Entenda como o ERP é útil para medir sensibilidade de preços

Tempo de leitura: 4 minutos

Entender a sensibilidade de preços do consumidor é algo essencial para a formulação de estratégias eficazes de fidelização do cliente. As empresas que conseguem ajustar valores de produtos e serviços de forma a maximizar a receita e manter a satisfação do público conquistam uma vantagem significativa sobre seus concorrentes. 

Nesse cenário, o uso de sistemas de planejamento de recursos empresariais, os ERPs, torna-se um diferencial. Para compreender melhor como essa ferramenta é útil para as companhias na hora de otimizar a precificação, é só continuar com a leitura deste artigo.

O que é sensibilidade ao preço?

Esse termo se refere ao grau em que a demanda por um produto ou serviço muda em resposta a uma alteração no seu preço. Consumidores altamente sensíveis ao preço tendem a mudar rapidamente de decisões de compra por conta de pequenas variações de valor. Já outros são menos propensos a serem influenciados por tais mudanças.

Há diversos fatores que levam a esse tipo de característica. Por exemplo:

Necessidade do produto

Produtos tidos como essenciais pelo cliente geralmente levam a uma menor sensibilidade ao preço, pois é fundamental adquiri-los independentemente das variações de preço.

Diferenciação do produto

Itens que se destacam devido a características únicas ou alta qualidade tendem a levar a uma menor sensibilidade de preço. Isso porque o público percebe que há um valor adicional agregado a esses produtos.

Disponibilidade de substitutos

Quando há muitos substitutos disponíveis, a sensibilidade de preço tende a ser maior. É algo que ocorre porque os consumidores podem facilmente mudar para um produto alternativo se o preço subir.

Renda do consumidor

Clientes com maior renda são geralmente menos sensíveis ao preço.

Lealdade à marca

Um público fiel a uma marca específica tem menor propensão a mudar suas preferências com base em pequenas variações de preço.

Percepção de preço justo

A percepção do consumidor sobre o preço justo de um produto tende a influenciar significativamente a sensibilidade. Quando há um entendimento de que o valor é adequado por parte do público, as chances de escolher outro item costumam decair. 

Utilizando o ERP para analisar a sensibilidade de preços

Muitos sistemas ERP, ao fazerem uso de inteligência de dados, são capazes de permitir uma análise detalhada da sensibilidade de preços. 

Há diversas vantagens em usar esse tipo de tecnologia no seu negócio. Por exemplo: como essas plataformas centralizam dados de vendas, marketing, inventário e finanças, permitem uma análise holística. Isso inclui informações sobre volumes de vendas, margens de lucro, feedback do cliente e comportamento de compra. São informações essenciais para delimitar precificação.

Outros atrativos que costumam estar presentes em alguns ERPs são:

Análise preditiva

Com técnicas de análise preditiva disponíveis em vários ERPs, as empresas conseguem prever como os consumidores reagirão a diferentes cenários de precificação. Isso envolve a utilização de algoritmos avançados e modelos estatísticos para analisar tendências históricas e prever comportamentos futuros.

Segmentação de clientes

Os dados coletados por meio dessa plataforma possibilitam a segmentação de clientes com base em características deles e comportamento de compra. Isso ajuda a identificar grupos com variados níveis de sensibilidade de preços e criar estratégias de precificação personalizadas para cada segmento.

Teste A/B

Os sistemas ERP facilitam a implementação de testes A/B para avaliar como diferentes estratégias de preço afetam o comportamento do consumidor. Por exemplo, a companhia pode testar duas faixas de valores para o mesmo item em mercados distintos e analisar os resultados a fim de determinar a melhor abordagem.

Análise de elasticidade de preço

Costuma ser simples usar essa tecnologia para calcular a resposta quantitativa da demanda a mudanças de preço. Este cálculo ajuda a determinar o ponto ótimo de precificação que maximiza a receita sem comprometer a demanda.

Vale destacar que há aplicações, como o Solution ERP, da Aliare, que permitem inclusive um controle preciso de margens e descontos. Esse tipo de atrativo é altamente relevante para implementar uma estratégia de valores que obtenha o máximo de sucesso perante o maior público possível.

Estratégias de precificação baseadas em ERP

Com a análise detalhada da sensibilidade de preços fornecida pelo ERP, as organizações ficam aptas a desenvolver estratégias mais assertivas. 

Um exemplo é a precificação dinâmica, que envolve ajustar valores em tempo real com base na demanda, concorrência e outros fatores externos. 

Outra estratégia fácil de implementar em softwares desse tipo, como o Solution ERP, é a análise de dados de comportamento de compra para ajudar a planejar promoções e descontos que atraem consumidores sensíveis ao preço sem sacrificar a margem de lucro.

Com essas tecnologias, costuma ser possível atuar também para gerar:

Pacotes de produtos

Agrupar produtos complementares e oferecer um preço conjunto pode aumentar o valor percebido pelo consumidor e reduzir a sensibilidade ao preço.

Segmentação de preços

Por meio da segmentação de públicos, as organizações podem oferecer preços diferenciados para determinados grupos de consumidores, como estudantes, idosos ou clientes empresariais.

Preço baseado em valor

Em vez de definir preços com base nos custos, a precificação baseada em valor leva em consideração a percepção de valor do cliente. Muitos ERPs conseguem fornecer insights de qualidade sobre o quanto os consumidores estão dispostos a pagar com base em informações de vendas e feedback.