organizações. É só continuar lendo!
O que são custos operacionais
Tratam-se de todos os gastos necessários para manter as atividades de uma empresa, desde a compra de matéria-prima até gastos com logística e o salário dos funcionários, por exemplo. Eles podem ser divididos em duas categorias principais:
Custos fixos
Os custos fixos são aqueles que não variam de acordo com a produção ou desempenho comercial. Eles são gastos recorrentes e necessários para manter a empresa em funcionamento, independentemente do volume de vendas. Alguns exemplos são: aluguel, salários dos funcionários e despesas de escritório (água e luz).
Custos variáveis
Já os custos variáveis são aqueles que flutuam de acordo com a produção ou venda de produtos. Nesse caso, eles estão diretamente relacionados à atividade principal da empresa. Exemplos incluem custo de matéria-prima, de produção, comissões de vendas e gastos com transporte.
Importância da gestão eficiente de custos
A gestão eficiente de custos é fundamental para o sucesso e sustentabilidade financeira de qualquer organização. Afinal, se as despesas de uma empresa saírem do controle do gestor, como saber se esse negócio está sendo lucrativo, gerando prejuízos ou está apenas se pagando?
Uma boa gestão dos custos operacionais resulta na redução dos mesmos. Isso, por sua vez, pode resultar em diversos benefícios, como aumento da rentabilidade, margens de lucro mais altas e maior competitividade no mercado.
Essa gestão também permite que o negócio tenha mais recursos disponíveis para investir em atividades estratégicas, impulsionando seu crescimento, por exemplo, abrir uma filial.
Além disso, torna-se mais fácil identificar desperdício, avaliar a rentabilidade de produtos ou serviços e tomar decisões informadas sobre onde alocar recursos.
Por fim, a integração da gestão de custos no ERP oferece uma visão holística das operações financeiras da empresa. Isso facilita o monitoramento em tempo real dos gastos, comparando-os com os orçamentos planejados, por exemplo.
Como um ERP ajuda na otimização de custos
A implementação dessa ferramenta digital pode auxiliar na gestão eficiente dos custos operacionais. Veja de que formas:
1- Redução de erros e retrabalho
Com a automação de processos e a integração de diferentes áreas da empresa por meio de um ERP, as informações são compartilhadas de forma ágil, reduzindo a ocorrência de erros causados por falhas de comunicação.
Essa sincronia promove uma gestão mais eficiente, o que resulta na diminuição de desperdícios de recursos, como tempo, insumos e mão de obra.
Exemplo é a tecnologia Solution Tires, que permite ao líder de negócio otimizar atividades burocráticas e ter processos claros, evitando assim erros.
2- Aumento da produtividade
Outra vantagem de um ERP é o aumento da produtividade, que decorre da automatização de tarefas repetitivas e da otimização dos processos empresariais. Essa melhoria permite que os colaboradores tenham mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas.
Além disso, como a produtividade é a capacidade de realizar mais com menos, a empresa economiza seus recursos, obtendo um controle financeiro mais eficaz.
3- Melhoria no controle de estoque
O controle de estoque é um aspecto fundamental na otimização de custos e também pode ser otimizado por um ERP. Por meio da plataforma, é possível ter uma visão completa e em tempo real desse setor, o que ajuda a evitar a falta de produtos e a reduzir os custos associados ao excesso de itens.
Ainda, a solução permite o planejamento de compras e a identificação de oportunidades para otimizar os custos relacionados ao estoque. Nesse sentido, vale destacar o sistema Solution Parts, que possibilita ao gestor de estoque ter maior controle de entrada e saída de peças e fazer uma gestão completa do setor.
4- Melhoria no fluxo de caixa e controle orçamentário
Um sistema de ERP também auxilia na melhoria do fluxo de caixa e no controle orçamentário da empresa, devido aos recursos de gestão financeira integrados. Ele fornece uma visão abrangente das finanças do negócio, incluindo contas a pagar e receber, além do fluxo de caixa.
Isso facilita a identificação de oportunidades para reduzir custos, como negociar prazos de pagamento com fornecedores e otimizar o uso de recursos financeiros.
5- Otimização da cadeia de suprimentos
Com recursos de gerenciamento de fornecedores e controle de estoque, é possível também reduzir os custos relacionados à aquisição de materiais e serviços. É também possível ter um melhor planejamento e controle das atividades relacionadas à logística e distribuição, o que resulta em uma maior eficiência operacional e otimização de custos.
Os recursos de automação, integração e análise de dados de um sistema ERP tornam essa ferramenta uma grande aliada na otimização de custos. Isso porque contribui para a redução de erros, o aumento da produtividade, a melhoria do controle de estoque e muitos outros benefícios. Portanto, investir em um ERP adequado às necessidades da empresa representa um passo importante para o crescimento seguro do negócio.
Quer se manter atualizado sobre as melhores práticas de gestão para aplicar ao seu negócio? Continue acompanhando nosso blog!