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5 dicas para manter sua equipe alinhada com a gerência!

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o passar do tempo à frente do comando de uma equipe, pode se tornar desafiador manter toda a equipe e os colaboradores alinhados com os objetivos e metas da gerência, não é?

Sempre que falamos em colaboradores, precisamos nos lembrar que estamos falando de pessoas diferentes, com personalidades distintas e funções que exigem experiências exclusivas. 

Além disso, cada empresa tem uma forma diferente de realizar a gestão das suas equipes, até porque as rotinas variam de acordo com o local e a cultura de cada lugar.  

Por isso, as estratégias de alinhamento podem variar, algumas atendendo melhor às demandas de uma empresa em relação a outras. 

Mas, se você está buscando por dicas práticas para implementar na sua empresa e melhorar o alinhamento da equipe, veio para o lugar certo!

Neste blog post nós separamos 5 dicas que vão te ajudar a manter todos alinhados com a gerência. 

1. Definir e esclarecer os objetivos 

Essa é, na verdade, a etapa mais importante de todo o processo. 

Cada um precisa saber dos seus objetivos enquanto colaboradores da empresa, além de saber quais são os objetivos da organização como um todo. 

E para isso, vale evidenciar todos os tipos de objetivos, como aqueles relacionados à meta de vendas ou de atendimentos. 

Quando todos conseguem visualizar o porquê de fazerem o que fazem, torna-se mais fácil conduzi-los de acordo com os objetivos da gerência!

2. Rever os objetivos periodicamente 

Todo o trabalho de criar e esclarecer os objetivos precisa valer a pena. Por isso, estabeleça reuniões de alinhamento, apenas para refrescar o que foi combinado e manter todos na mesma ideia. 

Veja como funciona para você e para a sua equipe, marque reuniões a cada seis meses, ou antes, se sentir que é necessário. 

Se a sua empresa trabalha de maneira remota, pode marcar encontros presenciais dentro das possibilidades. 

E esses alinhamentos também são interessantes porque você pode se aproximar da sua equipe, garantindo uma interação maior do que o contato pelas conversas online.  

3. Estabelecer momentos de aproximação com novos colaboradores

Além de pensar nos colaboradores que já fazem parte da empresa, lembre-se que os novos que estão chegando também precisam estar alinhados ao todo. 

Algumas empresas nomeiam o processo como onboarding, ou seja, uma apresentação da empresa, seus valores, sua missão, seus objetivos, e até as ferramentas usadas no dia a dia de trabalho. 

Essa interação aproxima o novo colaborador, integrando-o à cultura da empresa e promovendo uma identificação maior com o ambiente.

Uma boa sugestão para casos em que o quadro de colaboradores é grande, é reunir a equipe que vai trabalhar diretamente com essa pessoa, para retomar todos os objetivos e metas individuais e da empresa. 

4. Mostrar que o colaborador é importante para a empresa 

Uma equipe que é valorizada no dia a dia da empresa, tem um propósito maior para seguir alinhada com o negócio. 

São atitudes simples, mas diárias, que mostram que o colaborador é importante para todo o funcionamento e os resultados da empresa. 

Ele é quem faz acontecer na prática, então, nada mais justo do que evidenciar como ele é importante e qual é o seu papel neste ambiente. 

Além disso, uma relação mais próxima entre colaboradores e gestor pode deixar o local de trabalho mais agradável e confortável para todos, propiciando uma melhora no desempenho da equipe. 

5. Promover um ambiente de trabalho agradável 

Puxando o gancho anterior, proporcionar um ambiente agradável pode ser um diferencial para que a equipe se alinhe com a gerência. 

Isso não significa colocar uma mesa de ping pong em uma área de lazer, como ficou bastante popular nos últimos tempos. 

É claro que é possível, sim, criar espaços de diversão e descontração, mas esse não é o ponto principal. 

Na verdade, um ambiente agradável para trabalhar tem muito mais a ver com respeito, reconhecimento, feedbacks construtivos, organização, etc. 

Se esse for o ambiente da sua empresa, a sua equipe já tem mais motivos para se dispor a manter os objetivos em acordo com a empresa. 

E na prática? 

É importante dizer que, na prática, as 5 dicas dizem respeito a ações diárias que você como gestor pode promover para manter a equipe motivada, engajada e alinhada com os objetivos empresariais. 

Ou seja, proporcionar feedback construtivos com frequência, reconhecer o trabalho desempenhado, aproximar colaboradores por meio de reuniões ou momentos de descontração, criar um ambiente saudável e agradável, são apenas algumas das possibilidades disponíveis. 

E então, pronto para começar a aplicar as nossas dicas? 

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