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O papel da automação de tarefas na integração de processos operacionais

Tempo de leitura: 4 minutos
automação de tarefas

Em tempos de competitividade, as empresas buscam constantemente maneiras de aumentar sua eficiência operacional para se destacarem no mercado. No entanto, a falta de integração entre as áreas, uma questão enfrentada por diversas organizações, pode ser um obstáculo.

Duas das estratégias mais eficientes para superar essa barreira são a automação de tarefas e a integração de processos, que podem ser alcançadas por meio da adoção de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning). 

No artigo de hoje mostramos o que é a automação de tarefas, os benefícios da integração com um ERP e a importância dessa abordagem para obter o sucesso empresarial. Boa leitura!

O que é a automação de tarefas e a integração com um ERP?

A automação de tarefas refere-se ao uso de tecnologia para automatizar atividades que antes eram realizadas manualmente. Ou seja, envolve substituir a intervenção humana por máquinas, softwares e outros recursos com capacidade de executar a mesma atividade de forma autônoma. 

A automação pode ser alcançada por meio de diferentes ferramentas, como scripts, RPA (Robotic Process Automation), URA (Unidade de Resposta Audível), chatbots e hiperautomação.

Mais do que automatizadas, essas atividades também podem ser integradas, que juntas, colaboram para um ecossistema empresarial mais eficaz. Para essa integração, usam-se tecnologias como o ERP, um software capaz de concentrar todas as áreas e processos de uma empresa em um único ambiente. 

Além da integração de diferentes áreas e processos, todos os dados incluídos no sistema são atualizados em tempo real. Isso permite que informações sejam compartilhadas mais facilmente entre os colaboradores, e que os líderes tomem decisões mais rápidas e com o embasamento de dados. 

A importância da integração de processos operacionais

A alta competitividade empresarial é uma das grandes preocupações do empreendedorismo brasileiro. Para se ter ideia, dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) mostram que, apenas no 1º quadrimestre de 2023, o país teve 1,3 milhão de novas empresas abertas. Esse número é 21,8% maior do que no quadrimestre anterior.

Nesse cenário, muitas organizações estão investindo em tecnologia como forma de se destacar. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) mostram que o Brasil investiu US$ 45,2 bilhões em tecnologia no ano de 2022, ficando em décimo lugar no ranking mundial e liderando a lista na américa latina. 

Levando em conta esse contexto de aumento na competitividade e mudanças tecnológicas, muitas empresas já estão investindo em sistemas automatizados para integrar processos e competir de igual para igual com outras grandes marcas. Prova disso é que a expectativa é que o mercado mundial de ERP atinja um valor de mercado de US$ 117,68 bilhões até 2030.

Após avaliarmos esses números, uma coisa fica evidente: a integração de processos é uma estratégia que cada vez mais empresas vêm adotando e deixar de implementá-la pode acabar prejudicando a performance e o bom desempenho da organização. 

Benefícios da integração dos processos operacionais com um ERP

A integração dos processos operacionais com um ERP traz uma série de benefícios que vão além da automação de tarefas. Esse tipo de sistema pode melhorar consideravelmente os resultados de um negócio, pois oferece benefícios como:

1- Aumento da eficiência

A automação das tarefas operacionais em conjunto com a integração com um ERP permite que as tarefas sejam executadas de forma mais rápida e precisa em comparação àquelas feitas por um humano. 

Como resultado, a empresa reduz o tempo gasto em tarefas manuais e repetitivas, bem como nas correções ocasionadas por erros de execução. E como benefício adicional, os funcionários têm mais tempo hábil para se concentrarem em atividades de maior valor agregado.

2- Melhoria na tomada de decisão

Com a integração dos processos operacionais com um ERP, as informações são centralizadas e atualizadas em tempo real. Dessa forma, os gestores têm acesso a dados precisos e atualizados para tomar decisões que envolvam cada processo. 

Além disso, um sistema ERP pode fornecer análises e relatórios detalhados sobre o desempenho da empresa, facilitando a identificação de áreas que precisam de melhorias e, por consequência, a implementação de ações corretivas.

3- Redução de custos

A integração dos processos operacionais com um ERP pode levar a uma redução significativa de custos. Ao automatizar tarefas e eliminar retrabalho, erros e ineficiências, é possível reduzir gastos relacionados às operações, até mesmo pela otimização do tempo. 

Além disso, um sistema ERP pode ajudar a otimizar o uso de recursos, como mão de obra, matéria-prima ou equipamentos, por exemplo, resultando na redução de desperdícios e perdas.

4- Maior integração entre as áreas

A automação de tarefas por meio de um ERP permite que as informações sejam compartilhadas de forma rápida e precisa entre os departamentos. Em decorrência disso, a necessidade de comunicação manual é praticamente eliminada, reduzindo ruídos entre setores. 

É essencial ter em mente que a falta de integração entre as áreas de uma empresa é um dos principais responsáveis pelas falhas de comunicação interna, o que pode levar à queda na produtividade, baixa eficiência e decisões desalinhadas. 

5- Aumento da competitividade

A integração dos processos operacionais com um ERP pode proporcionar à empresa uma vantagem competitiva significativa, permitindo que ela se destaque no mercado e atraia novos clientes, parceiros e investidores.

Afinal, ao melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, melhorar a tomada de decisão e promover uma maior integração entre as áreas, a empresa estará melhor posicionada para agir, atender às demandas e acompanhar a inovação.

A automação de tarefas e a integração de processos operacionais com um ERP são estratégias poderosas no mundo dos negócios. Uma empresa tem mais chance de êxito quando suas áreas operacionais se integram, por isso, a decisão de contratar um serviço de ERP deve estar na lista de prioridades dos gestores.

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