Sped fiscal e NF-e: como o ERP ajuda nesses processos?

Tempo de leitura: 4 minutos
receitas e despesas

Uma gestão adequada do departamento contábil faz toda a diferença quando se trata da saúde financeira e operacional de qualquer organização. O ERP, uma ferramenta de planejamento de recursos empresariais, é de grande auxílio nesse contexto porque pode contribuir de diversas formas para o dia a dia desse gerenciamento. 

Por exemplo, esse tipo de software colabora tanto para a emissão de notas fiscais eletrônicas como com a rotina em relação ao SPED fiscal.

Benefícios da emissão de NF-e por meio do ERP

A emissão de notas fiscais eletrônicas pode ser um processo complexo e demorado. Um sistema ERP simplifica e automatiza essa atividade, assegurando que esse tipo de documento seja emitido de acordo com as regulamentações atuais de modo prático.

No entanto, os benefícios dessa plataforma não se encerram nisso. Com essa tecnologia, é possível reduzir erros. Isso porque a automatização da emissão de NF-e por meio dessa ferramenta minimiza erros de digitação e cálculo, trazendo maior precisão para as informações.

A agilidade no processo também se trata de um diferencial relevante. Com esse recurso, o documento é obtido de modo mais rápido e eficiente, reduzindo o tempo necessário para processar cada transação.

Por fim, vale a pena destacar que o ERP facilita o armazenamento e a gestão de notas fiscais, permitindo fácil acesso e recuperação de documentos sempre que for necessário.

Vantagens do SPED Fiscal através do ERP

O Sistema Público de Escrituração Digital, também conhecido como SPED Fiscal, é uma exigência legal que visa modernizar e integrar as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos fiscais e contábeis das empresas. 

Um ERP facilita a conformidade com ele ao automatizar a geração e o envio dos arquivos digitais necessários. Inclusive, há ferramentas que contam com facilidades. É o caso daquelas que possibilitam que o processo aconteça a partir das entradas de notas fiscais de fornecedores no sistema e das notas fiscais emitidas pelas vendas da empresa. 

Essa ferramenta é algo interessante de ser adotado na contabilidade porque pode assegurar que todos os arquivos digitais sejam criados conforme os padrões exigidos pelo SPED, evitando problemas com o Fisco.

Além disso, é uma tecnologia que reduz o trabalho manual envolvido nesse processo, economizando tempo e recursos. A precisão e a consistência das informações enviadas também é uma vantagem que merece destaque, pois são detalhes que dirimem os riscos de auditorias e penalidades.

Vale a pena destacar ainda que, com todas as informações centralizadas e bem organizadas, as auditorias se tornam mais simples e menos dispendiosas.

O Solution ERP conta com uma boa base para a gestão fiscal de empresas do agro. É interessante conferir o que esse recurso pode fazer pela sua companhia.

Outros atrativos do ERP para a contabilidade

Os benefícios do ERP na emissão de notas fiscais eletrônicas e na rotina em relação ao SPED fiscal são bastante importantes, mas estão longe de serem os únicos atrativos desse tipo de ferramenta. 

Um dos principais diferenciais obtidos ao investir nesse tipo de tecnologia é o aumento da Transparência e do controle dentro da organização. Com esse software, todas as transações financeiras podem ser registradas e monitoradas. Isso é particularmente importante para a conformidade regulatória e auditorias internas e externas.

Outras vantagens dele são:

Potencial redução de custos

Ainda que a implementação de um ERP eventualmente represente um investimento inicial significativo, os benefícios de longo prazo em termos de eficiência e redução de custos tendem a ser substanciais. A automação de tarefas e a integração de processos reduzem a necessidade de mão-de-obra adicional e minimizam os custos associados a erros e retrabalho.

Melhoria na colaboração entre departamentos

Investir nesse tipo de recurso é essencial para facilitar a colaboração entre diferentes departamentos da empresa. Por exemplo, o departamento de contabilidade pode facilmente acessar informações de vendas, compras e estoque, o que colabora para a reconciliação de contas e a análise financeira.

Gestão eficiente de inventário e custos

Um ERP permite o acompanhamento em tempo real do estoque, ajudando a evitar discrepâncias entre o inventário físico e os registros contábeis. Além disso, a integração de custos de produção, compras e vendas permite uma visão precisa da lucratividade e dos custos operacionais.

Segurança de dados

A segurança dos dados financeiros é uma prioridade para qualquer departamento contábil. Nesse sentido, vale a pena destacar que versões modernas desses sistemas geralmente oferecem medidas de segurança importantes, que costumam incluir controle de acesso, criptografia e backups automáticos. Isso protege as informações contra acesso não autorizado e perdas.

Escalabilidade

Conforme a empresa cresce, suas necessidades contábeis também aumentam. Então, basta investir em um ERP escalável que possa ser ajustado para atender às necessidades da evolução da sua organização. Prefira softwares que possibilitem a adição de novos módulos e funcionalidades, pois é algo que permite que o sistema continue a apoiar as operações contábeis da companhia de forma eficaz.

A implementação de um sistema ERP em um departamento contábil traz diversos benefícios, tanto na emissão de notas fiscais eletrônicas e na rotina com SPED fiscal como em outras atividades essenciais para qualquer negócio, inclusive no setor do agro.

Com todas as vantagens que proporciona, ele se torna um grande diferencial para melhores tomadas de decisão. Implantá-lo em uma empresa é algo positivo, que tende a gerar retornos importantes no que se refere a qualidades como eficiência, redução de custos e conformidade regulatória.